Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > PEDIR INSISTENTEMENTE

Estudos da Célula

PEDIR INSISTENTEMENTE
 

Pedir Insistentemente (Ricardo Wagner, ap.)

A Bíblia nos diz que, por causa da obra de Jesus, somos agora abençoados com toda espécie de bênçãos. Isto significa que Deus já nos deu toda sorte de bênçãos conforme nossas necessidades.

Ef 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

Este mesmo versículo nos fala que estas bênçãos estão depositadas nas regiões ou domínios celestiais. Ou seja, toda espécie de bênçãos que necessitamos já nos foram dadas e estão disponíveis nas regiões celestiais.

Para acessarmos estas bênçãos, precisamos ir em oração até as “regiões celestiais” e pedirmos para que sejam liberadas para nós. Os seja, as bênçãos não chegam até nós por causa de nossas necessidades. Deus não se move pelas nossas necessidades. As bênçãos chegam até nós por que pedimos com fé! Jesus disse:

Mt 7:7-8 – “7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”

O segredo em receber algo não está simplesmente ligado a nossa necessidade, mas está relacionado a pedir, buscar e bater. Tiago escreve: “nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal” (Tg 4:2b-3a).

Deus sabe de nossas necessidades, mas nem por isto os milagres acontecem.

Mt 6:8 – “o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.”

Alguns eventos nos evangelhos demonstram exatamente isto. Jesus via e sabia a necessidade de muitas pessoas, mas só efetuava as curas quando estas pessoas manifestavam seu pedido especificamente:

a. Na entrada de Jericó um cego chamado Bartimeu clamava por misericórdia quando Jesus passava por ali. Jesus o chamou, mas só o curou quando ele pediu especificamente o que queria! (Mc 10:46-52)

Mc 10:51 – “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.”

b. No tanque de Betesda em Jerusalém haviam muitos enfermos esperando por cura. Quando Jesus aproximou-se de uma paralítico que estava ali, mesmo sabendo de sua necessidade, só o curou quando este pediu pela cura! (Jo 5:1-9)

John 5:5-6 – “Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?”

PERGUNTAS: Deus sabe tudo o que está acontecendo conosco e nossas necessidades. Mas só recebemos sua ajuda quando clamamos. Você tem alguma experiência de pedir ajuda a Deus e ele responder? Conte esta experiência!

Sobre este assunto Jesus contou uma parábola: a parábola do juiz iníquo!

Lc 18:1-8 – “1 Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar: 2 — Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava ninguém. 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que sempre o procurava, dizendo: “Julgue a minha causa contra o meu adversário.” 4 Por algum tempo, ele não a quis atender, mas depois pensou assim: “É bem verdade que eu não temo a Deus, nem respeito ninguém. 5 Porém, como esta viúva fica me incomodando, vou julgar a sua causa, para não acontecer que, por fim, venha a molestar-me.” 6 Então o Senhor disse: — Ouçam bem o que diz este juiz iníquo. 7 Será que Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo a vocês que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a terra?”

As palavras de Jesus mostram claramente que para recebermos precisamos pedir, insistir, não esmorecer, não desanimar, que “depressa” Ele responderia.

O apóstolo Paulo escreveu em I Ts 5: 17 “orai sem cessar”. Será que ele estava dizendo que deveríamos orar 24 horas por dia? Certamente que não, pois se assim fosse não poderíamos fazer nada além de apenas orar. Não poderíamos comer, dormir, conversar, ou fazer qualquer outra outra coisa. A idéia de que “orar sem cessar” significa que devemos orar ininterruptamente 24 horas por dia não é lógica. Então o que Paulo quis dizer com esta expressão? Orai sem cessar significa orar sem dar para trás, orar insistentemente, ou seja orar até que tenhamos a resposta de nossa oração exatamente como a parábola do Juíz Iníquo.

A oração mostra que cremos que Deus tem a saída. Mostra que estamos convictos que Ele é poderoso para nos ajudar. Mostra que cremos que Ele é a solução para nossas necessidades. Quando oramos pedindo para Ele, mostramos que cremos que ele tem a saída e pode e quer nos ajudar.

PERGUNTAS: Você já orou por algo e depois abandonou seu pedido? Como ser insistente com Deus?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Você já desejou algo e lutou insistentemente para alcançar? Conte esta experiência!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar as pessoas a entenderem a importância e necessidade da oração. Muitas pessoas não oram por não entenderem que é fundamental uma vida de relacionamento com Deus. Muitos não oram pedindo, pensando simplesmente que Deus vai os ajudar por crerem nesta idéia. Recebemos as respostas de Deus através de nossos pedidos.

b. Deus nos ensina a argumentarmos com ele o porquê temos o direito de receber suas bênçãos.

Is 43:26 – “Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar.”

Então, além de pedirmos, precisamos argumentar com Deus, mostrando que pela obra de Jesus temos o direito de recebermos as bênçãos, uma vez que a Palavra nos dá este direito.

4. Evangelismo

a. Como esta é uma ministração para gerar nas pessoas a importância da oração, leve as pessoas a orarem e pedirem por suas necessidades e ore reafirmando seus pedidos e argumentando diante de Deus que eles tem direito de receberem, pois a Palavra de Deus assim afirma.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: A oração é um dos itens mais importantes para multiplicação da célula. Ore diariamente por seus membros e pela célula e leve os membros da célula a fazerem isto também.

17/09/2019

Veja Mais...

10/Set/2019

BARAQUE.

 
27/Ago/2019

A RECOMPENSA.

 
20/Ago/2019

DEUS DE GUERRA.

 
13/Ago/2019

O AMBIENTE DOS MILAGRES.