Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A ORAÇÃO DE JABEZ

Estudos da Célula

A ORAÇÃO DE JABEZ
 

 A Oração de Jabez (Ricardo Wagner, ap.)

As vidas dos cristãos incluem oração constante. Mesmo Jesus orou continuamente durante o tempo de sua encarnação na terra. A oração é nossa respiração espiritual, comunhão com Deus é o canal para as Suas bênçãos. A oração de Jabez, descendente de Judá, é uma das conhecidas orações registradas nas Escrituras.

Os primeiros nove capítulos do livro de I Crônicas registram a árvore genealógica oficial das tribos hebreias. Começa com Adão e segue por milhares de anos até o retorno de Israel do cativeiro. É um texto “chato” para ler! A enorme lista de nomes desconhecidos e difíceis (há mais de 500 deles) é capaz de desanimar até o mais valente estudioso da Palavra de Deus.

Veja o capítulo 4: “Os filhos de Judá foram: Perez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal. Reaías, filho de Sobal, gerou a Jaate; ... Aumai ... Laade ... Etã ... Jezreel ... Isma ... Idbas ... Hazelelponi ... Penuel ... Gedor ... Ezer ... Husa ...Efrata ... Asur ...Tecoa ... Hela ... Naara ... Auzão ... Héfer ... Temeni ... Haastari ...”

PERGUNTA: Percebemos nesta sequência de nomes que não havia nada fora do comum. Como é a sensação da gente viver a vida sem fazer nenhuma diferença? Sem ter uma significância maior para aqueles que estão ao nosso redor!?

Mas uma história interrompe repentinamente a sequência de 44 nomes deste capítulo:

I Cr 4:9-10 “9Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. 10Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

No versículo seguinte (v.11), a lista dos membros da tribo de Judá continua como se nada tivesse acontecido: “Quelube, irmão de Suá, gerou a Meir; este é o pai de Estom ...

Havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o historiador a fazer uma pausa na simples lista de nomes. Parece que ele está dizendo: “Ei, espere um pouco. Você precisa saber algumas coisas sobre este cara chamado Jabez. Ele está muito acima do resto!”.

Qual foi o segredo da reputação de Jabez? Você poderá procurar em todas as páginas da Bíblia, e não vai achar nenhuma outra informação além da que aparece nestes versículos. Vamos analisar:

1. As coisas começaram mal para Jabez. A palavra Jabez no Hebraico significa “o que causa sofrimento”. Ele recebeu este nome por ter gerado muita dor em sua mãe ao nascer. Desde seu início Jabez estava marcado como alguém que gerava algo ruim nas pessoas.

2. Ele fez uma oração comum, de apenas uma frase.

a. “Que me abençoes” – Jabez tinha convicção que a bênção de Deus poderia mudar o destino negativo que havia sido imposto a ele quando do seu nascimento.

b. “E me alargues as fronteiras” – Jabez sabia que Deus poderia abrir as portas e alargar o alcance de sua vida fazendo que ele fosse muito mais que era a expectativa de todos.

c. “Que seja comigo a tua mão” – Jabez sabia que a mão de Deus era poderosa tanto para abrir caminhos como para protege-lo de todo mal.

d. “Me preserves do mal de modo que não me sobrevenha aflição” – Jabez cria que o poder de Deus era maior que todo mal que pudesse sobrevir a ele.

3. Tudo acabou excepcionalmente bem para ele. Está claro que o resultado pode ser atribuído a sua oração. O pedido simples e direto que Jabez fez a Deus mudou sua vida e deixou uma marca permanente nos livros históricos de Israel. O Senhor quer transformar o aparente destino de desgraça em uma história de respeito e honra.

PERGUNTAS: Você já imaginou que Deus quer fazer coisas ainda muito maiores através de sua vida? O que você realmente gostaria de fazer e alcançar, não para si mesmo, mas para agregar valor a outras pessoas e a sociedade?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Dê boas-vindas a todos.

b. A recepção as novas pessoas é chave para que as pessoas se sintam bem-vindas e a vontade. Por isto não menospreze este momento. Peça para aquele que trouxe alguém novo o apresente e peça para cada pessoa na célula fale algo de bom para ele.

c. Quebra Gelo. Pergunta: O que representa a célula para você?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Diga que todos tem liberdade de orarem e orem pela célula.

3. Edificação

a. Jabez entendia que Deus poderia alargar seus limites, suas estacas para que sua vida tivesse um alcance maior. Gaste tempo desenvolvendo este sentimento nas pessoas de sua célula.

4. Evangelismo

a. O tema da Oração de Jabez é a grande oportunidade de levar as pessoas a expandirem seus sonhos. Libere para as pessoas falarem daquilo que sempre quiseram fazer, mas por algum motivo deixaram para trás estes objetivos. Orem por isto.

b. Veja se há alguém com doenças e dores e ore por estas pessoas esperando pela cura imediata. Insista na oração até a pessoa ser curada.

c. Aproveite este momento para orar pelos novos para que recebam a Jesus.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo nesta para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pelo novo presidente e toda sua equipe.

29/10/2018

Veja Mais...

03/Dez/2018

GUARDAR OS PENSAMENTOS.