Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > DISPOE-TE E RESPLANDECE

Estudos da Célula

DISPOE-TE E RESPLANDECE
 

Dispõe-te e Resplandece (Estevão Wagner, ap.)

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti.” (Is 60:1-2 ARA)

Essa é a palavra profética que Deus deu a Rede Apostólica neste ano de 2022.

Deus tem falado da importância de nos dispormos. A mesma palavra o Senhor usou com Josué para conquistar a terra prometida, após a morte de Moisés: “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor , que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Js 1:1-2 ARA)

No dicionário de concordância Strongs, DISPOR-SE É: levantar, erguer, permanecer de pé, pôr-se de pé; tornar-se poderoso; entrar em cena; ser estabelecido, ser confirmado; resistir; estar fixo; ser provado; cumprir; confirmar, ratificar,estabelecer, impor; erguer-se. 661 vezes aparece na Bíblia está palavra hebraica QUWM (dispõe-te). 

Quando Deus fala com Josué ele trabalha as seguintes questões: 

1. DISPÕE-TE AGORA. O maior referencial de liderança para Josué, e todo povo que havia saído do Egito, era Moisés. Ele era o representante de Deus, aquele que Deus falava face a face. E agora o grande líder havia morrido. O discipulador havia sido tomado pelo SENHOR. O que fazer? Como levantar-se em meio a dor da perda? 

Deus sabendo da importância de Moisés na vida de Josué precisou agir rápido. 

Moisés influenciou tanto a vida de Josué que mudou o nome do discípulo de Oséias para Josué. Lembrando que nome fala de identidade. Ou seja, Moisés deu a identidade ministerial de seu pupilo.

O SENHOR não deu tempo para Josué ficar acariciando a sua dor. Deus nos conhece! Ele sabe que se a gente der lugar para a tristeza e a dor vamos afundar cada vez mais. 

Isso não significa que não podemos abrir nosso coração e chorar nossas dores, mas que devemos o quanto antes nos levantar para cumprir o propósito de Deus em nossas vidas, e não ficar lamentando para sempre as perdas. Deus sabia do impacto da dor no coração de Josué. 

• Tudo que ocupa o trono do coração é idolatria. Era isso que Deus queria evitar. 

• Precisamos fechar o ciclo / virar a página / avançar.

2. PASSA ESTE JORDÃO. Jordão significa no original RIO DE DÃ, porque é na terra de Dã que o rio começa. DÃ significa justiça, aquele que julga, julgamento ou ele julgou. “Bila engravidou e deu-lhe um filho. Então Raquel disse: "Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um filho". Por isso deu-lhe o nome de Dã”. (Gn 30:5,6, NVI)

Deus estava dizendo a Josué: atravesse o rio da justiça, ou ainda mergulhe na justiça. 

Muitas vezes trazemos nas nossas vidas marcas de injustiças, mas agora é hora de passarmos o rio da justiça. Mergulharmos na justiça de nosso Deus. 

ATRAVESSAR – hebreu significa aquele que atravessa. Mas não é qualquer travessia, porém aquele que atravessa de um ponto ao outro objetivamente. Sabe para aonde tem que ir. 

3. TU E TODO ESTE POVO. Todo aquele que decide obedecer, Deus vai colocar como líder, como influência. É Deus quem levanta. Todavia, Ele não vai colocar em evidência alguém que tem a vida balizada pelas DORES DO PASSADO, nem aqueles que não mergulharam no RIO DA JUSTIÇA. 

4. SEJA FORTE E CORAJOSO. “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.” (Js 1:6, ARA)

Deus diz que Ele prometeu, mas somos nós que conquistamos. Por isso precisamos ter atitude, dispormo-nos. SER FORTE - chazaq - fortalecer, prevalecer, endurecer, ser forte, tornar-se forte, ser corajoso, ser firme, ser resoluto, ser persistente, ficar forte, ficar seguro, pressionar, ser urgente, crescer robusto, tornar-se rígido, tornar-se duro.

5. A BÊNÇÃO REQUER DISPOSIÇÃO. “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mt 11:12, ARA)

No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. 

AJOELHAR – é esforçar-se, buscar a bênção. Joelho é aquele que se dobra. Precisamos nos dobrar diante do nosso Deus.

PERGUNTAS: Quais as bênçãos que você quer receber em tua vida? O que você aprendeu com a ministração de hoje que pode te levar a conquistar o que deseja?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual foi a maior bênção que você já alcançou na vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Precisamos nos mover pelas PALAVRAS PROFÉTICAS que o SENHOR libera sobre cada ciclo. Neste ano temos sido ativados por essa “rhema”: 2022 ANO DE BRILHAR. Também recebemos como Família Apostólica que esta é uma temporada de GRAÇA SOBRE GRAÇA. É nisso que precisamos crer, mesmo que as trevas estejam cobrindo a terra, sobre nós está nascendo a glória do nosso Deus e Pai.

b. Esta ministração tem o objetivo de dar clareza ao que Deus tem falado e da importância de nos dispormos para alcançarmos as promessas que Deus tem nos dado.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula aprenda a confiar naquilo que Deus diz acima das evidênciascontrárias. Isto é fé. Precisamos levar as pessoas de nossa célula a aprenderem a viver pela fé. Ore para que os acontecimentos ao redor de cada um de nós não os influenciem mais que aquilo que Deus diz.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Numa pesquisa feita em uma igreja, foi constatado que apenas uma coisa fez com que as pessoas permanecessem na igreja ou a abandonassem: o número de amigos e relacionamentos que a pessoa fez na igreja. As pessoas que saíram fizeram 1 ou nenhum amigo na igreja e as que permaneceram fizeram 7 ou mais amigos. Isto significa que devemos envolver ao máximo as pessoas que vem novas em nossa célula para criarem novos relacionamentos e amigos. Este é um segredo importante para o sucesso da célula. Quando apenas encontramos as pessoas na reunião da célula isto não faz com que se tornem amigos. Precisamos gerar relacionamentos fora da reunião da célula para que as pessoas criem relacionamentos de amizade.

26/04/2022

Veja Mais...

18/Abr/2022

A DÚVIDA.

 
22/Mar/2022

A NOVA CRIATURA.