Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMO ALCANÇAR MINHA PROMESSA?

Estudos da Célula

COMO ALCANÇAR MINHA PROMESSA?
 

COMO ALCANÇAR MINHA PROMESSA? (Estevão S. Wagner, ap)

Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: "Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’. "Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu". Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel." (Josué 14:6-14, NVI)

Vivemos dias aonde temos muita pressa para que as coisas aconteçam. Em tudo que fazemos queremos o melhor resultado no menor espaço de tempo. 

Porém há promessas que levam tempo para que venhamos alcançar. Vamos aprender com Calebe algumas características de alguém que alcança as Promessas de Deus em sua vida. 

1) PERSEVERANÇA

O primeiro quesito para alguém alcançar as promessas de Deus é a perseverança. A Bíblia nos mostra vários exemplos sobre isso. 

• Davi esperou mais de 13 anos para que a promessa começasse a se cumprir em sua vida (foi coroado rei em Hebrom – tinha 30 anos). Talvez 20 até a plenitude da promessa de Deus (foi corado rei em todo o Israel – 37 anos). Uma vez que ele tinha menos que 17 anos quando Samuel o Ungiu rei secretamente. 

• Abraão recebeu a promessa aos 75 anos, ela se concretizou aos 100 anos de idade. 

• José levou cerca de 20 anos até o cumprimento da promessa que Deus o havia dado de liderança. 

• Paulo levou pelo menos 13 para viver o que Deus prometera no dia de sua conversão. 

• Calebe esperou 45 anos até ver o cumprimento da promessa. 

2) VIGOR – FOCO NA PROMESSA

"Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época." (Josué 14:11, NVI)

Vigor, no dicionário é: qualidade do que possui força física; energia, robustez.Muitos perdem a promessa porque perdem o vigor, a energia em esperar. Calebe é um exemplo de alguém que manteve a expectativa, o mesmo entusiasmo, paixão. A paixão é poder. Você nunca terá sucesso significativo com alguma coisa a menos que ela se torne uma obsessão para você. Uma obsessão ocorre quando algo consome seus pensamentos e o seu tempo. Você será lembrado na vida apenas pela sua obsessão. Com Henry Ford, foi o automóvel. Com Thomas Edison, as invenções. Com Billy Graham, o evangelismo. Com Oral Roberts, a cura. Com os irmãos Wriht, o avião. E você pelo que é? Pelo que teu coração bate? Qual é a tua obsessão? 

3) FÉ – A CERTEZA DAS COISAS QUE SE ESPERAM

Calebe tinha certeza do que ele estava esperando. Ele ficou firme por 45 anos na expectativa da terra de Hebrom. Outro exemplo de alguém que agiu pela fé foi Abraão, que creu contra a esperança.Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós. Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". (Romanos 4:16-18)

Assim como Calebe, Abraão tinha recebido uma Palavra de Deus e se apegou a ela até se cumprir. 

PERGUNTAS: Qual Palavra (promessa) Deus tem te dado? Qual é a tua obsessão?  

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Sobre qual assunto você gasta mais tempo pensando?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobre tudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos nos movendo debaixo de uma Palavra Profética. Junho é mês de Vivermos as Promessas de Deus. Por isso precisamos aprender sobre como alcançar as Promessas que o Senhor tem liberado sobre a vida de cada uma de nós.

b. Esta ministração tem o objetivo de trabalhar pontos fundamentais para aqueles que querem alcançar todas as promessas que Deus tem para suas vidas.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célulatenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: A célula é aquilo que mais parece com o que entendemos como a prática da igreja: o corpo de Cristo, onde Cristo é o cabeça, cada pessoa é um membro, e todos trabalham conjuntamente para o bem e crescimento de todo corpo. Isto acontece pela prática das mutualidades. E é justamente na célula que podemos praticar estas mutualidades (uns aos outros) que a Bíblia nos ensina. Faça que estas práticas das mutualidade/reciprocidades sejam cotidianas e verdadeiramente praticadas em sua célula. 

22/06/2022

Veja Mais...

13/Jun/2022

DE TODO CORAÇÃO .

 
01/Jun/2022

COMO DEUS NOS USA.

 
23/Mai/2022

MEU ALVO É CRISTO!.

 
26/Abr/2022

DISPOE-TE E RESPLANDECE.