Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A NOVA CRIATURA

Estudos da Célula

A NOVA CRIATURA
 

A Nova Criatura (Ricardo Wagner, ap.)

Jo 3:3 – “... respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

Um dos principais evangelistas de nossos dias disse que acredita que apenas quinze por cento dos cristãos professos são verdadeiramente nascidos de novo. Essa é uma afirmação surpreendente! Logicamente que não podemos ter certeza deste número, mas certamente muitos, para não dizer a maioria, daqueles que se dizem cristãos não são verdadeiramente salvos. Isto pode ser visto pelos valores que eles mantêm e pelo estilo de vida que vivem. Isso significa que milhões de pessoas que professam ser salvas verdadeiramente não são. O seguinte texto e versículos da palavra confirmam isso:

Os resultados de uma pesquisa recente indicaram que a maioria dos cristãos não entende – ou acredita – em sua própria teologia sobre salvação. O Barna Research Group perguntou a 6.242 adultos: “Uma boa pessoa pode por si mesmo alcançar a salvação?” A porcentagem dos que responderam “sim” foi de 22 a 82% dos entrevistados cristãos, dependendo da doutrina da sua igreja ;

Como isso pode ser?

Rm 10:17 – “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Muitos pregam que existe um Deus, mas que a maneira de ter um relacionamento com Ele é sendo uma boa pessoa. Nesse aspecto, eles não são muito diferentes de qualquer outra religião. Mas não é isso que a Bíblia ensina. Não importa o quão bom você possa ser. Quem quer ser o melhor pecador que já foi para o inferno? A Bíblia ensina:

Rm 3:23 – “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”

A glória de Deus que este versículo está falando é Jesus. Você pode ser bom comparado a mim ou a alguma outra pessoa. Mas comparado a Jesus, “não há justo, nem um sequer” (Rm 3:10).

A Bíblia ensina que ninguém pode ter um relacionamento com Deus apenas sendo bom. Estamos todos condenados pelopecado para que todos possamos ter a salvação por meio de Jesus (Gl 3:22).

O verdadeiro cristianismo difere de todas as outras religiões na face da terra de uma maneira muito específica: somos a única religião com um Salvador. Outros ensinam que existe um Deus e que devemos prestar contas a Ele, mas acreditam que nos salvamos por boas obras. Mesmo os judeus e muçulmanos acreditam que Deus é o Deus de Abraão, mas rejeitam Jesus como seu Salvador.

Todas as outras religiões colocam o fardo da salvação nas costas do indivíduo. Eles ensinam que por meio de atos de abnegação e santidade, você ganha seu lugar no céu. Mas o verdadeiro cristianismo coloca o fardo da salvação em Jesus. Nossa única parte é acreditar e receber, ou duvidar e abrir mão da obra de Jesus.

Se um budista, um muçulmano e um cristão estivessem diante do Senhor, como eles responderiam a esta pergunta: “O que o torna digno de entrar no céu”? O budista e o muçulmano certamente tentariam convencer o Senhor de sua santidade por meio de suas dignas realizações. Essa é precisamente a lógica por trás dos homens-bomba dos terroristas. Eles são informados de que, se matarem os infiéis, eles terão entrada no céu e um harém de mulheres para a eternidade.

Mas um verdadeiro cristão não apontaria para nenhuma boa ação que eles fizeram, e eles certamente não esperariam que matar outros lhes valesse o favor de Deus. Em vez disso, eles apontavam para Jesus e diziam: “Não tenho nenhuma virtude própria para me tornar digno. Toda a minha fé está em Jesus, meu Salvador, e no que Ele fez por mim”.

É sempre sobre como vemos Jesus. Todas as religiões do mundo reconhecem Jesus. Não tem como não acreditar em sua existência. Há mais evidências físicas de que Jesus viveu do que qualquer um dos Césares (imperadores romanos). E o exemplo de amor e de dar a outra face de Jesus nunca foi igualado por nenhum outro líder religioso.Os muçulmanos e os judeus dizem que Jesus foi um profeta, um homem bom. Eles elogiam Seus ensinamentos, mas O rejeitam como Deus e Salvador. Surpreendentemente, muitos que se chamam “cristãos” têm uma visão semelhante de Jesus. Eles admitem que Ele é um exemplo maravilhoso, mas eles não acreditam que Ele é Deus, e eles não acreditam que Ele é o único caminho para o Pai.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14:6).

Jesus não afirmou ser “uma” verdade, “um” caminho e “uma” vida; Ele não deixou outras opções para ter um relacionamento com Deus, o Pai, a não ser por meio Dele. 

PERGUNTAS: Por que as pessoas normalmente acham que se forem “boazinhas” tem direito a salvação? Se não é pelas nossas “boas obras” que temos acesso a salvação, como podemos ter acesso a Deus?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você conhece uma pessoa que é humilde? Quais são as características desta pessoa?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Como cristãos temos que ter clareza de nossa salvação. Não podemos ter ninguém em nosso meio baseando sua salvação em suas obras. Mas somente na obra de Jesus. 

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a confiarem em Jesus e não nas obras de suas mãos.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula esteja 100% assegurada que a única forma de se achegar a Deus é através da obra de Jesus, e não de nossas próprias ações.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um grande líder é um vendedor de sonhos. Um gerador de esperança. Um líder mobiliza seu povo pela sua proposta de um futuro melhor! Por isto é necessário que todo líder SEMPRE incentive os membros de sua célula mostrando que Deus SEMPRE tem algo melhor preparado para seu povo.

Corrigido por Pfta Eneida Wagner.

22/03/2022

Veja Mais...

01/Mar/2022

OS PENSAMENTOS DO HOMEM .

 
22/Fev/2022

A VERDADEIRA BATALHA.