Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O DEUS QUE PREPARA TUDO

Estudos da Célula

O DEUS QUE PREPARA TUDO
 

O Deus que Prepara Tudo (Ricardo Wagner, Ap.)

Leia Gn 22:1-14

Quando Abraão recebeu a incumbência de sacrificar seu filho e não negou este pedido, chegando ao monte “ perguntou Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto ” (Gn 22:7-8) Quando Deus viu que Abraão estava verdadeiramente disposto a obedecer e sacrificar Isaque, foi impedido de fazer isto pelo Anjo do Senhor e “ tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. ” (Gn 22:13). O Senhor tinha preparado um cordeiro (preso nos arbustos) para ser sacrificado no lugar de seu filho.

PERGUNTAS : Você já se encontrou numa situação que não via mais saída? Compartilhe!

Apesar de nós não sabermos o que nos aguarda no futuro, Deus sempre tem as coisas preparadas para o bem e o

melhor daqueles que o amam: “ mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam ” (I Co 2:9).

Vemos em toda história da relação de Deus com o homem que o Senhor sempre se antecipou as dificuldades que o homem enfrentaria e preparou uma solução antecipadamente.

a. Quando Deus criou o homem ele já havia preparado um jardim para o homem viver nele. (Gn 1:1; 2:8). Gn 2:8 – “ E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden , na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado .”

b. Quando José foi para o Egito Deus já tinha preparado de antemão a terra de Gósen que era uma terra fértil e frutífera que foi destinada para todos descendentes de fossem salvos da grande fome que havia sobrevindo sobre a terra. Gn 47:4-6 – “ Disseram mais a Faraó: Viemos para habitar nesta terra; porque não há pasto para o rebanho de teus servos, pois a fome é severa na terra de Canaã; agora, pois, te rogamos permitas habitem os teus servos na terra de Gósen. 5 Então, disse Faraó a José: Teu pai e teus irmãos vieram a ti. 6 A terra do Egito está perante ti; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos ; habitem na terra de Gósen. Se sabes haver entre eles homens capazes, põe-nos por chefes do gado que me pertence

c. Quando Deus tirou o povo do Egito, já tinha uma terra que manava leite e mel preparada para os Israelitas. Ex 3:8 – “ por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel .”

d. Quando o povo saiu pelo deserto em direção a Canaã, ele preparou toda ajuda necessária para esta jornada. Ex 13:21 - “ O SENHOR ia adiante deles , durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite .”

e. Quando o homem estava perdido sem esperança ele preparou a salvação por intermédio de Jesus. Jo 3:16 - “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

f. E quando Jesus subiu aos céus foi preparar lugar junto ao Pai. Jo 14:2-3 – “ Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar . E, quando eu for e vos preparar lugar , voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” Em todas as circunstâncias difíceis que passamos Deus sempre tem preparado uma saída inusitada:

? Para fuga dos pais de Jesus diante da fúria de Herodes, ele providenciou a oferta dos magos que sustentou a família de Jesus pelo período que se estiveram no Egito (Mt 2:10-11).

? Diante do plano de Hamã para destruir o povo hebreu, Deus providenciou que a rainha fosse a hebréia Ester, quem tinha influência diante do rei Xerxes e assim salvou todo povo (Et 4:12).

? Deus providenciou corvos para alimentar Elias quando este estava em fuga da perseguição de Jezabel (I Rs 17:2-4).

PERGUNTAS: Você já teve uma experiência de como Deus resolveu algo de forma surpreendente? Tem algo em sua vida que você não vê saída, mas agora pode crer que Deus tem algo surpreendente preparado?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

b. Não perca a oportunidade de deixar as pessoas novas a se expressarem e se sentirem bem a vontade. Deixe elas falarem sobre elas mesmas. TODAS as pessoas gostam de falar de si mesmas.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Conte sobre algo bom que aconteceu em sua vida e você não esperava?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. O louvor imita o ambiente dos céus e com isto prepara o ambiente para presença de Deus. Não é apenas cantar ou não. É preparar o ambiente para Deus agir.

c. Orem para esta presença de DEus venha produzir milagres tremendos na célula.

3. Edificação

a. Esta ministração nos leva a entender que Deus sempre tem tudo planejado e preparado. Desta forma nossa ansiedade de se algo será solucionado ou não se transforma em expectativa em como Deus irá solucionar nossas questões.

b. Deixe as pessoas bem a vontade para falarem de suas ansiedades e transformá-las em expectativas.

4. Evangelismo

a. Ore pelas pessoas que tem alguma ansiedade que precisa ser ajudada pela confiança no Deus que prepara tudo.

b. Ore por todas as pessoas da célula para cada dia sejam mais aquilo que Deus deseja que sejam.

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

Observação:

Célula não é um grupo fechado. Muito pelo contrário. Então sempre dê prioridade nas conversas para com os novose jamais deixe de consolidar as pessoas novas um ou dois dias depois da reunião de célula. Ligue, visite ou faça contato de alguma forma com os novos logo depois da reunião.

12/03/2019

Veja Mais...

25/fev/2019

QUEM SOMOS.

 
18/fev/2019

O PODER DA GRATIDÃO 2.

 
11/fev/2019

CEDO ESQUECERAM.