Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O CARÃTER IMUTÃVEL E AS OBRAS CRIATIVAS DE DEUS

Estudos da Célula

O CARÃTER IMUTÃVEL E AS OBRAS CRIATIVAS DE DEUS
 

O Caráter Imutável e as Obras Criativas de Deus

O Caráter Imutável de Deus

A Bíblia nos ensina que Deus nunca muda. Ele é imutável e não é inconstante como o homem. Este é um dos principais atributos de Deus, e isto não pode ser separado da fé cristã.

  • Salmos 102:26-27 – “Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.”
  • Malaquias 3:6 – “Porque eu, o SENHOR, não mudo.”

Deus é consistente, imutável e previsível: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). E Deus é bastante enfático sobre isso. Por esse motivo, Deus descreve Seu caráter como de uma “Rocha" que expressa Sua consistência e previsibilidade.

Sl 144:1 – “Bendito seja o SENHOR, rocha minha.”

Por Deus ser imutável, podemos confiar Nele. Ele é completamente confiável, absolutamente confiável, totalmente confiável, pois não diz algo hoje e amanhã muda de idéia. Ele é estável e seguro. O seu caráter de amor, poder, perdão, graça, força, provisão, paz, socorro, misericórdia nunca sofrerá qualquer mudança, não importa o que aconteça. Não importa as circunstâncias, Deus sempre será o mesmo.

PERGUNTAS: Como sabemos que Deus é imutável? O que ajuda em sua fé saber que Deus é imutável. Em algum momento de sua vida já ajudou você saber que Deus não muda em seu amor e cuidado por você?

A Forma como Deus faz as Obras

Por outro lado, as obras de Deus são espontâneas, criativas e bem, imprevisíveis! Deus é Criador e Sua própria natureza é ser criativo. Por exemplo, Ele não criou uma pessoa que pareça igual a outra. Incrível! Todos nós temos dois olhos, duas orelhas, um nariz e uma boca. No entanto, ninguém é exatamente o mesmo! Surpreendente! Deus é gloriosamente criativo.

Vamos ver esta característica criativa de Deus na forma como Jesus curou 3 cegos:

  1. Em uma ocasião, ele simplesmente tocou o cego e curou-o (Mt 9:27-31).

Mateus 9:29-30a – “Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé. E abriram-se-lhes os olhos.”

  1. Em uma segunda ocasião, Ele cuspiu no chão, fez uma pasta, colocou a lama nos olhos do cego e disse-lhe para lavar no tanque de Siloé antes de ser curado (Jo 9:1-9).

João 9:6-7 – “Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.”

  1. Então em uma terceira ocasião, ele cuspiu diretamente no olho do cego (Mc 8:22-26).

Marcos 8:23-24 – “Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens...”

PERGUNTAS: Por quê Deus manifesta seu caráter criativo operando de formas diferentes? De que formas diferentes você já experimentou ou viu Deus operar? No que você está necessitado que Deus opere de forma criativa em sua vida?

Conclusão

Uma vez que Deus não muda diante das circunstâncias, ele se mostra firme e digno de toda confiança. Mas isto não significa que ele não é criativo e faz coisas de modos completamente diferentes. Justamente ao contrário. Ele faz coisa de formas inesperadas para que não confiemos em métodos, mas em Deus.

 

Reunião da Célula

  1. 1.       Encontro
    1. Dê de dar boas-vindas a todos.
    2. Os visitantes devem ser apresentados por quem os trouxeram. Depois disso dê atenção especial aos novos pedindo para que todos deem um abraço as pessoas novas.
    3. Comece a reunião contando de uma experiência que você teve com Deus (tipo um testemunho ou um evento onde Deus interviu).
    4. Quebra Gelo. Pergunta: O que você poderia dizer que são coisas boas e coisas não tão boas assim que aconteceram em sua vida recentemente?

 

  1. 2.       Exaltação
    1. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres.
    2. Um “concerto de oração” é quando todos oram juntos por um motivo específico. Explique para o grupo o que é um “concerto de oração”, e façam um concerto de oração pela célula durante 2 minutos.
    3. 3.       Edificação
      1. Faça com que haja o máximo possível de interação no grupo através das perguntas da ministração.

 

  1. 4.       Evangelismo
    1. Algumas pessoas já manifestaram no quebra gelo e nas manifestações da ministração que estão passando por alguma situação difícil e necessitados de uma intervenção criativa de Deus. Agora é hora de orar por estas pessoas. Peça para as pessoas mais maduras orarem por aqueles que manifestaram suas necessidades.
    2. Aproveite este momento para orar pelos novos para que recebam a Jesus.
    3. Organize o próximo evento de colheita da célula para que haja oportunidade dos membros trazerem gente nova.
    4. Depois ore pelas pessoas que estão na lista de oração.
    5. Dê os avisos necessários.

Ricardo Wagner, apóstolo

12/02/2018

Veja Mais...

16/jan/2018

CHAMADOS PARA RESTITUIR..

 
04/set/2017

AS PROFUNDEZAS DE DEUS.

 
20/out/2017

APEGAR-SE AO SENHOR.