Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > MEU ALVO É CRISTO!

Estudos da Célula

MEU ALVO É CRISTO!
 

MEU ALVO É CRISTO! (Estevão S. Wagner, ap.)

Muitas vezes temos a expectativa de que as pessoas sejam e ajam com perfeição. Porém, sabemos que não somos perfeitos. Na verdade, ninguém é, e um dos maiores problemas gerados dentro do casamento, ou em qualquer outro tipo de relacionamento, é a tentativa de mudar a outra pessoa. Essa tentativa é realizada para que não sejamos machucadosmais, sendo que na grande maioria das vezes não é possível mudar o outro, amando da forma como a pessoa é.

Aqueles que insistem na abordagem de mudar as outras pessoas, acabam se isolando, pois não querem de maneira alguma se ferir. Desta forma acabam criando outro tipo de dor: a solidão. Muitas pessoas que sofrem de rejeição caem na armadilha do perfeccionismo. 

PERFECCIONISMO: o perfeccionismo diz, vou fazer tudo perfeito, por isso você não vai achar nenhum problema em mim. Perfeição no dicionário é: não faltar nada essencial; ser da mais alta excelência; impecável, exato, sem defeito; irrepreensível e supremamente excelente. 

A definição bíblica de perfeição é crescer até a completa maturidade.

Isso não significa que neste exato momento não vamos fazer nada de errado. No sentido bíblico, somos pessoas que estão prosseguindo para o alvo da perfeição. 

1. JESUS VEIO NOS TRAZER VIDA“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10:10, NVI). Jesus nos ama, Ele provou isso na cruz. Jesus veio nos trazer vida, precisamos aproveitá-la. Pois, se acharmos que podemos desfrutar a vida somente nos dias que fizemos tudo corretamente, não sobrarão muitos dias para aproveitá-la.

2. O CAMINHO CERTO PARA A PERFEIÇÃO - Há dois caminhos para a perfeição, um pelo esforço pessoal, e outro pelo sangue de Jesus. O caminho legal para a perfeição é pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:14). Só pela fé em Jesus podemos transformar nossas imperfeições na perfeição que Deus nos chama. 

3. SOMOS PERFEITOS EM JESUS - Quando Deus olha para nós, vê o sangue de Jesus sobre nossas vidas. Por isso em Cristo somos perfeitos, uma vez que somos cobertos pelo Seu sangue. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.” (I Pe 5:8-10, ACF) (Leia I Ts 5:22-24). O que precisamos é ter no coração o desejo de acertar, de fazer de forma perfeita. “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar? se forte para com aqueles cujo coração é perfeito (dedicam totalmente o coração) para com ele.” (II Cr 16:9, ACF). Perfeito em hebraico é SHALEM: completo, salvo, pacífico, perfeito, inteiro, todo, em paz, seguro, ileso.

4. O SENHOR COMPLETARÁ A OBRA“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Fp 1:6, ACF). Até o dia em que Jesus virá, ou formos para a glória, Deus estará nos aperfeiçoando. Estamos fazendo progressos, enquanto prosseguimos para o alvo da perfeição. Por isso, precisamos entender, que cada pessoa está num patamar diferente na estrada da vida! 

5. PROSSIGA AVANÇANDO“Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:12-14, NAA). O apóstolo Paulo, que recebeu três quartos do Novo Testamento por meio da revelação de Deus, admite que ele não tinha ainda se tornado perfeito! É impressionante ouvir Paulo dizer: “Eu não me considero ainda perfeito!” Em vista disso, não temos de lutar a cada dia tentando sermos perfeitos! Apenas precisamos nos levantar a cada diadeterminados a prosseguir e, esquecendo-se do que fica para trás, prosseguimos para o que está adiante. Isso significa que os erros que cometemos anos atrás, ou há poucos instantes, devem ficar para trás!

CONCLUSÃO - Quando não prosseguimos para o alvo, estaremos sempre presos pelos erros do passado. Arrependimento é mudança de pensamento e de atitude. Por isso prossiga para o alvo!Qual é o alvo? A perfeição em Cristo. Ser como Jesus é! Como Jesus responderia a cada situação? Ele é o nosso modelo!

PERGUNTAS: Quais lições você tira desta ministração? Qual área de sua vida que precisa de maior aperfeiçoamento? E qual área você percebe que está num patamar mais avançado?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Quem é a pessoa (ou artista) que você mais admira? E por que admira?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Temos uma tendência a cobrarmos, tanto a nós mesmos, quanto aos demais atitudes perfeitas em todo tempo, quando na verdade, erramos muito todos os dias. O que a Bíblia nos diz a respeito disso? Como podemos encarar essa realidade?

b. Essa ministração traz a base bíblica que estamos avançando para o alvo que é a perfeição em Cristo. Até o dia do SENHOR estaremos sendo aperfeiçoados! 

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula aprenda a confiar naquilo que Deus diz acima das evidência contrárias. Isto é fé. Precisamos levar as pessoas de nossa célula a aprenderem a viver pela fé. Ore para que os acontecimentos ao redor de cada um de nós não os influencie mais que aquilo que Deus diz.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula

23/05/2022

Veja Mais...

26/Abr/2022

DISPOE-TE E RESPLANDECE.

 
18/Abr/2022

A DÚVIDA.