Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > CEDO ESQUECERAM

Estudos da Célula

CEDO ESQUECERAM
 

Cedo Esqueceram (Ricardo Wagner, Ap.)

O povo de Israel passou 430 anos no Egito. Boa parte deste tempo estavam lá como escravos. Ex 12:40 – “Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.” Depois deste período, “o SENHOR com mão forte os tirou do Egito” (Ex 13:16). Mesmo que o Faraó tenha resistido, pelas 10 pragas ele foi obrigado a deixar o povo sair livremente. Eram aproximadamente 3 milhões de pessoas que saíram do Egito e foram em direção a terra de Canaã.

A. O pensamento de escravo

O tempo que o povo ficou no Egito moldou a mente dos israelitas. Se acostumaram e se conformaram com aquela vida de escravos: eles pensaram como escravos; eles pensaram com um sentimento de inferioridade; eles pensaram numa dimensão de discriminação; eles pensaram numa dimensão de desespero!

Os seres humanos pensam e agem de acordo com sua própria realidade. As pessoas que vivem em áreas rurais pensam em uma dimensão agrícola, e as pessoas que vivem em áreas urbanas pensam de acordo com sua dimensão de cidade. Os israelitas passaram por grandes provações, porque ao saírem do Egito não mudaram de pensamento.

PERGUNTAS: Qual tipo de pensamento e atitudes trouxemos de nossa velha vida longe de Deus?

B. Deus proporcionou diversas oportunidades para eles mudarem de mentalidade

Dt 11:2-7 – “2 Considerai hoje ... a grandeza do SENHOR, a sua poderosa mão e o seu braço estendido; 3 e também os seus sinais, as suas obras, que fez no meio do Egito a Faraó, rei do Egito, ...; 4 e o que fez ao exército do Egito, aos seus cavalos e aos seus carros, fazendo passar sobre eles as águas do mar Vermelho, quando vos perseguiam, e como o SENHOR os destruiu até ao dia de hoje; ... 7 porquanto os vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que fez o SENHOR.”

O Povo de Israel teve diversas oportunidades para mudar de pensamento e começar a viver em uma nova dimensão:

a. Viram o Mar vermelho se abrir (Ex 14:21);

b. Viram as águas amargas de Mara ficarem potáveis (Ex 15:22-25);

c. Viram o maná no deserto (Ex 16:14-15, 35);

d. Viram as codornizes que caíram ao redor do acampamento (Nu 11:31-32);

e. Viram águas saírem da rocha (Ex 17:6).

C. Apesar de verem tantas coisas que Deus fez, continuaram com mentalidade de escravidão

Apesar de Deus ter tirado o povo do Egito e ter lhes proporcionado muitos eventos para mudarem de pensamento e começarem a viver numa nova dimensão eles continuaram com a mentalidade de escravidão ligada ao Egito. Podemos ver isto em várias passagens que o povo, apesar de estarem a caminho de Canaã, invocaram a vida que tinham no Egito.

a. A situação de dessepero em frente ao Mar Vermelho: Ex 14:10-11 – “10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?”

b. Murmurando contra Moisés, lembraram-se do Egito: Nm 11:4-5 – “4 E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer? 5 Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.

D. Por Que não mudaram de mentalidade? Porque “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras” (Sl 106:13)

Sl 106 – “4 Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua bondade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação, 9 Repreendeu o mar Vermelho, e ele secou; e fê-los passar pelos abismos, como por um deserto. 10 Salvou-os das mãos de quem os odiava e os remiu do poder do inimigo. 11 As águas cobriram os seus opressores; nem um deles escapou. 12 Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor. 13 Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; 21 Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que, no Egito, fizera coisas portentosas,22 maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho.42 Os israelitas foram maltratados pelos seus inimigos e ficaram debaixo das ordens deles.43 Muitas vezes Deus livrou o seu povo, mas eles preferiram se revoltar contra ele e se afundar ainda mais no pecado.”

PERGUNTAS: O que podemos fazer para lembrar dos feitos de Deus e termos nossa mente transformada? Tome como base Pr 4:23 NTLH – “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. O quebra gelo serve para deixar as pessoas bem a vontade. Mas podemos aproveitar para conhecer melhor as pessoas e saber coisas importantes sobre suas vidas. Este também é um momento especial para todas as pessoas perceberem que todos são muito semelhantes e passam por situações muito parecidas.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor. Mostre para estas pessoas que esta reunião será um divisor de águas em suas vidas.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Você tem uma experiência que pensava de uma forma e por algum motivo mudou de idéia? Conte esta experiência!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Sabemos que há uma guerra espiritual contra a igreja. A célula é a forma mais explícita de ser igreja. Então, toda célula está debaixo de uma guerra espiritual. Leve a célula a orar contra toda obra do diabo e invocar a presença de Deus sobre o grupo.

3. Edificação

a. Esta ministração tem como foco gerar mudanças na mentalidade de derrota para conquista. Dê o foco para que as pessoas reconheçam seus pensamentos limitantes e recebem a Palavra de Deus, para ROMPEREM e FRUTIFICAREM este ano e entrar numa nova dimensão.

b. Existem 4 coisas fundamentais para manter o foco e não esquecer daquilo que Deus tem para nós:

- Pensar de acordo com Deus

- Crer de acordo com Deus

- Sonhar de acordo com Deus

- Falar de acordo com Deus

4. Evangelismo

a. Ministre oração para as pessoas terem uma mudança de mentalidade para experimentarem as coisas boas, agradáveis e perfeitas de Deus para este ano.

b. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

c. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

d. Dê os avisos necessários.

e. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

f. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

Observação:

a. Uma célula doente é uma célula que não cresce e não multiplica. Não deixe sua célula fechar pela falta de atenção as pessoas novas impedindo que novas pessoas participem.

b. Apesar de nas células sempre darmos atenção as necessidades das pessoas, o objetivo central da célula não é este. O objetivo é CRESCER e MULTIPLICAR!

11/02/2019

Veja Mais...

29/Out/2018

A ORAÇÃO DE JABEZ.

 
29/Out/2018

A ORAÇÃO DE JABEZ.