Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O HOMEM QUE MUDOU UMA REGIÃO

Estudos da Célula

O HOMEM QUE MUDOU UMA REGIÃO
 

 O Homem que Mudou uma Região – Leia Mc 4:35-5:20 (Ricardo Wagner, ap.)

Na história da vida de Jesus temos o relato da libertação de um endemoninhado da cidade de Gadara, região de Decápolis. Esta foi uma história dramática da libertação de um homem terrivelmente endemoninhada. Gadara era uma cidade pagã que adotou a religião Greco-Romana, onde havia um templo dedicado ao deus Zeus. Na religião Romana, o animal sagrado era o porco, que após morto e oferecido, tinha a sua carne vendida nos mercados. A cidade havia passado por muita confusão, revoltas, destruição e mortes nos anos antes que Jesus esteve lá. O pavor na cidade era tal que na época do nascimento de Jesus há o relato de homens cortando suas gargantas ou se jogando em precipícios pelo pavor e medo daquilo que o Rei Herodes poderia fazer com os habitantes da cidade, pois no passado havia sido um reduto de “rebeldes”.

Jesus estava ministrando com uma multidão quando decidiu ir a região de Gadara, do outro lado do Lago de Genezaré.

Mc 4:35-36 – “35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. 36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.”

Ao chegar em Gadara logo o endemoninhado veio ao encontro de Jesus:

Mc 5:1-5 – “1 Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. 2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, 3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; 4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. 5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.”

Jesus manifestou seu poder libertando este homem de uma forma dramática e muitos vieram ver o que havia acontecido!

Mc 5:14-20 – “Então, saiu o povo para ver o que sucedera. 15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. 16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. 17 E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles. 18 Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. 19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. 20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.”

PERGUNTAS: Parece que aquela região era um lugar de desgraças. Você já encontrou dificuldades e pensou que o lugar era o problema? Conte sua experiência.

Neste episódio algo nos chama atenção: ao ver o que aconteceu com o endemoninhado e com os porcos, os habitantes daquela região expulsaram a Jesus dali. O homem que estava endemoninhado queria acompanhar Jesus, mas Jesus espantosamente não permitiu. Agora nos surge a pergunta: por quê Jesus não permitiu que aquele homem o seguisse se ele mesmo havia dito outrora: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37). A resposta está logo a seguir, quando Jesus lhe disse: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. 20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.” (Mc 5:19b-20)

Jesus havia deixado uma multidão de pessoas para ir a Gadara para libertar um homem! Será que valeu a pena? A Bíblia não nos fala mais sobre este homem. Mas há um episódio posterior que nos fala muito sobre os acontecimentos que se seguiram naquela região.

Mc 7:31-32 “31 De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galileia, através do território de Decápolis. 32 Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.”

Jesus faz um caminho estranho e sem lógica passando propositadamente novamente por Decápolis (terra onde Gadara se encontrara). Ao passar por lá, ao invés de expulsarem a Jesus com haviam feito antes, vieram agora ao encontro dele e trouxeram os enfermos para Jesus os curar. Ao curá-los os moradores de Decápolis: “Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem” (Mc 7:37). Vimos que toda atmosfera espiritual estava transformada! O que havia acontecido? Sim, o homem liberto de uma legião de demônios (talvez 6.000 demônios, pois uma legião de soldados romanos correspondiam a 6.000 soldados) “foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam” (Mc 5:20) e agora aqueles que tinham expulsado a Jesus foram ao seu encontro, o receberam, confiaram nele e o honraram!

Um homem pode mudar uma história. Um homem pode mudar toda atmosfera de uma região. Um homem pode transformar a história de uma terra!

PEREGUNTA: Uma região foi mudada! Você crê que Deus pode lhe usar para mudar a história de um povo? Como?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Cuidado em como você inicia a reunião. Tente ser o mais descontraído possível. Assim as pessoas ficarão mais a vontade para compartilharem!

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Quando foi a primeira vez que você ouviu do evangelho que transforma?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus na célula é o grande diferencial de uma célula que produz resultados na vida da pessoa para apenas uma reunião de amigos. Manifeste o anseio pela presença de Deus em sua célula na oração e diante da célula.

c. Orem com fervor para que a presença de Deus esteja se manifestando na célula.

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é mostrar que aquilo que Deus fez por nós pode se tornar uma grande oportunidade para mudar todas as circunstâncias.

b. Ajude as pessoas da célula a entenderem se um endemoninhado como de Gadara mudou a atmosfera de toda uma região, quanto mais nós que temos grandes experiências com nosso Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que aqueles que estão desacreditados voltarem a crer que suas vidas podem fazer um grande diferencial em toda uma região.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

Ame as pessoas que estão na sua célula e creia que Deus pode fazer o impossível. Acredite que Deus pode mudar qualquer situação. Não despreze o lugar nem as pessoas que estão ao seu redor. Acredite que Deus pode mudar tudo.

28/05/2019

Veja Mais...

14/Mai/2019

O DEUS VIVO.

 
07/Mai/2019

A GLÓRIA DE DEUS .

 
30/Abr/2019

OS INCONFORMADOS .

 
23/Abr/2019

OS PODEROSOS FILISTEUS.