Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PODER DO SANGUE

Estudos da Célula

O PODER DO SANGUE
 

 O Poder do Sangue (Ricardo Wagner, ap.)

Texto Base: Ex 12:7-13 especialmente versículos 7 e 13

1. O Sangue Protegendo o Povo de Israel no Egito

Depois de 430 anos do povo de Israel estar no Egito servindo como escravos, Deus veio com as 10 pragas profetizadas por Moisés contra os Egípcios para libertar Israel das mãos do Faraó. A última praga foi a morte de todo primogênito. Os Israelitas passariam a salvo se matassem um cordeiro, comessem a carne assada ao fogo, e com o sangue deste animal pintassem os umbrais das portas das casas. Esta foi a primeira Páscoa.

Nesta noite, muitos dos filhos de Israel provavelmente estavam ansiosos. Imagine um israelita perguntando nervosamente a outro: “Você ouviu que o anjo da morte estará passando esta noite?” "Sim! Nos disseram para colocar o sangue do cordeiro nas ombreiras da nossa casa e tudo ficaria bem. Será que isto é verdade?" Provavelmente entre eles deva ter surgido muitas dúvidas: “Será que somente colocando o sangue nos umbrais é suficiente para nos proteger? Quanto sangue tenho para colocar? O anjo da morte vai me alcançar se eu estiver com medo?” entre outras dúvidas.

A verdade é que não podemos acrescentar coisa alguma às condições que Deus estabeleceu. Ele disse: "quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora" (Ex 12:13). Ele não disse: "Quando eu ver o sangue e a compreensão exata do que está acontecendo; ou o sangue mais os méritos de vocês; ou o sangue e a obediência; ou o sangue e a fidelidade! Não diz que o anjo da morte teria que ver o sangue e a falta de medo. Não! O anjo só olharia o sangue. O sangue era suficiente para proteger os israelitas. Nada mais!

2. O Sangue Protegendo o Povo de Israel no Deserto

Depois de saírem do Egito, os filhos de Israel passaram pelo deserto. Deus os instruiu a estabelecer um tabernáculo como um local de encontro entre Deus e seu povo. Perto da porta do tabernáculo havia um altar. Uma oferenda tinha que ser morta, seu sangue espalhado por todo o altar e o corpo do animal queimado no altar antes que alguém se considerasse digno de entrar na presença de Deus

Lv 1:5 – “Depois, imolará o novilho perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e o aspergirão ao redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.”

A aspersão do sangue do novilho ao redor daquele altar significava que os israelitas estavam sob a cobertura do sangue daquele animal. Mesmo se eles tivessem pecado, seus pecados foram cobertos pelo sangue até o próximo sacrifício e assim estavam protegidos do mal.

3. O Sangue de Jesus nos Protegendo

Jesus foi considerado o Cordeiro de Deus e através do sangue de Jesus somos purificados e consequentemente protegidos das consequências dos nossos erros.

I Jo 1:7 – “Mas, se andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

Durante o dia, o diabo pode sussurrar em sua mente: “Você não pode entrar na presença de Deus porque você não tem lido a Bíblia e não tem servido na igreja.” Ou ele dirá que é por causa do pecado que você acabou de cometer. O diabo sempre fará com que você se sinta não qualificado ou limpo o suficiente para se aproximar de Deus. Mas a verdade é que, independentemente de como você se sente e o que você fez, o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. No texto original grego, o tempo para a palavra "purifica" denota uma ação contínua presente. Isto significa que uma vez que você é um cristão, o sangue de Jesus Cristo continua limpando você de todo pecado!

Então você pode descansar sabendo que está sempre perdoado neste contínuo “ciclo de lavagem” do sangue de Jesus. Porque você está continuamente limpo, você está sempre na luz. Claro, você irá falhar aqui e ali, mas você ainda está na luz porque o sangue está continuamente lavando você!

A Bíblia diz que vencemos o diabo, o acusador de nossos irmãos, pelo sangue do Cordeiro (Ap 12:11). Se você pecou, lembre-se de que o sangue de Jesus continua a purificá-lo de todo pecado - 24 horas por dia, sete dias por semana! O diabo não pode derrotá-lo quando sua fé está no sangue que limpa você continuamente.

PERGUNTAS: Como você se sente quando faz algo errado? Você percebe que se torna indigno de entrar na presença de Deus? Mas o que a Bíblia diz? Qual a atitude correta quando erramos? Você tem uma experiência para compartilhar?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Lembre sempre que as pessoas vêm para célula para terem uma experiência com Deus. Não apenas para escutarem alguma coisa. Elas precisam sentir o amor de Deus através dos membros da célula.

b. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Normalmente final de ano é época de férias. Qual a melhor féria que você já teve?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Neste momento sempre é importante que aconteça algum tipo de testemunho. Veja se existe algum testemunho de alguma pessoa ou veja se alguém compartilhe alguma coisa que Deus está fazendo em sua vida!

c. A célula existe para crescer e multiplicar. Peça para que algumas pessoas orem por este objetivo e pela presença de Deus na célula.

3. Edificação

a. Nesta semana estamos falando sobre o Poder do Sangue de Jesus. Dê ênfase que podemos crer no poder do sangue de Jesus para nos proteger de todo mal.

4. Evangelismo

a. No final da Palavra de Edificação, ensine as pessoas a orarem e a invocarem o sangue de Jesus quando perceberem qualquer intento do inimigo sobre suas vidas. Invoquem o sangue de Jesus para protege-las e livrá-las das mãos do inimigo!

b. Aproveite este momento para orar pelos novos para que recebam a Jesus.

c. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

d. Dê os avisos necessários.

e. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

f. Não esqueça de organizarem uma reunião festiva de final de ano na célula.

10/12/2018

Veja Mais...

17/Dez/2018

JESUS O CRISTO.

 
31/Dez/2018

NÃO DESANIMES.

 
07/Jan/2019

DEUS PODEROSO.