Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > CONHECER A DEUS

Estudos da Célula

CONHECER A DEUS
 

Conhecer a Deus

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie- se nisto: em me conhecer”. (Jr 9:23)

A Bíblia nos mostra que Deus se agrada daqueles que buscam o conhecimento de Deus: "Porque me deleito na lealdade em vez do sacrifício, e no conhecimento de Deus em vez de ofertas ...". (Os 6:6)

  1. 1.      O que ganhamos em Conhecer a Deus

Existem várias coisas que ganhamos quando conhecemos a Deus:

  1. a.    Aqueles que conhecem a Deus têm grande força.
  • Dn 11:32 – “O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.
  1. b.   Aqueles que conhecem a Deus têm graça e paz.
  • 2 Pe 1:2 – “Graça e paz vos sejam multiplicadas pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.”
  1. c.    Aqueles que conhecem a Deus têm a vida eterna.
  • Jo 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
  1. d.   Aqueles que conhecem a Deus as dificuldades, perdas e “cruzes” não abalam sua vida.
  • Fp 3:7-10 – “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo ... para o conhecer.”
  1. 2.      O que é “conhecer a Deus”

PERGUNTA: Mas do que exatamente estamos falando quando usamos a expressão “conhecer a Deus”? De um tipo especial de emoção? De arrepios na espinha? De um sentimento de levitação como em um sonho? De um forte êxtase e euforia do tipo que os usuários de droga buscam? Ou conhecer a Deus é um tipo de experiência intelectual? Ouve - se uma voz? Têm-se visões? Pensamentos estranhos passam pela mente? Ou o quê?

Quando usamos o verbo "conhecer" pensamos logo em termos de compreensão mental dos fatos e informações. Mas na Bíblia conhecer normalmente significa ter um relacionamento com uma pessoa, ser íntimo de alguém, inclusive ter intimidade sexual.

Gn 4:1 – “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.”

Desta forma podemos entender que "conhecer a Deus" é ter uma vida de relacionamento com Ele.

  1. 3.      Conhecer a Respeito de Deus ou Conhecer a Deus

É possível que alguém saiba muito sobre Deus sem ter muito conhecimento dEle. Ou seja saber a respeito das coisas de Deus não é a mesma coisa que conhecer a Deus. O interesse por teologia e conhecimento sobre Deus ou capacidade de pensar claramente e falar bem sobre temas cristãos não são nem de longe a mesma coisa que conhecer a Deus. Conhecer a Deus é ter um relacionamento íntimo e cotidiano com Ele.

  1. 4.      Como se conhece alguém?

PERGUNTA: Como na prática podemos conhecer a Deus? O que podemos fazer para conhecer mais a Deus?

Ninguém conhece uma criatura viva até saber não apenas sua história, mas como ela provavelmente reagirá diante de circunstâncias específicas. Uma pessoa que diga “eu conheço este cavalo” normalmente quer dizer não apenas “eu o vi antes” (embora, do modo como usamos as palavras, possa querer dizer apenas isto); mais provavelmente, porém, ela queira dizer: “Eu sei como ele se comporta e posso lhe mostrar como ele pode ser conduzido”. Alguns poucos dias são suficientes para se conhecer completamente um cavalo, mas você pode passar meses e anos fazendo coisas em companhia de outra pessoa e, ainda assim, ter de dizer, no final desse período: “Eu realmente não conheço essa pessoa”.

Conclusão

Conhecemos a Deus pelo tempo que passamos com Ele em oração, adoração, leitura da Palavra, comunhão, meditação, etc. Conhecemos a Deus quando estamos ao seu lado nas mais diversas circunstâncias de nossas vidas, especialmente em períodos de dificuldade e grandes desafios. Assim aprendemos a ter confiança que tudo o que Ele disse, isto mesmo ele fará, pois experimentamos isto na prática e sabemos que Ele é fiel.

 

Reunião da Célula

  1. 1.      Encontro
    1. Dê boas vindas a todos. Faça com que haja um caloroso comprimento a todos, especialmente aos visitantes.
    2. Os visitantes devem ser apresentados por quem os trouxeram e se o visitante não se importar, peça para ele falar um pouco de si mesmo: quem é, como chegou na célula, e o que quiser falar de si mesmo (normalmente as pessoas gostam de falar de si mesmas).
    3. Quebra Gelo. Pergunta: Quais os objetivos que você quer alcançar este ano?
    4. Peça para alguém contar sua experiência em como conheceu a Deus.

 

 

  1. 2.      Exaltação
    1. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres.
    2. Este é um momento especial. Então levantem-se, deem as mãos e peça para algumas pessoas orarem pela célula e por cada pessoa que participa da célula.

 

  1. 3.      Edificação
    1. Faça com que haja o máximo possível de interação no grupo através das perguntas da ministração.

 

  1. 4.      Evangelismo
    1. Desafie agora todas as pessoas para que conheçam mais profundamente a Deus através de um relacionamento com Ele. Ore por todos e se houver alguma pessoa nova leve-a a entregar sua vida a Jesus.
    2. Em toda reunião é necessário falar sobre os objetivos da célula, especialmente sobre a data de multiplicação. Fale sobre a data da multiplicação, quantas pessoas precisam ter para multiplicar e quantas ainda precisam alcançar para poder multiplicar nesta data e diga quem será o líder da nova célula. Discuta o que fazer para que estes objetivos sejam alcançados.
    3. Marque a data da próxima reunião festiva.
    4. Depois ore pelas pessoas que estão na lista de oração.
    5. Dê os avisos necessários.

Ricardo Wagner, apóstolo

21/02/2018

Veja Mais...

16/jan/2018

CHAMADOS PARA RESTITUIR..

 
04/set/2017

AS PROFUNDEZAS DE DEUS.