Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A DIFERENÇA NOS PONTOS DE VISTA

Estudos da Célula

A DIFERENÇA NOS PONTOS DE VISTA
 

 A Diferença nos Pontos de Vista (Ricardo Wagner, ap.)

Não é demais dizer que todos os posicionamentos que temos em nossa vida procedem da diferença de pontos de vista. É conhecido que uma das razões pelas quais os casais se divorciados é que eles não têm uma única forma de pensar. Ou seja, eles têm diferença entre seus pontos de vista e isto causa as discordâncias na vida conjugal. Disputas entre trabalhador e chefes, diferenças entre partidos políticos e conflitos entre nações são todas causadas pela diferença nos pontos de vista que eles têm. A diferença entre os pontos de vista humanos pode se tornar menor através da conversação, trazendo reconciliação e harmonia. No entanto, o pensamento de Deus não pode ser comprometido com pensamento do homem. Podemos ver a diferença entre o ponto de vista de Deus e o ponto de vista da humanidade em Cades Barnéa quando o povo de Israel estava em frente a terra prometida.

1. A terra que Deus via

a. Uma bela terra que mana leite e mel - Nm 14:7-8 – “7 A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.”

b. Os inimigos seriam conquistados - Nm 14: 9 – “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.”

2. A terra que os espias viram

a. A terra devorava as pessoas que vivem nela - Nm 13:32-33 – “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.”

b. Eles pareciam gafanhotos, comparados com seus fortes inimigos (gigantes) - Nm 13:33 – “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

PERGUNTAS: Muitas vezes somos confrontados com diferenças em como nós pensamos e como Deus pensa. Você tem algum exemplo de diferença de pensamento entre você e Deus?

3. Qual ponto de vista foi tomado?

a. Josué e Calebe adotaram o ponto de vista de Deus - Nm 13:30 – “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

b. Os dez espias e as outras pessoas tomaram o ponto de vista do homem - Nm 13:31, 14: 1-3 – “31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. .... 1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?”

4. O resultado - Josué e Calebe obtiveram o que viram e acreditaram, mas os dez espias e o todas as pessoas morreram enquanto vagavam no deserto por 40 anos

Nm 14:35-38 – “35 Eu, o SENHOR, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto, se consumirão e aí falecerão. 36 Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, 37 esses mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o SENHOR. 38 Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, sobreviveram.”

PERGUNTAS: Com certeza em algum momento de sua vida você pensou diferente de Deus. Eventualmente obedeceu a Deus e eventualmente seguiu seus pensamentos. Quais foram os resultados?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Dê boas-vindas a todos. Apresentem os novos e com uma calorosa recepção os recebam na célula.

b. Como sinal de boas vindas prepare alguma surpresa para as pessoas que vem novas. Dê um livro ou algum presente para que se sintam bem-vindos.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Se você pudesse escolher sem restrições nenhuma, onde você moraria?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Peça para alguém compartilhar uma palavra que Deus tem falado pessoalmente a esta pessoa (pode organizar isto antes da reunião). Depois orem pela célula.

3. Edificação

a. Esta semana somos desafiados a alinharmos nossos pensamentos com os pensamentos de Deus para obtermos êxito. Desafie as pessoas a não viverem segundo seus pensamentos, mas segundo Deus.

4. Evangelismo

a. As pessoas que estão pensando, e consequentemente agindo, de acordo com seus próprios pensamentos acabam como os 10 espias, destruídos. Orem para que as pessoas se alinhem ao pensamento de Deus e tenham suas vidas transformadas.

b. Aproveite este momento para orar pelos novos para que recebam a Jesus.

c. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

d. Dê os avisos necessários.

e. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

26/11/2018

Veja Mais...

03/Dez/2018

GUARDAR OS PENSAMENTOS.

 
10/Dez/2018

O PODER DO SANGUE.

 
17/Dez/2018

JESUS O CRISTO.

 
31/Dez/2018

NÃO DESANIMES.