Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O QUE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR

Estudos da Célula

O QUE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR
 

O Que Está em Primeiro Lugar (Ricardo Wagner, ap.)

Quando o apóstolo Paulo foi a Atenas encontrou um grupo de filósofos que defendiam idéias que confrontaram a Palavra de Deus:

At 17:16-18 – “16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. 17 Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali. 18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição.”

O apóstolo Paulo contendia com estes filósofos, pois eles o desprezavam. Os “estóicos” e “epicureus” diziam que o maior objetivo da vida de uma pessoa era ser feliz. Por isto precisariam buscar o maior prazer possível e evitar o sofrimento.Hoje esta filosofia se repete com um novo nome: hedonismo. Esta idéia está altamente difundida na sociedade atual. As pessoas olham apenas para si mesmas, tentando buscar ser felizes evitando ao máximo o sofrimento. Isto leva ao egocentrismo e a ganância, e consequentemente a tristeza e ansiedade.

A palavra de Deus nos alerta, mostrando que aqueles que vivem desta forma, encontrarão um fim desastroso em suas vidas: “Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta.” (I Tm 5:6)

A palavra de Deus justamente nos ensina que quem quiser ganhar sua vida, vai perde-la! Mas aquele que perder a sua vida por causa de Jesus, este justamente vai ganhar sua vida!

Mc 8:34-35 – “34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.”

A pessoa sábia vai em busca de gastar sua vida por Jesus e não pelas coisas passageiras deste mundo. Quando fizer isto, vai receber todas as coisas que deseja e necessita. Em sua mais extensa ministração, Jesus diz aos seus discípulos que: “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.” (Mt 6:25). Jesus estava explicando que esta não deveria ser a prioridade na vida de uma pessoa, mas sim as coisas espirituais: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33)

Davi dizia a mesma coisa de outra forma:

Sl 37:4 – “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.”

PERGUNTAS: Normalmente as pessoas estão centradas em si mesmas e buscando e priorizando a si mesmas, quebrando princípios e deixando o Reino de Deus e as coisas espirituais em segundo lugar. Como podemos na prática colocar o Reino de Deus e as coisas espirituais em primeiro lugar?

Davi ensinou isto ao seu filho Salomão, e nos primeiros anos de sua vida ele seguiu este caminho. Escolheu a sabedoria e a justiça e recebeu como recompensa a maior riqueza que um rei daquela época poderia ter.

I Rs 3:5-14 – “5 Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. 6 Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. 7 Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 10 Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11 Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; 12 eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. 13 Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias.”

PERGUNTAS: Observando o desejo principal de Salomão e comparando com o nosso coração, em que devemos ajustarnossas prioridades?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual experiência de maior saudade que você já teve em sua vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Ao analisarmos as prioridades da vida das pessoas, percebemos que os interesses egoísticos ocupam na grande maioria das vezes, o primeiro lugar. Isto impede a manifestação de Deus, pois rouba o espaço que Deus tem para agir e atuar em suas vidas.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a aprenderem que a prioridade em nossas vidas precisa ser o Reino de Deus. Quando colocamos o Reino em primeiro lugar, o Senhor acrescenta aquilo que necessitamos em abundância.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha como prioridade em sua vida o Reino. Que em tudo o que fizerem, primeiro esteja o Reino, depois seus interesses pessoais.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Quando uma célula está toda focada e concentrada no líder, esta célula torna-se completamente improdutiva e incapaz de multiplicar. A boa célula é aquela em que todas as pessoas estão envolvidas. De alguma forma, envolva todas as pessoas das célula em alguma atividade.

Corrigido por Eneida Wagner, pfta.

27/06/2022

Veja Mais...

13/Jun/2022

DE TODO CORAÇÃO .

 
01/Jun/2022

COMO DEUS NOS USA.

 
23/Mai/2022

MEU ALVO É CRISTO!.