Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A PALAVRA CRIATIVA

Estudos da Célula

A PALAVRA CRIATIVA
 

A Palavra Criativa (Ricardo Wagner, ap.)

A Palavra de Deus nos ensina os princípios da vida. Um dos princípios mais intensos que aprendemos é o poder da Palavra.

1. Pela palavra de Deus todas as coisas foram criadas.

Hb 11:3 – “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”

Sl 33:6,9 NVI – “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca... Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.”

Através da palavra de Deus toda criação foi formada. Nove vezes em Gênesis capítulo 1 a Bíblia fala que quando Deus falou e as coisas foram criadas:

Gn 1:3 – “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”

Gn 1:6-7 – “6 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. 7 Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.”

Gn 1:9 – “9 Disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.”

PERGUNTAS: Você já tinha se dado conta que foi quando Deus falou que as coisas foram criadas? Percebeu o quanto a Palavra de Deus falada é poderosa? E se Deus falar hoje, Ele pode continuar criando as coisas?

2. A Palavra de Deus é poderosa para produzir milagres na vida dos homens.

A Palavra de Deus é que produz os milagres. Quando um centurião veio a Jesus pedir pelo seu servo, Jesus disse que iria à sua casa para curá-lo. Mas o centurião respondeu: “‘Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. 9 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz”. Ouvido isto Jesus admirou-se da clareza e compreensão do centurião e disse aos que estavam ouvindo: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé” (Mt 8:8-10) “13 Então Jesus disse ao centurião: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!” Na mesma hora o seu servo foi curado.” (Mt 8:13)

Sl 107:20 – “Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.”

3. Quando nós proferimos a Palavra de Deus os milagres acontecem.

Quando nós liberamos a Palavra de Deus, igualmente milagres acontecem. Temos uma história muito interessante com o profeta Eliseu:

II Rs 2:19-22 – “19 Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: ‘Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva’. 20 E disse ele: ‘Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim’. Quando a levaram, 21 ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’. 22 E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.”

Conclusão. Jesus ensinava através de parábolas. Ao explicar a Parábola do Semeador (Mc 4:1-9, Lc 8:4-8), Jesus diz: “a semente é a palavra de Deus” (Lc 8:11b). Ele compara a Palavra a uma semente. A palavra grega para semente é “sperma”, a mesma palavra que origina a palavra em português esperma que é a semente que gera a vida no útero de uma mulher. Jesus está dizendo que a palavra de Deus é a semente que gera os milagres de Deus em nossas vidas. Jesus disse para os discípulos que se eles não entendessem isto não teriam condições de entender todo o restante: “Se vocês não entendem esta parábola, como compreenderão todas as outras?” (Mc 4:13)

Se quisermos experimentar os milagres de Deus temos que guardar a Palavra de Deus em nossos corações (Lc 8:15). Nosso coração é o útero para gerarmos os milagres de Deus. Quando enchemos nosso coração da Palavra, liberamos os milagres de Deus quando falamos, “porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45).

Rm 10:8 – “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.”

Mc 11:22-24 – “22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”

PERGUNTAS: Você crê que também pode liberar a Palavra de Deus e produzir milagres? Como posso fazer para que a Palavra que eu falo gere estes milagres?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Qual foi o filme que você viu que mais gostou? Por quê?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é entender o poder da Palavra de Deus e levar as pessoas a liberar a Palavra de Deus para que a vontade dele se torne manifesta nesta terra.

b. Durante a ministração leve as pessoas a entenderem que como filhos de Deus e portadores do Espírito Santo somos responsáveis por manifestar a vontade de Deus nesta terra manifestando seus milagres e destruindo as obras do Diabo.

4. Evangelismo

a. É tempo de orar e empoderar as pessoas na célula para fazerem a diferença onde estão. Transfira este poder para elas e lhes transmita segurança para realizarem os milagres de Deus.

b. Desafie as pessoas a orarem uns pelos outros para receberem os milagres de Deus em suas vidas.

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

Algumas células proporcionam alguma coisa para os membros comerem e beberem no final da reunião. Isto não é obrigatório, mas gera um momento muito especial para interagirem com as pessoas. Alguns líderes repartem esta responsabilidade dividindo o compromisso para cada participante trazer uma vez por mês algum lanche para compartilharem, assim não fica pesado para apenas uma pessoa.

09/07/2019

Veja Mais...