Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A DEPRESSÃO ALCANÇA A TODOS

Estudos da Célula

A DEPRESSÃO ALCANÇA A TODOS
 

A Depressão Alcança a Todos (Ricardo Wagner, ap.)

Estamos vivendo num mundo altamente competitivo onde as pessoas são avaliadas por seu desempenho. Se alcançam bons resultados são valorizados, porém se não demonstram nada de especial tendem a ser desprezados e marginalizados. Isto nos leva a vivermos, muitas vezes, uma vida de mentira e aparências para sermos vistos como pessoas vitoriosas e sermos aceitos e valorizados diante da sociedade.

Esta forma de encarar a vida é o princípio de toda depressão. Viver tentando desempenhar bem para ser aceito. Logo vemos que isto não funciona e quando chega alguma derrota (e elas certamente chegarão) temos que enfrentar a realidade e entramos em depressão. Quando percebemos que tudo o que fizemos não é suficiente, vem a realidade e com ela o desespero e depressão. Isto não é privilégio nosso. Atualmente há uma sociedade inteira em depressão. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, 322 milhões de indivíduos sofrem de depressão no mundo, sendo considerado o “Mal do Século”. Também vemos alguns personagens bíblicos que estimamos demasiadamente que passaram por situações semelhantes a ponto de pedirem a própria morte para Deus.

PERGUNTAS: Você já sofreu ou está sofrendo de depressão. Como se sente uma pessoa com depressão?

a.   Moisés. Havia uma carga muito pesada sobre os ombros de Moisés: levar 3 milhões de pessoas pelo deserto até a terra prometida de Canaã. No deserto não havia água nem alimentos. Deus havia provido o maná, mas depois de um tempo o povo já estava enjoado de comer apenas este alimento. E reclamaram arduamente. “os filhos de Israel também tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? 5 Lembramo-nos do peixe, que, de graça, comíamos no Egito; dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos. 6 Agora, a nossa alma está seca; nenhuma coisa há! Os nossos olhos não veem senão maná” (Nm 11:4b-6). “10 Moisés ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda. Então acendeu-se a ira do Senhor, e isso pareceu mal a Moisés. 11 E ele perguntou ao Senhor: “Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo? ...  13 Onde conseguirei carne para todo esse povo? Eles ficam se queixando contra mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer!’ 14 Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. 15 Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”. (Nm 11:10-15)

b.   Elias. Após grandes vitórias espirituais sobre os profetas de Baal, este poderoso homem de Deus correu para salvar sua própria vida, longe das ameaças de Jezabel. Elias estava desanimado, cansado, desgastado e com medo. E Elias “se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.” (I Rs 19:4)

c.    Jeremias. Jeremias, o grande profeta de Deus, lutou com grande solidão, sentimentos de derrota, e insegurança. Jeremias sofria de constante rejeição pelas pessoas que amava. Deus o havia chamado para pregar, e o proibiu de se casar e ter filhos. Ele vivia sozinho, ele ministrou sozinho. Era pobre, ridicularizado e rejeitado por seu povo. Em meio a isso, ele mostrou grande fé e força espiritual, e ainda assim vemos também a sua honestidade enquanto lutava com o desespero e uma grande sensação de fracasso. Certa feita ele disse: “14 Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe! 15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho!, alegrando-o com isso grandemente. 16 Seja esse homem como as cidades que o SENHOR, sem ter compaixão, destruiu; ouça ele clamor pela manhã e ao meio-dia, alarido. 17 Por que não me matou Deus no ventre materno? Por que minha mãe não foi minha sepultura? Ou não permaneceu grávida perpetuamente? 18 Por que saí do ventre materno tão-somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias?” (Jr 20:14-18)

d.   Jonas. Após Deus chamar Jonas para ir a Nínive a pregar, ele fugiu tão longe quanto podia. E depois de uma tempestade, foi jogado no mar sendo engolido por um grande peixe. Sendo salvo, foi dado a ele uma segunda chance, a qual obedeceu e pregou para o povo de Nínive. A misericórdia de Deus alcançou aquele povo. Mas, em vez de alegria, Jonas ficou bravo, irritado e queria fugir. Foi quando disse: “Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver ... pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver!” (Jn 4:3,8)

O próprio Jesus em face ao seu maior desafio (o de ir a cruz) disse: “A minha alma está profundamente triste até à morte” (Mc 14:34a). A Bíblia diz que tão grande era sua angústia, que ele suava “gotas de sangue” (Lc 22:44). Todos estes homens eram humanos e sujeitos aos mesmos sentimentos. Mas perseveraram, pois sabiam que havia uma tarefa a ser efetuada. Um propósito a ser alcançado. Uma missão a ser cumprida.

PERGUNTAS: Por quê estes homens apesar de seus sentimentos perseveraram. Por quê venceram estes sentimentos?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Qual o maior problema em sua vida que você enfrentou e venceu?
 
2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
 
3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar todos a entenderem que enfrentar sentimentos depressivos num mundo competitivo é algo que todas as pessoas estão sujeitas. Ser um homem de Deus não muda a natureza humana. Mas como servos de Deus podemos vencer e seguir a frente nos propósitos de Deus.

b. Dê a ênfase que os nossos sentimentos não interferem em nosso propósito. O plano de Deus não muda em função de nossas emoções. Continuam os mesmos. São planos de abundância, sucesso e vitórias.
 
4. Evangelismo

a. É momento de orar pelas pessoas. Pessoas deprimidas não tem vontade de viver. Não tem forças para viver. Transmita através da oração vida para estas pessoas. Mostre para elas que o valor delas não está no seu desempenho, mas naquilo que são. São filhos amados de nosso Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

A célula é o melhor lugar de levar pessoas a conhecerem a Jesus. As pessoas estão vivendo em solidão e precisam verdadeiros amigos. A célula é o lugar onde encontram estas pessoas. Aproveite para mostrar as pessoas que elas podem confiar nestes novos amigos.

 

25/06/2019

Veja Mais...