Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > 2019 - O ANO DA FRUTIFICAÇÃO

Estudos da Célula

2019 - O ANO DA FRUTIFICAÇÃO
 

2019 – O Ano da Frutificação  (Ricardo Wagner, ap.)

Texto Base: Leia Lc 5:1-11

PERGUNTAS: O que podemos aprender com o texto acima da “Pesca Maravilhosa”?

Sabemos que o tempo para Deus avança quando seus propósitos são cumpridos. A cada ano que chega Deus tem um propósito específico com este novo ano!

Ec 3:17b – “pois há tempo para todo propósito e para toda obra.

Cada ano que chega é um novo ciclo e uma nova oportunidade! Para o Ano de 2019 Deus nos mostrou seu propósito: “O Ano da Frutificação”!

Como na história da “Pesca Maravilhosa” relatado por Lucas (5:1-11), Pedro tinha trabalhado a noite inteira e não havia pescado absolutamente nada. Depois de Jesus ensinar de dentro do barco de Pedro (pois o povo estava o comprimindo e Ele decidiu pregar de dentro do barco), Jesus disse a Pedro: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar” (v.4). E Pedro respondeu: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes” (v.5).

Aprendemos aqui várias coisas com esta história:

1. Pedro era experiente pescador e não seguiu sua capacidade intelectual, seu conhecimento adquirido pela sua experiência. Ele sabia qual a melhor hora, o melhor local, as melhores condições e a melhor forma de pescar. Ele era o pescador e Jesus por profissão era artesão.

2. Pedro não seguiu suas emoções. Ele tinha pescado a noite inteira. A noite era o momento mais propício para pescar no Lago de Genesaré (vemos em outro relato que eles também pescaram a noite e retornaram pela manhã – Jo 21:3-4). Não haviam pego nada. Pelo visto os negócios estavam ruins o “mar não estava para peixe”. Pedro devia estar desanimado.

3. Pedro não seguiu sua vontade, pois depois de trabalhar uma noite inteira e não ter pego nada. Além disto uma multidão estava ali fazendo barulho. Aquele lugar era menos propício para pegar peixes. Depois de uma noite as claras trabalhando em alto mar, depois de já terem lavado as redes e provavelmente guardado o material de pesca, depois de ter escutado a pregação de Jesus a única coisa que deveria passar em sua mente era o desejo de descansar.

4. Porém, Pedro fez aquilo que Jesus orientou: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”. Pedro nos mostrou que aquilo que importa não é o que pensamos, nem o que sentimos e muito menos nossa vontade. O que importa são nossas decisões e consequentes atitudes. E quando elas são estabelecidas sobre a Palavra de Deus somos bem-sucedidos.

Muitas pessoas falam que seria uma contradição em suas vidas fazerem alguma coisa diferente de seu entendimento. Ou fazerem algo diferente daquilo que sentem ou diferente de sua vontade. Pensam que não seriam sinceras e verdadeiras se fizessem algo fora de seu entendimento, ou sem sentirem que deviam fazer algo ou sem vontade. Se Pedro pensasse assim jamais teria experimentado o grande milagre da “pesca maravilhosa”. Pedro mostrou exatamente o que é verdadeira fé. Ele disse: “sob a tua palavra lançarei as redes”. Ele não lançou as redes com base em seu conhecimento, nem com base na sua vontade ou sentimentos. Mas com base naquilo que Jesus disse. Fé não são pensamentos. Não são idéias. Fé são decisões. Fé são atitudes. Fé são ação baseadas na palavra de Deus.

Então creia que este ano de 2019 será o ano em que colheremos onde por muitos anos semeamos e não ceifamos. Será o ano de rompermos e avançarmos. 2019 será o ano para voltarmos a lançar as redes onde não colhemos nada no passado. Agora haverá frutificação. Por isto volte a sonhar. Volte a acreditar. Volte a lançar as redes. A colheita virá. Não desista! Haja de acordo com a promessa para este tempo!

PERGUNTAS: Você já ouviu alguém dizer que a pessoa deve fazer aquilo que ela sente que deve fazer? Isto está certo ou errado? Como esta história e decisão de Pedro lhe ensina a forma como devemos viver e agir?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Esta é uma época de festas. Épca de alegria. Receba neste espírito as pessoas novas na célula.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Quais são seus projetos para o ano 2019?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Este é um momento de exaltar a Deus, de sintonizar com ele e trazer sua presença para o ambiente da célula. Cuidado com o local que se faz a reunião para não dispersar as pessoas nem deixar o ambiente pesado.

c. Peça para alguém testemunhar o que Deus fez em sua vida neste ano de 2018!

3. Edificação

a. 2019 será um ano de muitos resultados. Um ano de avanços. Um ano onde muitas coisas acontecerão. Ajude as pessoas a crerem e agirem conforme esta promessa que Deus tem dado para este ano que está nascendo.

4. Evangelismo

a. Esta reunião de célula tem o objetivo de estimular todas as pessoas a agirem pela fé para frutificarem abundantemente neste ano de 2019. Orem todos para que estes grandes projetos de Deus se tornem realidade neste novo ano.

b. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

c. Dê os avisos necessários.

d. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

e. Não esqueça de organizarem uma reunião festiva de final de ano na célula.

Observação: Todos os grupos que trabalham para colocarem o máximo de encontristas no Encontro com Deus tem demonstrado serem mais saudáveis. Trabalhe com sua equipe para sempre terem novos encontristas nos Encontros com Deus.

24/12/2018

Veja Mais...

31/Dez/2018

NÃO DESANIMES.

 
07/Jan/2019

DEUS PODEROSO.