Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O AMBIENTE DOS MILAGRES

Estudos da Célula

O AMBIENTE DOS MILAGRES
 

 O Ambiente dos Milagres (Ricardo Wagner, ap.)

Deus deu para Moisés o padrão de comportamento para vida de uma sociedade. Dentre estas orientações, os 10 mandamentos é o esteio de uma sociedade. Dentre estes mandamentos, há apenas um que junto ao mandamento há também uma promessa como recompensa aos que obedecerem a este mandamento:

Dt 5:16 – “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”

Vemos que Deus dá uma atenção e valor especial para este assunto: honra. É o único mandamento com uma promessa acoplada. Se o homem honrar pai e mãe, seus dias são prolongados e terá uma boa vida. Vemos que aquele que aprende a honrar tem sua recompensa específica: Viver bem e mais tempo!

No Novo Testamento percebemos que Jesus reedita este conceito de honra falando sobre honrar profetas, ou seja, aqueles que vem trazer a mensagem de Deus:

Mt 10:40-41 – “40 Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá a recompensa de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá a recompensa de justo.”

Jesus nos fala que aqueles que honrarem um profeta, ou seja, alguém que fala da parte de Deus, recebendo-o como um enviado de Deus, receberá a recompensa que o próprio profeta recebe. Isto nos ensina que apesar de talvez não estarmos operando grandes coisas para Deus (como um profeta), mas se honrarmos os homens que Deus enviou receberemos a mesma recompensa que eles recebem. Deus valoriza de forma especial aqueles que aprenderam a honrar.

Se de um lado a honra gera recompensa, o inverso também é verdadeiro. Aprendemos pelos exemplos bíblicos que a desonra impede as bênçãos de Deus operarem sobre as pessoas. Quando os profetas de Deus são desonrados, menosprezados ou tomados como qualquer um, o oposto também é verdadeiro. Vejamos o que aconteceu com Jesus na cidade de Nazaré onde cresceu e foi tomado com desprezo por ser um deles.

Mc 6:1-5 – “1 Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra (Nazaré), e os seus discípulos o acompanharam. 2 Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. 4 Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. 5 Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.”

O menosprezo que os habiatantes de Nazaré (onde Jesus viveu com sua família) foi expresso por Jesus como sendo desonra: “Não há profeta sem honra, senão na sua terra”. A consequência da desonra foi que Jesus “não pôde fazer ali nenhum milagre”. A honra gera uma atmosfera espiritual propícia às bênçãos enquanto que a desonra gera uma atmosfera espiritual que impede a manifestação do poder de Deus.

PERGUNTAS: Você já viu ou percebeu que Deus não conseguiu operar grandes coisas pela falta de um ambiente de honra?

Se por um lado Jesus não foi honrado em sua terra (Nazaré), por outro lado, quando chegou na Galileia, foi recebido com honras! “44 Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra. 45 Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam” (Jo 4:44-45).

Como consequência de Jesus ter sido recebido com honra na Galiléia os céus se abriram e Deus derramou abundantemente de seus milagres naquela região. Galiléia se tornou o palco da esmagadora quantidade dos milagres feitos por Jesus e praticamente todos seus primeiros apóstolos foram Galileus. A Galiléia recebeu o mensageiro de Deus com honras e experimentou os céus abertos. Milagres extraordinários sucederam a atitude honrosa daquele povo.

Pela Galiléia ter recebido com honra a Jesus, esta terra se tornou terra de milagres. Segue alguns dos milagres de Jesus nesta região: transformação da água em vinho (Jo 2:5-10), a pesca maravilhosa (Lc 5:4-6), a cura do filho de um oficial do rei (Jo 4:47-51), a cura da sogra de Pedro (Mc 1:29-31), a ressurreição do filho da viúva de Naim (Lc 7:11-16), Jesus acalma a tempestade (Mt 8:23-27), a multiplicação dos pães e peixes (Mt 14:19-20) e Jesus andou sobre as águas (Jo 6:16-21).

PERGUNTAS: Uma pessoa ou um povo que recebe os mensageiros de Deus com honra, estão abrindo os céus sobre sua vida, casa e território. Estes recebem as bênçãos que repousam sobre aquele a quem honram. Você tem alguma experiência neste sentido? Já percebeu o clima mudar quando o ambiente de honra é estabelecido? Ou já viu desgraça sobre aqueles que desprezaram os mensageiros do céu? Como pode-se demonstrar honra de forma prática?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: No meio cristão, qual o líder espiritual (pastor, pregador, líder) que você mais admira?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar as pessoas a viverem numa dimensão de honra para estarem sempre vivendo num ambiente onde milagres podem acontecer a qualquer momento.

b. Desafie as pessoas a expressarem de forma prática como pode-se honrar os mensageiros de Deus e também todas as autoridades.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula estejam sempre num ambiente de honra para sempre estarem expostos aos milagres.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

Sua célula deve ser um lugar extremamente aberto e voltado para fora. Como líder, você precisa demonstrar que as pessoas novas são muito importantes. Na reunião de célula jamais permita que os novos não recebam atenção. No dia seguinte, como líder, telefone pessoalmente para as pessoas que vieram novas dizendo da alegria de tê-los recebido na célula e colocando-se a disposição. Garanta que nos dias que seguem a visita a célula os novos sejam visitados. Confira pessoalmente isto. Mostre que os novos são importantes na prática.

13/08/2019

Veja Mais...

06/ago/2019

MILAGRES PARA TODOS.

 
30/jul/2019

O GRANDE LEGADO.

 
22/jul/2019

COISAS NOVAS.

 
09/jul/2019

A PALAVRA CRIATIVA.