Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > DE TODO CORAÇÃO

Estudos da Célula

DE TODO CORAÇÃO
 

De Todo Coração (Ricardo Wagner, ap.)

Estamos vivendo num tempo em que cada dia surgem novas coisas que exigem nossa atenção. Novos compromissos, novas responsabilidades, novas tarefas, novas obrigações. Afinal, cada dia parece que temos mais coisas a serem feitas. Tudo isto vai roubando nosso tempo e as coisas urgentes vão tirando o tempo das importantes. Jesus já nos contou uma parábola sobre o assunto que na época já era tema de discussão.

Lc 14:15-24 – “15 Ora, ouvindo tais palavras, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. 16 Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. 17 À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. 18 Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. 19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. 20 E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. 21 Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22 Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. 23 Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. 24 Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.”

Podemos ver nesta parábola que aqueles que deram suas escusas não estavam falando de coisas erradas que estavam fazendo. Apenas estavam completamente envolvidos com os afazeres do dia a dia que não tiveram tempo para responder ao chamado. Um estava envolvido nos negócios, havia comprado um campo e precisava ir ver. Outro estava envolvido em seu trabalho, pois tinha comprado 5 novas juntas de bois e precisava experimentá-los. Outro havia casado e por isto pediu escusas. Todas as coisas eram urgentes que tivessem atenção. Assim acontece atualmente. As pessoas inconscientemente acabam tão envolvidas com o dia a dia que quando chega o grande convite do Senhor não percebem, pois as outras coisas tomam conta e prioridade de suas vidas. Deus nos chama para colocarmos a Ele e as suas coisas em primeiro lugar.

Mt 6:33 – “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Cl 3:1-2 – “1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.”

II Co 4:18 – “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

PERGUNTAS: Você percebe que coisas tem tirado o nosso tempo daquilo que realmente é importante? Exemplifique.

Para que venhamos a nos concentrar naquilo que é prioritário, Deus nos deixou na sua palavra um alerta que devêssemos nos dedicar a ele DE TODO NOSSO CORAÇÃO naquilo que fosse prioridade. Vejamos:

Buscai ao Senhor - Dt 4:29 – “De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Servi ao Senhor - Dt 10:12 – “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Amai ao Senhor - Dt 13:3 – “Não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.”

Tornai ao Senhor - Dt 30:2 – “... e tornares ao SENHOR, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno.”

Convertei ao Senhor - Dt 30:10 – “Se deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Andai perante o Senhor – I Rs 2:4 – “... para que o SENHOR confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.”

Segui ao Senhor – I Rs 14:8 – “Arranquei o reino da família de Davi e o entreguei a você. Mas você não tem sido como meu servo Davi, que obedeceu a meus mandamentos e me seguiu de todo o coração, e sempre fez o que me agrada.”

Louvai ao Senhor - Sl 9:1 – Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.”

• Confiai no Senhor - Pv 3:5 – Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”

PERGUNTAS: Na prática de nosso dia a dia, como podemos fazer que o Senhor seja o primeiro em nossas vidas?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Neste momento, qual tem sido seu maio objetivo a ser alcançado a curto prazo?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Cada dia surgem novos afazeres, novos compromissos, novas atividades. Tudo isto pode nos desconcentrar daquilo que realmente é importante. Entramos no ativismo do urgente e abandonamos aquilo que de fato é importante.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a abrirem os olhos que o mais importante em nossas vidas é colocar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar em nossas vidas, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: A célula é aquilo que mais parece com o que entendemos como a prática da igreja: o corpo de Cristo, onde Cristo é o cabeça, cada pessoa é um membro, e todos trabalham conjuntamente para o bem e crescimento de todo corpo. Isto acontece pela prática das mutualidades. E é justamente na célula que podemos praticar estas mutualidades (uns aos outros) que a Bíblia nos ensina. Faça que estas práticas das mutualidade/reciprocidades sejam cotidianas e verdadeiramente praticadas em sua célula. 

Corrigido por Eneida Wagner, ptfa.

13/06/2022

Veja Mais...

01/Jun/2022

COMO DEUS NOS USA.

 
23/Mai/2022

MEU ALVO É CRISTO!.

 
26/Abr/2022

DISPOE-TE E RESPLANDECE.

 
18/Abr/2022

A DÚVIDA.