Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > GRAÇA COMUM E GRAÇA ESPECIAL

Estudos da Célula

GRAÇA COMUM E GRAÇA ESPECIAL
 

Há expressões na Bíblia que são difíceis de compreender. Por natureza não temos claro entendimento do que significam. Uma destas palavras é “graça”. Literalmente graça significa favor imerecido. Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe fez algo por merecer, mas porque aquele que dá é generoso. Deus mostra Seu amor por nós através da graça. Ao invés das bênçãos, merecemos muitas vezes o castigo pela desobediência, mas pela graça de Deus ele demonstra seu amor nos abençoando.

Há muitas formas de analisarmos a graça de Deus, mas uma forma é: a graça comum e a graça especial. Esta análise pode ser resumida na seguinte frase: “Deus é bom para todos de certa forma, mas é bom para alguns de todas as maneiras”.

Graça Comum

A “graça comum” é a graça soberana de Deus concedida a toda a humanidade, independentemente da pessoa servir ou não a Deus. Em outras palavras, Deus sempre concedeu de certa forma Sua graça a todos os povos em todas as partes da terra em todos os tempos. Vamos analisar um pouco sobre a graça comum.

  1. O primeiro ponto tem a ver com atitude favorável de Deus em relação a todas as Suas criaturas, não apenas em relação aos eleitos.
  • Sl 145:9 – “O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas."
  • Mt 5:45 – “Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos."
  • Lc 6:35 – “Porque ele é bondoso para com os ingratos e maus."
  1. O segundo ponto da graça comum é a restrição do mal na vida do indivíduo e da sociedade. A Escritura registra que Deus interage diretamente e impede os indivíduos de errar.
  • Deus ordenou aos homens de Israel que, três vezes por ano, deixassem a sua terra para ir e se apresentar diante dEle em Jerusalém (Ex 34:23). Para garantir a proteção do povo de Deus contra a invasão durante esses tempos, mesmo que as nações pagãs que os rodeavam desejassem sua terra durante todo o ano, Deus prometeu que “ninguém tentará conquistar a terra de vocês durante as três festas, quando vocês vierem me adorar."(Ex 34:24)
  1. O terceiro ponto da graça comum é que Deus usa a todos para fazer justiça.
  • Por isto que podemos orar e esperar resposta quando clamamos pelas autoridades: “​Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.” (I Tm 2:1-2)

PERGUNTAS: Por que mesmo havendo tanta perversidade neste mundo, Deus ainda dá da sua graça a todos os homens? Dê exemplos como a “graça comum” de Deus alcança a humanidade. Mostre na prática como a “graça comum” alcançou sua vida de forma pessoal.

Graça Especial

A “graça especial” é dada para aqueles que conhecem e creem neste Deus. Quanto mais nos relacionamos com Deus mais o conhecemos, mais cremos e recebemos mais graça. II Pe 1:2 diz: “graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.”

  • A mulher siro fenícia com sua filha endemoninhada sabia e cria que Jesus era poderoso para trazer libertação a sua filha e foi agraciada por isto. “A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Ele lhe disse: “Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Ela respondeu: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças”. Então ele lhe disse: “Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha. Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio já a deixara.” (Mc 7:26-30)

Conclusão

Por causa do amor de Deus a toda humanidade ele opera com uma “graça comum” a todos os homens. Mas há uma “graça especial” dada a todos aqueles que conhecem e creem neste Deus. Esta graça especial nos leva a experimentar coisas que Deus dá particularmente e individualmente a todos aqueles que se aproximam dele.

PERGUNTAS: Como podemos acessar a graça especial de Deus para nossas vidas. Dê exemplos práticos como Deus já demonstrou esta “graça especial” por você. Que tipo de “graça especial” você está necessitando agora?


Reunião da Célula

  1. 1.       Encontro
    1. Dê boas vindas a todos. Faça com que haja um caloroso comprimento a todos, especialmente aos visitantes.
    2. Os visitantes devem ser apresentados por quem os trouxeram e logo já alguém deve orar por ele para que seja abençoado nesta sua primeira visita.
    3. Quebra Gelo. Pergunta: O que é que tu fazes muito bem?

 

  1. 2.       Exaltação
    1. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres.
    2. Peça para duas pessoas, que tem condições, orarem pela presença de Deus na reunião.

 

  1. 3.       Edificação
    1. Faça com que haja o máximo possível de interação no grupo através das perguntas da ministração.

 

  1. 4.       Evangelismo
    1. Depois das pessoas apresentarem sua necessidade de uma “graça especial” para suas vidas peça para as pessoas orarem uma pela outra para manifestação desta graça especial.
    2. Aproveite este momento para orar pelos novos para que recebam a Jesus.
    3. Fale sobre o objetivo da multiplicação da célula, quando irão multiplicar, as condições necessárias e os planos para como alcançar este objetivo.
    4. Depois ore pelas pessoas que estão na lista de oração.
    5. Dê os avisos necessários.

Ricardo Wagner, apóstolo

05/02/2018

Veja Mais...

16/Jan/2018

CHAMADOS PARA RESTITUIR..

 
04/Set/2017

AS PROFUNDEZAS DE DEUS.

 
20/Out/2017

APEGAR-SE AO SENHOR.