Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > DEUS DE GUERRA

Estudos da Célula

DEUS DE GUERRA
 

Deus de Guerra (Ricardo Wagner, ap.)

Na Bíblia Deus faz referência a uma só pessoa que Ele diz ser “homem segundo o seu coração”!

At 13:22 – “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”

O que significa ser um homem segundo o coração de Deus? Ser um homem segundo o coração de Deus significa que no coração de Davi estava os mesmos desejos que no coração de Deus.

Davi foi a única pessoa que recebeu na Bíblia esta descrição. Isto também significa que ele tinha uma única característica singular que a ninguém mais é atribuída. Qual era esta característica?

A Bíblia descreve a Deus como “homem de guerra” e Davi foi a única pessoa na Bíblia também descrita desta forma:

Ex 15:3 – “O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.” (Is 42:13)

I Sm 16:18 – “18 Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele.” (I Cr 28:3)

Uma das grandes características de Deus é que Ele é um Deus de Guerra e é descrito 261 vezes na Bíblia como o “Senhor dos Exércitos” (Sl 24:10). A Bíblia nos ensina que “do SENHOR é a guerra” (I Sm 17:47) e Jesus se apresenta como “comandante do exército do Senhor” (Js 5:14).

Assim como Deus, Davi era homem de guerra (Sl 89:20-23). Mas por que a guerra é tão importante? Pois só através dela subjugamos os inimigos, conquistamos aquilo que nos pertence e somos vencedores. Aqueles que não querem enfrentar batalhas, jamais serão vencedores. A guerra é a forma de mostrar que nosso Deus é o grande Deus. Entrar em guerra e destruir os inimigos é a maior forma de glorificar nosso Deus.

PERGUNTAS: Nosso Deus é Deus de Guerra, mas é Deus da Paz (Shalom) (Rm 16:20). Como podemos explicar isto?

Com este coração, Davi gerou um exército poderoso que conquistou a totalidade da terra de Canaã! Vamos ver como Davi tomou pessoas à margem da sociedade transformando-os em vencedores através da mentalidade de guerreiros.

Davi estava fugindo de Saul, pois este o perseguia por temer que Davi lhe roubasse o trono. Todas as tentativas de Davi de se esconder acabavam sendo descobertas por Saul. Um exemplo clássico disso está em I Sm 23.25 “Ouvindo-o Saul, perseguiu a Davi no deserto de Maom”. Havia também o risco de alguém abrigar a Davi e sofrer as consequências. Um exemplo disto é do sacerdote Aimeleque que pagou caro por ter feito isso. Saul matou oitenta e cinco sacerdotes naquela casa, além de mulheres e crianças, porque não quiseram “cooperar” com a investigação de Saul (I Sm 22:6-19). Diante desta situação Davi escondeu-se na caverna de Adulão, de onde provavelmente escreveu dois Salmos (57 e 142).

I Sm 22:1-2 – “1 Davi saiu daquele lugar e se refugiou na caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, foram ficar com ele. 2 Ajuntaram-se a ele todos os homens que estavam em dificuldades, os que tinham dívidas, e todos os amargurados de espírito, e Davi se tornou o chefe deles. E havia com ele uns quatrocentos homens.

Vemos que na caverna de Adulão juntaram-se a Davi uns 400 homens completamente desqualificados e derrotados:

a. Sua família – apesar de seus irmãos não serem muito fãs de Davi, parece que toda sua família estava com medo e se uniram a Davi para se esconderem de Saul.

b. Pessoas em dificuldade - em outra tradução diz “pessoas em aperto”. O conceito de “aperto” aqui é o de pessoas oprimidas ou perseguidas. Essas pessoas certamente se identificaram com Davi por causa da perseguição que ele também sofria.

c. Endividados – a ideia é de aperto financeiro. Entretanto, as consequências do endividamento no mundo daquela época eram bem diferentes daquelas dos nossos dias. Para que uma pessoa fosse conhecida como “endividada”, ela, possivelmente, já teria se tornado escrava de alguém, para conseguir quitar seus débitos. Assim, a expressão “homens endividados” é sinônima de “homens escravizados”.

d. Amargurados de espírito - isto é, deprimidos ou atormentados. Talvez se uniram a Davi com a esperança que fossem libertas assim como Saul foi liberto quando Davi tocava a harpa e cantava.

Com estes homens Davi formou seu poderoso exército. Provavelmente junto com Davi na caverna de Adulão estava Zeruia, irmã de Davi e mãe de Joabe, que se tornou o poderoso general de Davi. Estes homens deram início as conquistas de Davi. Estes homens tornaram-se heróis (Ne 3:16), venceram gigantes (II Sm 21:15-22), derrotaram grandes exércitos (I Sm 30:10-20), conquistaram nações (II Sm 5:6-7) e estabeleceram o Reino de Israel.

PERGUNTAS: Você está disposto a guerrear as guerras de Deus, ou prefere ficar olhando as coisas acontecerem? Como podes te tornar um agente da paz através da guerra? Que tipo de guerra o Senhor nos chama para guerrear?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Qual a coisa em sua vida que você mais batalhou/lutou para alcançar?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar as pessoas a entenderem que precisam entrar na batalha do Senhor (I Tm 6:12). Só se obtém a paz pela guerra. Então, todos os cristãos devem estar alistados nesta guerra espiritual (Ef 6:12-13). Sendo verdadeiros filhos de Deus, precisamos viver como soldados de Cristo (II Tm 2:3).

b. Homens de guerra são homens que agradam o coração de Deus. Não qualquer guerra, mas a guerra contra as trevas. Gere em sua célula verdadeiros guerreiros para destruir ao obras do diabo. Todos devem ter este espírito e mentalidade de aniquilar o inimigo!

4. Evangelismo

a. Ore contra todos os inimigos daqueles que estão em sua célula. Ore para que sua célula seja formada por verdadeiros guerreiros. Este espírito precisa estar constantemente presente na célula para conquistarem aquilo que está destinado para seu grupo!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

Sua célula deve ser um lugar extremamente aberto e voltado para fora. Como líder, você precisa demonstrar que as pessoas novas são muito importantes. Na reunião de célula jamais permita que os novos não recebam atenção. No dia seguinte a reunião, como líder, telefone pessoalmente para as pessoas que vieram novas dizendo da alegria de tê-los na reunião da célula e coloque-se a disposição. Garanta que nos dias que seguem a visita a célula os novos sejam visitados. Confira pessoalmente isto. Mostre para todas as pessoas que os novos são importantes na prática.

20/08/2019

Veja Mais...

13/Ago/2019

O AMBIENTE DOS MILAGRES.

 
06/Ago/2019

MILAGRES PARA TODOS.

 
30/Jul/2019

O GRANDE LEGADO.

 
22/Jul/2019

COISAS NOVAS.