Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > AS PROFUNDEZAS DE DEUS

Estudos da Célula

AS PROFUNDEZAS DE DEUS
 

Texto Base

Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. (1 Coríntios 2:9-13 - NVI)

Introdução

Há um esporte chamado SNORKELING.

O Snorkeling ou apneia é uma prática esportiva de mergulho em águas rasas com o objetivo de recreação, relaxamento e lazer. O mergulhador usa apenas uma máscara, nadadeiras e um tubo de aproximadamente 40 centímetros para respirar sob a água. Esse tubo chamado snorkel também identifica a prática deste tipo de mergulho bastante conhecido em regiões costeiras, onde a transparência do mar, a rica flora e fauna podem ser apreciadas e contempladas

A pessoa move-se na superfície da água, com a cabeça e o nariz debaixo da água, usando uma máscara de mergulho, snorkel e barbatanas de mergulho.

Qualquer pessoa pode praticar Snorkeling.

Apneia é uma prática de mergulho sem respirar, e sem cilindro de oxigênio.

Uma pessoa consegue ficar em média sem respirar por volta de 2 minutos.

Alguns atletas especialistas conseguem ultrapassar os 5 minutos, mantendo a lucidez.

Karol Meyer, uma brasileira que é recordista mundial de apneia. Em 10 de julho de 2009 ela fez o tempo de 18:32 minutos, descendo 121 metros de profundidade.

Quanto maior a profundidade, maior pressão. Quanto mais fundo, mais pratica se requer. Pois é uma modalidade muito perigosa de mergulho, podendo levar a morte.

A equalização de pressão na cabeça e seios faciais deve ser desenvolvida gradualmente.

DEUS NOS CHAMA PARA CONHECER AS SUAS PROFUNDEZAS.

1. É UMA PROMESSA QUE NOS FOI DADA: Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior. (Hebreus 8:11 – NVI).

2. É O ESPIRITO DE DEUS QUE NOS MOSTRA AS PROFUNDEZAS DE DEUS. É ELE QUE NOS GUIA NESSE CAMINHO. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. (1 Coríntios 2:10 – NVI)

Joel Comiskey em seu livro MITOS E VERDADES SOBRE AS CÉLULAS, ele diz que não são as células que levam uma igreja a crescer, e sim o poder do Espírito Santo.

As igrejas em células crescem pela teologia certa. Há verdades bíblicas nestas igrejas que as fazem crescer:

· Fazer discípulos;

· Evangelismo;

· Sacerdócio de todo crente;

· Comunidade.

3. Alcançar as profundezas de Deus requer uma jornada. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. (Oséias 6:3 – NVI).

Conhecer do Hebraico YADA (STRONGS H3045) – saber por experiência, estar familiarizado.

Aprendemos por experiências. Para andar com Deus requer ter experiências com Ele.

4. O profeta Ezequiel foi conduzido pelo Espírito às profundezas de Deus. O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar. Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul. O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. Ele mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. Ele me perguntou: "Filho do homem, você vê isto?" Levou-me então de volta à margem do rio. (Ezequiel 47:1-6).

O Espírito nos conduz as profundezas de Deus para que o seu poder flua em nós para que milagres sejam gerados, vidas transformadas, lugares sarados. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá. (Ezequiel 47:9).

5. O caminho para as profundezas de Deus.

E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. (Gênesis 5:21-24).

As escrituras nos dizem que Enoque andou com Deus. A palavra original no hebraico para andar é HALAK = MOVER, VIVER, MODO DE VIDA.

Podemos dizer, em outras palavras, que Enoque viveu com Deus. Seu modo de viver era de acordo com a vontade de Deus.

Enoque foi o primeiro homem a andar com Deus. Ele era o sétimo descente de Adão, o que tinha tudo para ter feito a historia, pois Deus se propôs andar com ele. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. (Gênesis 3:8).

Enoque conviveu 308 anos com Adão.

Noé era bisneto de Enoque. Enoque gerou Matusalém quando ele tinha 65 anos. Quando Enoque foi transladado, Matusalém tinha 300 anos.

Noé nasceu quando Matusalém tinha 369 anos.

Noé tinha 600 anos no dilúvio. Matusalém morreu com 969 anos.

Noé nasceu 69 anos após Enoque ser arrebatado.

Enquanto Adão era perfeito e por seu egoísmo perdeu essa perfeição por não andar com Deus, Enoque que foi gerado debaixo da iniqüidade do pecado, por andar com Deus se tornou perfeito a ponto de não morrer, mas ser tomado para Deus.

Ainda que tenhamos só três passagens em toda bíblia que falem sobre Enoque, vamos estudar a razão pela qual ele foi um homem de tão grande fé.

5.1. Enoque era um homem que obedecia a vontade de Deus. A vontade de Deus é que filhos fossem gerados, família fossem criadas. E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. (Gênesis 5:21,22).

Sabemos que uma pessoa para agradar a Deus, precisa estar voltado para a família. Para a geração de filhos, formação de família. Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal. (Salmos 127:3-5).

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. (1 Timóteo 5:8).

A primeira coisa que aprendemos com Enoque, para termos uma caminhada de sucesso em Deus, é cuidar de nossas famílias.

5.2. Andou com Deus. Este homem vivia em meio a uma geração perversa.

Ainda que Enoque tenha vivido mais de trezentos anos com Adão (308 anos), e ele era apenas o sétimo na descendência de Adão, pois os homens viviam muito naquela época, porque seus corpos preservavam parte da perfeição do Éden.

Mesmo que a bíblia não diga que Adão andou com Deus, todavia Enoque andou com Deus.

Podemos viver em meio a uma geração perversa, mas podemos ser a diferença nessa geração.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14).

5.3. Pregou a palavra em sua geração. Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele". (Judas 1:14,15)

Enoque pregou uma mensagem de arrependimento, profetizando acerca do futuro dilúvio que viria como um julgamento de Deus diante da maldade do homem.

Se queremos ser pessoas que andam com Deus, cheias de fé, que fazem a diferença nessa geração precisamos ser pregadores da palavra de Deus.

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. (2 Timóteo 4:2).

As pessoas são salvas pela mensagem do evangelho. Senão pregarmos as pessoas não se converterão.

5.4. Transferido para não ver a morte. Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. (Hebreus 11:5).

Sua vida com Deus foi tão intensa que o Senhor o tomou para ele.

Alguns teólogos acreditam que Enoque estava sofrendo muita perseguição, devido a Seu relacionamento com Deus, e sua ousada pregação. Por isso crêem que o Senhor o transladou da perseguição para a vida eterna.

Todo aquele que quer experimentar muitos milagres deve agradar a Deus.

5.5. Deixou um legado de fé. E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu. E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. (Gênesis 5:25-29).

Ainda que seu filho Matusalém e seu neto Lameque tivessem toda oportunidade de andar com Deus, assim como Enoque, todavia preferiram viver uma vida como os demais homens. Ainda que parece que tinham um pouco de temor, devido a palavra profética que Lameque profetizou sobre Noé, dizendo que ele consolaria seu povo.

Quem de fato viveu o legado de Enoque foi seu bisneto Noé, que nasceu após 69 anos do translado de Enoque. Estas são as gerações de Noé. Noé era

homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. (Gênesis 6:9).

Noé andou com Deus, enquanto seu pai Lameque e seu avô Matusalém morreram nas águas do dilúvio. Eles podiam ter sido protagonistas, mas não viveram o legado que seu antecessor havia deixado.

Pessoas que agradam a Deus deixam um legado de fé para as futuras gerações.

Estevão S. Wagner, apóstolo

04/09/2017

Veja Mais...

20/Out/2017

APEGAR-SE AO SENHOR.