Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PROPÓSITO PASSA POR MILAGRES

Estudos da Célula

O PROPÓSITO PASSA POR MILAGRES
 

 O Propósito Passa por Milagres (Ricardo Wagner, ap.)

No Livro de Efésios o apóstolo Paulo nos escreve que Deus predestinou todos homens para serem filhos de Deus (Ef 1:5) e também para cumprirem um propósito (Ef 1:11). Deus tem planos e propósitos como Jó descreveu: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jo 42:2).

Antes de sermos criados, Deus criou seu propósito para conosco. Quando nascemos num livro celestial todos os dias para nossa vida já estavam escritos segundo o propósito de Deus. “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl 139:14-16)

Os planos de Deus para nossa vida são maiores que podemos imaginar. A Bíblia diz: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Co 2:9).

PERGUNTAS: Você tem convicção do plano de Deus para sua vida? Se sim, podes compartilhar alguma coisa que entendes sobre qual o plano que Deus tem estabelecido para sua vida?

Quando pensamos sobre nosso futuro, precisamos ter a convicção que todos os planos de Deus para conosco são de acordo com seu propósito e seu poder. Isto significa que os planos de Deus para nosso futuro sempre passarão por milagres. Vamos ver alguns exemplos:

1. Abraão

a. Deus tinha um grande plano para com Abraão. Deus disse a ele: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome” (Gn 12:2). Mas havia um problema, sua esposa, “Sarai era estéril, não tinha filhos” (Gn 11:30). Mesmo assim Deus confirmou este propósito várias vezes a Abraão: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade” (Gn 15:5). O plano necessariamente teria que passar por um grande milagre. Genesis 18:11 diz: “Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres.” E o milagre aconteceu. Abraão com 100 anos e Sara com 90 geraram um filho: “2 Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. 3 Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque” (Gn 21:2-3).

b. Interessantemente Isaque casou com Rebeca que também era estéril e aqui vemos o segundo grande milagre necessário para o cumprimento do plano de Deus: “Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu” (Gn 25:21).

c. Isaque teve dois filhos. Como Esaú vendeu sua primogentitura, o plano de Deus continuou com Jacó. Jacó escolheu Raquel para sua esposa, mas novamente passamos por um problema para o cumprimento do projeto de Deus, “Raquel era estéril” (Gn 29:31). Mas “22 lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. 23 Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame” (Gn 30:22-23). Para que se cumprisse o plano que Deus tinha com Abraão, Deus precisou fazer que três mulheres estéreis se tornassem fecundas.

2. Josué

Deus havia prometido para Josué que entrariam na terra de Canaã e a conquistariam.

Js 1:11 – “Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para a possuirdes.

Quando os espias haviam entrado na terra de Canaã tinham reportado: “as cidades são grandes e fortificadas até aos céus” (Dt 1:28). Constatou-se pelas escavações modernas que Jericó era a cidade mais protegida e com as maiores muralhas. Haviam 2 fileiras de muros com altura de aproximadamente 9 m e largura entre 2 e 3,5 m (conforme desenho anexo). Na época a pólvora ainda não havia sido descoberta e nenhuma técnica de explosivos existia. Mas o Senhor para cumprir com sua Palavra fez com que as grandes muralhas de Jericó fossem abalada e ruíssem. O milagre aconteceu e o propósito de Deus com Israel se cumpriu.

Js 6:20 – “Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.”

PERGUNTAS: Quando planejamos nosso futuro conforme os planos de Deus, precisamos planejar com os milagres. Quais os milagres que precisam acontecer em sua vida para os planos de Deus serem estabelecidos?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Nunca deixe que dar uma grande importância para os visitantes. Mostre isto na prática. Eles precisam perceber que são bem-vindos e queridos em nosso meio.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Compartilhe com o grupo qual a coisa que você mais gosta em você mesma?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Este é um momento para criar um ambiente onde o Espírito Santo se sinta a vontade. Então, não leve esta parte da célula com leviandade. Deste momento depende o agir de Deus durante a reunião.

c. Orem para que nesta reunião milagres sejam liberados sobre a vida das pessoas.

3. Edificação

a. O Objetivo desta ministração é mostrar que os planos para a vida de um filho de Deus sempre são maiores que sua própria capacidade de alcança-los. Por isto leve as pessoas a fazerem planos de milagres em suas vidas.

b. Abaixo segue dois desenhos como eram as muralhas de Jericó. Jericó era praticamente uma cidade intransponível. Só foi conquistada pela intervenção do poder de Deus.

4. Evangelismo

a. Durante a reunião provavelmente muitas pessoas demonstraram sua limitação sobre seu futuro. Ore para que as pessoas possam ver seu futuro passando pelos milagres de Deus.

b. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

c. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

d. Dê os avisos necessários.

e. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

f. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

03/04/2019

Veja Mais...

18/Mar/2019

AÍ VEM O SONHADOR.

 
12/Mar/2019

O DEUS QUE PREPARA TUDO.

 
25/Fev/2019

QUEM SOMOS.