Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PERDÃO INEXPLICÃVEL

Estudos da Célula

O PERDÃO INEXPLICÃVEL
 

 O Perdão Inexplicável (Ricardo Wagner, ap.)

Leia II Sm 11 - Davi cometeu adultério com Bete-Seba, depois tentou enganar seu esposo Urias e por fim o expos para literalmente ser assassinado. Davi havia pecado gravemente. No Salmo 51, Davi expõe seu erro e clama por perdão.

Sl 51:1-4 “1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.”

Este Salmo 51 mostra o desespero de um homem culpado pelo seu pecado. Mostra que Davi sentia-se injusto e culpado. Mostra que ele havia perdido a alegria e o prazer de viver. Mas especialmente mostra que a culpa de seu pecado o afastou de Deus quando ele clama: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito” (Sl 51:11).

Mas Natã, um profeta, ao ouvir a confissão de Davi declarou assim: “Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás” (II Sm 12:13).

Apesar de Deus ter perdoado os pecados de Davi, vemos que ainda houveram consequências do seu erro (II Sm 12:9-14), mas o perdão dos pecados, ou seja, a culpa diante de Deus, havia sido completamente resolvida. A alegria voltou a Davi, ele foi tornado justo por Deus através do perdão e sua relação com Deus voltou!

PERGUNTAS: Você entende que podemos ter nossos pecados perdoados, mas eventuais consequências ainda persistirem? Entende que não ser mais culpado diante de Deus é uma coisa e as consequências do pecado ‘coisa diferente? Dê alguns exemplos.

A culpa diante de Deus só Ele pode tirar. Este tipo de perdão só é possível para Deus. Esta palavra para perdão (em hebraico ‘calach’) é usada exclusivamente para Deus, pois somente Ele pode perdoar de uma forma tão tremenda.

Vejamos como é grande e poderoso este perdão que nos traz de volta a alegria, justiça e comunhão com Deus.

1. Primeiramente podemos ter a certeza que Ele perdoou nossos pecados. - Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” Ef 4:32

2. Não somente nos perdoou, mas nos perdoou de todos os nossos pecados - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades.” (Sl 103:2-3)

3. Ele nos afasta dos nossos pecados - Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.” (Sl 103:12)

4. Ele não lembra mais de nossos pecados - “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” (Is 43:25)

Deus não tem amnésia. Ele não sofre de perda parcial da memória. Não precisamos temer. Deus não vai repentinamente recuperar sua consciência, retomar as memórias dos nossos erros e voltar a tratar o homem conforme os erros do passado. Deus escolheu não se lembrar mais de nossos pecados. Nunca mais. Por que Jesus morreu na cruz completando toda obra, seu perdão é completo e total.

5. Jamais se lembrará dos pecados - “Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Jr 31:34, Hb 8:12)

O homem não consegue esquecer as coisas do passado. Mas Deus esquece todo pecado e jamais se lembra novamente. Quando ele olha para o homem não vê os erros que fizemos, não nos vê como pecadores, vê o sangue de Jesus cobrindo todo pecado e o homem perdoado completamente.

6. De modo algum Ele se lembrará dos pecados - Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.” Hb 10:17

Conclusão. Todos os pecados, tanto os do passado, do presente e do futuro já estão perdoados. E ele jamais lembrará novamente deles. Deus não se lembra mais de nossos pecados, pois Ele lembrou todos, absolutamente todos, a 2000 anos atrás lá na cruz. Todo pecado cometido ou que irá acontecer já foi punido lá na cruz. Este é o motivo por que Ele hoje não se lembra mais eternamente de nossos pecados, pois lembrou-se de cada um lá na cruz quando resolveu tudo.

PERGUNTAS: Quando sabemos que nossos pecados são perdoados desta forma temos paz com Deus novamente. Nos tornamos justos diante de Deus. Sem culpa. Qual é o sentimento que temos quando isto acontece conosco? Já percebeste que quando o pecado foi confessado e tomou posse do perdão a comunhão com Deus foi desbloqueada? Compartilhe!

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Qual a cidade que você nasceu? Onde viveu os 10 primeiros anos de sua vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Peça para duas pessoas orarem pela intensa presença do Espírito Santo durante a reunião.

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é mostrar que definitivamente Deus não nos culpa mais pelos nossos pecado e por isto podemos ter um relacionamento aberto com ele e não mais somos tratados por ele segundo nossos pecados.

b. Leve as pessoas a entenderem que são novas criaturas e que se Deus as perdoou, também podem se perdoar e viver livres para serem abençoadas.

4. Evangelismo

a. Orem para que aqueles que ainda se sentem culpados dos seus pecados que recebam o perdão de Deus e possam viver com os caminhos abertos diante de si.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

Não permita que haja coisas que perturbem a reunião de célula. Muitas vezes as reuniões são feitas em lugares que há barulho (tipo TV ligada em outro cômodo da casa), alguém fazendo comida perto e perturbando com cheiros, ou gente caminhando para lá e para cá. Se necessário proponha fazer a célula em outro local. Mas durante a reunião temos que ter um ambiente bem aconchegante.

17/07/2019

Veja Mais...

09/jul/2019

A PALAVRA CRIATIVA.