Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMO DEUS NOS USA

Estudos da Célula

COMO DEUS NOS USA
 

Como Deus Nos Usa (Ricardo Wagner, ap.)

Muitas vezes nos achamos insignificantes diante das circunstâncias. Olhamos para nós mesmos e não vemos como podemos alcançar coisas que aos nossos olhos são grandes demais para nós.

Ao lermos a Palavra de Deus, aprendemos que Deus nos usa, justamente quando reconhecemos que somos fracos e limitados. Ele mesmo diz que “resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4:6). Logicamente que não adianta apenas sermos humildes, temos também que crer que Deus operará através de nós.

O apóstolo Paulo tem exatamente esta experiência, sentindo-se as vezes limitado por alguma situação, quando Deus fala com ele: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (IICo 12:9-10). O profeta Joel nos dá uma dica como Deus nos usa em nossas fraquezas e limitações, para de fracos nos fazer fortes: “Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.” (Jl 3:10)

O que Joel nos mostra é que devemos nos levantar com as ferramentas que nós temos. Deus transformará aquilo que temos em armas poderosas. Não precisamos ficar invejando as capacidades dos outros. Deus nos deu capacidades e quer nos usar e nos empodera exatamente naquilo que ele nos capacitou. Vejamos alguns exemplos da Bíblia:

Exemplo 1: Vitória de Davi apenas com uma funda e uma pedra

I Sm 17:50 – “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.” 

Davi era um pastor de ovelhas. Não era um guerreiro. A ferramenta que ele tinha era uma funda. O gigante Golias o desprezou pela ferramenta que usava dizendo: “Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi.” (I Sm 17:43). Deus usou a Davi matando ao gigante.

Exemplo 2: Os grandiosos milagres de Moisés através de seu bordão

Moisés era um pastor de ovelhas no deserto durante 40 anos. Quando Deus o chamou para desafiar a faraó, na época o homem mais poderoso da terra, Moisés sentiu-se completamente incapaz. Agora vale a pena perceber que Deus pede o que Moisés tinha em suas mãos, e justamente isto Deus usou para realizar os grandes milagres do Egito.

Ex 4:2,17 – “2 Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão. ...17 Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer os sinais.”

Ex 9:23 – “E Moisés estendeu o seu bordão para o céu; o SENHOR deu trovões e chuva de pedras, e fogo desceu sobre a terra; e fez o SENHOR cair chuva de pedras sobre a terra do Egito.

Ex 14:16 – “E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.”

Exemplo 3: A vitória de Sansão sobre 1000 filisteus com uma queixada de burro

Os filisteus haviam preso Sansão e o amarrado. Todavia ele rasgou as cordas como se fossem fios queimados. Ao seu alcance não havia nenhuma arma, apenas encontrou um osso da parte do queixo de um jumento. Com isto que Sansão tinha a mão ele eliminou mil filisteus e se livrou deles.

Jz 15:15 – “Achou uma queixada de jumento, ainda fresca, à mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.” 

Exemplo 4: Vitória de Sangar com um aguilhão de boi matando 600 filisteus e livrando Israel

Sobres este juiz de Israel a Bíblia não nos fala muito, apenas nos diz que com um aguilhão de conduzir bois ele matou 600 filisteus. Provavelmente Sangar era um boiadeiro e Deus usou justamente seu instrumento de trabalho para trazer libertação para seu povo.

Jz 3:31 – “Foi Sangar, filho de Anate, que feriu seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.”

PERGUNTAS: Você tem alguma experiência de algum momento em alguma coisa simples e comum que você tem e que Deus o usou? O que você tem que parece muito simples e que você percebe que Deus pode usá-lo?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual sua capacidade artística? Sabes cantar bem, desenhar, fazer alguma coisa em madeira, pedra, ...?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Este é o Ano para Brilhar. Não brilharemos pelas nossas próprias capacidades excepcionais, mas por aquilo que Deus fará por nosso intermédio quando tivermos a coragem de avançarmos nos planos poderosos de Deus para nossas vidas! Para isto precisamos entender que Deus usa gente simples, mas que sabe que Deus o usará apesar de sua fragilidade.

b. Essa ministração tem como objetivo desenvolver nossa fé e consciência que Deus usa cada pessoa naquilo exatamente que temos em nossas mais simples capacidades e transforma isto num instrumento de milagres.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa de sua célula perceba que Deus quer usá-lo exatamente naquilo que Deus já lhe deu como qualidade e capacidade.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula. 

Corrigido por Pfta Eneida Wagner

01/06/2022

Veja Mais...

23/Mai/2022

MEU ALVO É CRISTO!.

 
26/Abr/2022

DISPOE-TE E RESPLANDECE.

 
18/Abr/2022

A DÚVIDA.