Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O TIPO DE AMOR DE DEUS

Estudos da Célula

O TIPO DE AMOR DE DEUS
 

O Tipo do Amor de Deus

Muitas vezes não entendemos as coisas de Deus, pois pensamos de Deus de acordo com aquilo que nós vivemos. O amor é uma destas coisas. Não compreendemos o amor de Deus, pois pensamos que Deus ama conforme é a forma que o homem interpreta o amor. O tipo do amor de Deus é completamente diferente daquilo que entendemos naturalmente como amor. Vamos ver algumas características que diferenciam a forma do homem pensar sobre o amor e a forma como é o amor de Deus.

  1. 1.      O amor para o homem é passageiro, mas o amor de Deus é eterno.

Certa vez numa separação de casais, ao serem abordados os cônjuges disseram: “o amor acabou”. No pensamento humano o amor é algo que vem e vai. Ele aparece e acaba. É um sentimento incontrolável.

Mas para Deus seu amor pelo homem é eterno e jamais acaba. Em Jr 31:3 Deus diz: “Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” O apóstolo Paulo diz: “O amor jamais acaba” (I Co 13:8).

A Bíblia diz duas vezes que “Deus é amor” (I Jo 4:8, 4:16). Assim, se Deus deixar de amar ele deixa de existir, pois Ele não apenas ama ou tem amor, mas ELE É AMOR. Sua essência é amor. Tudo que há nele é amor. Não tem como Deus não amar. Não tem como ele deixar de amar. Não tem como ele não amar. Ele sempre amará. Sempre!

  1. 2.      Para o homem amor é condicional, mas o amor de Deus é incondicional

Outro dia num aconselhamento uma mulher falou que não queria mais permanecer casada com seu esposo, pois ele não merecia seu amor. Ela estava dizendo que o amor dela pelo seu marido era dependente daquilo que ele fazia. Ou seja, se ele fosse bom para com ela, ela o amaria. Se, todavia, ele fosse mau para com ela, ela não o amaria. O amor dela por ele era dependente daquilo que ele fazia por ela. Se ele merecesse, ela o amaria. Do contrário não. O amor para o homem depende daquilo que a outra pessoa é ou faz.

Já o amor de Deus é incondicional. O amor de Deus por nós não depende daquilo que fizemos. Deus sempre nos amará. Ele não nos ama de acordo como agimos. Ele não nos ama por que agradamos ele. Ele não nos ama porque somo amáveis. Ele nos ama porque Deus é amor. O amor dele pelo homem não está baseado naquilo que o homem é ou faz. Está baseado naquilo que Deus é.

PERGUNTAS: Você já pensou que por alguma coisa que fizeste Deus o deixou de amar e por isto não merecia as bênçãos de Deus? Imaginou que Deus abençoava mais algumas pessoas por seus méritos? Se sim, conte esta experiência.

  1. 3.      Para o homem amor é um sentimento, para Deus é uma escolha.

O home pensa que amor é um sentimento incontrolável. Para o homem, amor é pura emoção. Quando alguém diz que ama outra pessoa, normalmente fala de suas emoções em relação a outra pessoa.

Mas para Deus amor baseia-se na idéia de preferência ou escolha. Não é um conceito emocional. Quando Deus disse que "Ele amou Jacó e odiou Esaú" (Rm 9:13), quis dizer que Ele escolheu Jacó e não escolheu Esaú.

Quando a Bíblia diz que “Deus amou ao mundo de tal maneira” (Jo 3:16) diz que Deus escolheu e decidiu amar o homem. Esta foi uma escolha e decisão de Deus e nada poderá mudar isto, pois este amor é eterno.

  • Rm 8:38-39 – “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Conclusão

Quando compreendemos que o amor de Deus é eterno, incondicional e uma escolha que Ele fez e que nada poderá mudar isto, também concluímos que ele agirá de acordo com este amor. Assim, nossa fé pode ser baseada nesta revelação do amor deste Deus e podemos ter certeza que independentemente daquilo que somos ou fizemos, podemos receber das expressões deste amor. Se somos bons ou fizemos algo mau, podemos confiar que ele nos atenderá, pois “a fé que atua pelo amor” (Gl 5:6)

PERGUNTAS: Será que Deus responde a alguém que fez muitas coisas erradas? Com base neste entendimento do tipo do amor de Deus, como podemos nos aproximar de Deus agora?

Ricardo Wagner, apóstolo

27/02/2018

Veja Mais...

27/Fev/2018

NÃO LIMITE DEUS.

 
21/Fev/2018

CONHECER A DEUS.

 
16/Jan/2018

CHAMADOS PARA RESTITUIR..