Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > UMA PESSOA PODE MUDAR A HISTÓRIA

Estudos da Célula

UMA PESSOA PODE MUDAR A HISTÓRIA
 

Uma Pessoa Pode Mudar a História (Ricardo Wagner, ap.)

Textos Base Is 59:16, Jr 5:1, Ez 22:30

Muitas vezes se pensa que uma pessoa não pode fazer a diferença. O ditado popular que uma árvore não faz uma floresta é somente verdade se ela não puder se reproduzir. Se a árvore for capaz de produzir frutos, o vento espalhará sua semente e depois de um período teremos uma floresta. Conforme as passagens dos profetas acima citadas, elas nos mostram que uma pessoa pode fazer uma grande diferença.

PERGUNTAS: Dê alguns exemplos e explique como uma pessoa mudou a história.

1. Um país inteiro pode ser salvo por apenas um homem

Para perdoar, trazer justiça e mudar a história de uma cidade ou de um país inteiro Deus precisa de apenas um só homem. Deus estava na expectativa de encontrar ao menos uma pessoa através de quem ele pudesse agir e mudar as circunstâncias em Israel. No caso de Jerusalém, ele não encontrou a ninguém. Se tivesse encontrado alguém, pouparia Israel de ser levado para o cativeiro Babilônico por setenta anos. Não teria acontecido o que diz em II Cr 36:18-20: “Todos os utensílios da Casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou ele para a Babilônia. Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. Os que escaparam da espada, a esses levou ele para a Babilônia, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.” Todo Israel sofreu duras penas, a cidade de Jerusalém foi destruída, as pessoas foram levadas como escravos, porque Deus não encontrou um homem que pudesse fazer a diferença.

PERGUNTAS: Hoje da mesma maneira que outrora Deus está procurando pessoas para mudarem a história. Você conhece hoje pessoas que estão se posicionando para mudarem nossa história?

2. Como uma pessoa pode fazer a diferença?

Na genealogia de Adão um padrão foi estabelecido. Em cada geração apenas um filho era identificado pelo nome enquanto os outros permaneciam desconhecidos. Eram apenas classificados como filhos e filhas. Mas isto mudou com Noé. Diferentemente dos outros, ele e seus três filhos foram identificados porque ele se mostrou distinto de todos os demais em sua genealogia. Noé era um homem que sabia quem ele era (ele tinha identidade) e sabia de seu propósito (destino). Ele assumiu a responsabilidade que lhe cabia como destino e salvou não apenas sua família, mas toda a humanidade de ser destruída. Um só homem mudou toda história da humanidade, por não ter medo de assumir sua verdadeira responsabilidade.

Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas ... Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos. Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos; e teve filhos e filhas ... Enos viveu noventa anos e gerou a Cainã. Depois que gerou a Cainã, viveu Enos oitocentos e quinze anos; e teve filhos e filhas ... Cainã viveu setenta anos e gerou a Maalalel. Depois que gerou a Maalalel, viveu Cainã oitocentos e quarenta anos; e teve filhos e filhas ... Maalalel viveu sessenta e cinco anos e gerou a Jarede. Depois que gerou a Jarede, viveu Maalalel oitocentos e trinta anos; e teve filhos e filhas ... Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. Depois que gerou a Enoque, viveu Jarede oitocentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu... Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos ... Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. Depois que gerou a Lameque, viveu Metusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu. Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; ... pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou ... Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.” (Gn 5:3,4,6,7,9,10,12,13,15,16,18,19,20,22,23,25,26,27,28,29,32)

Conclusão. Qualquer pessoa pode fazer a diferença onde quer que esteja. Noé fez diferença em sua geração. Davi mudou a história de Israel. Moisés assumiu sua responsabilidade como libertador de Israel e livrou toda nação do Egito. Josué não se intimidou diante do chamado de Deus para sua vida e levou o povo a enfrentar os gigantes da terra de Canaã. A diferença daqueles que fazem a diferença é que eles acreditam que podem fazer a diferença.

PERGUNTA: E você acredita que pode fazer a diferença ou não vai deixar legado nenhum nesta terra?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Dê boas-vindas a todos.

b. A recepção as novas pessoas é chave para que as pessoas se sintam bem-vindas e a vontade. Por isto não menospreze este momento. Peça para aquele que trouxe alguém novo o apresente e peça para cada pessoa na célula fale algo de bom para ele.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Com qual personagem bíblico você mais se identifica?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Compartilhe com sua célula o que Deus tem ensinado para você nos últimos tempos. Deixe também outras pessoas também compartilharem o que Deus tem ensinado a elas nos últimos dias. Depois orem por estas coisas e pela célula. 

3. Edificação

a. Desenvolva nesta célula o espírito de desafio e de que podemos fazer a diferença, mesmo sendo pessoas normais.

4. Evangelismo

a. Muitas pessoas perderam a confiança em si mesmas. Esta mensagem é para geram um pensamento de possibilidade que “tudo é possível se pudermos crer”.

b. Veja se há alguém com doenças e dores e ore por estas pessoas esperando pela cura imediata. Insista na oração até a pessoa ser curada.

c. Aproveite este momento para orar pelos novos para que recebam a Jesus.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo nesta para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

05/11/2018

Veja Mais...

03/Dez/2018

GUARDAR OS PENSAMENTOS.

 
10/Dez/2018

O PODER DO SANGUE.