Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > SENDO CURADOS EM NOSSA ALMA

Estudos da Célula

SENDO CURADOS EM NOSSA ALMA
 

ENCONTRO (QUEBRA GELO) (15 min) Hoje vamos falar sobre a pessoa de Jesus Cristo e a maneira saudável com que Ele lidava com as dificuldades. Você tem facilidade para lidar com a decepção, raiva, tristeza? Comente.

EDIFICAÇÃO (30-40 min).                SENDO CURADOS EM NOSSA ALMA

Texto base.  Romanos 8:29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Introdução. Imitar a Cristo em seu amor, missão, fé, liderança, valores, comportamento é o objetivo de todos os filhos do Reino de Deus. 1Ts 1:6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo. A pessoa e o comportamento de Jesus Cristo têm sido estudados por muitos na área de liderança e comportamento. Entre algumas conclusões desta análise está a capacidade de Jesus Cristo reagir de maneira saudável e adequada nos momentos de maior estresse. Quando o ser humano está estressado, magoado, deprimido, sob pressão, diante do sofrimento, diante da morte reage de maneira instintiva, desprovida de equilíbrio, análise fria e imparcial levando a decisões erradas ou que machucam as pessoas ao redor. Como podemos ter uma reação que imite o Senhor? Como podemos honrar a Cristo com nossas decisões?

1. Precisamos ser curados em nossa alma. Is 53:5 Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Jesus sofreu rejeição, foi traído, foi abandonado, sofreu bullying sendo ridicularizado, todo este sofrimento nos traz a paz. Preciso me identificar com Ele na cruz e receber a cura emocional e psicológica em minha alma. 

2. Como alguém curado lida com os inimigos? Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente.39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;40  e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.41  Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.44  Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;45  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.46  Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48  Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Muitos interpretam este comportamento proposto por Jesus como fraqueza. É preciso ser forte para perdoar. A visão de olho por olho e dente por dente está bem viva em nossa sociedade e em nossas mentes. O desejo que o outro pague por algo errado que fez, nos cega na hora de perdoar. Lucas 23:34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Jesus estava sofrendo injustamente, porém não deixou o sentimento de injustiça lhe cegar. Nós imaginamos que há erros perdoáveis e outros imperdoáveis. Este erro dos romanos em que Jesus foi morto é perdoável? Não há erros imperdoáveis no âmbito humano, é necessário perdoar todos os erros.

3. Como alguém curado lida o orgulho? O orgulho é uma patologia da alma, além de ser um pecado. Jo 3:1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Querendo a aprovação de Jesus, Nicodemos veio elogiando e exaltando seu ego, porém Jesus não se demoveu um centímetro diante das lisonjas e disse que se Nicodemos não nascesse de novo iria pro inferno. Pv 16:18 O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.

4. Como alguém curado lida com o estresse? Lucas Jesus tinha agenda muito cheia. Multidões estavam ao seu redor. Sua rotina era estressante. Mc 2:1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. Às vezes Jesus tirava um tempo para restaurar seus discípulos. Marcos 6:31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Porém no meio de muitos afazeres e muita gente ao redor, Jesus valorizava pequenas coisas e momentos especiais. Lc 12:27 Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Quando temos agenda cheia e muitos problemas, começamos a não sentir mais prazer em pequenas coisas que sentíamos antes. Mc 10:13 Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. 14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. 15 Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. 16 Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava. Tirar tempo para brincar com as crianças, ver as crianças crescerem é algo lindo. Muitos não têm tempo para ver e valorizar as crianças crescerem, as flores aparecendo em seu jardim, as rugas aparecendo no rosto do cônjuge. Os discípulos de Jesus consideraram que Ele estava muito ocupado para tirar um tempo pra elas e tentaram impedir que elas se aproximassem.

5. Como alguém curado lida com a mágoa de um irmão ou amigo? Marcos 14:68 Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. E o galo cantou. Pedro negou Jesus três vezes. João 21:17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. E Jesus fez Pedro confessar que o amava três vezes, a fim de curar sua alma.Muitas vezes uma pessoa te machuca com palavras e você corta relação com ela. Você não dá oportunidade para que ela possa demonstrar a você que ela te ama, que ela te considera e que o problema de relacionamento de vocês foi apenas um acidente de percurso. Evangelismo. Convide e inscreva alguém, para o encontro com Deus. 

Vanderlei Cardoso, profeta e mestre.

02/05/2017

Veja Mais...

18/abr/2017

MAIS PERTO DE DEUS.

 
19/dez/2016

MATADOR DE GIGANTES.

 
12/dez/2016

O PODER DA GRATIDÃO.