Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A VERDADEIRA BATALHA

Estudos da Célula

A VERDADEIRA BATALHA
 

A Verdadeira Batalha (Ricardo Wagner, ap.)

É perceptível que estamos vivendo uma guerra. A ignorância é perigosa, é mortal e, como tal, não devemos ignorar esta batalha em que estamos envolvidos, senão as implicações podem ser destruidouras. A destruição vem para aqueles que não têm conhecimento: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Os 4:6)

A verdadeira guerra que travamos é uma guerra espiritual. Todo cristão deve saber que temos um inimigo. Esse inimigo é o Diabo. Ele tem sido contra o homem desde o início. A verdade é que Satanás é também o inimigo dos incrédulos. É por isso que ele os usa de maneira que lhes causa destruição. A Bíblia nomeia o diabo como nosso adversário, nosso inimigo:“O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” (I Pe 5:8)

O diabo está sempre procurando a quem possa tragar. Isso significa que ele está sempre atento, mas não é todo mundo que ele pode devorar. Quando ele encontra uma presa adequada, que não pode se defender, o diabo se lança sobre ela. Precisamos entender que o diabo não trabalha sozinho. Ele tem fileiras de outros agentes que o ajudam a desempenhar seu papel de oposição à humanidade. Eles incluem principados, potestades, dominadores, forças espirituais do mal edemônios. Paulo fala sobre eles no livro de Efésios 6:12 – “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

Todos esses agentes das trevas trabalham com o Diabo para cumprir sua missão na terra. Eles estão contra a humanidade, o que significa que estão contra você. Eles farão de tudo para garantir que o homem não chegue onde deveria chegar na vida. Seu lema é desempenhar os três principais papéis do Diabo: roubar, matar e destruir. E não vai parar por nada até que eles façam isso. Jo 10:10 diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir.”

Embora esta seja a tarefa deles, temos que ter o entendimento de que fomos colocados em um pedestal muito acima deles. Você está acima do Diabo, você está acima dos principados e potestades, dominadores das trevas, bem como dos poderes espirituais. Deus se certificou disso quando nos colocou em Cristo e nos uniu a ele. Por isso, se Cristo está acima do Diabo, você também está acima dele. Se Cristo tem poder sobre o Diabo, você também tem esse poder.

Ef 1:20-21 – “20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.”

Assim como Jesus está assentado em lugares celestiais, nós, quando nos unimos a Cristo em nossa conversão, estamos assentados juntamente com Ele, acima de todos poderes malignos. Ef 2:6 – “E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”

Embora o diabo seja nosso inimigo, não estamos à sua disposição, fomos elevados acima dele e ele não deve nos assustar. No entanto, devemos estar cientes dele e de seus artifícios. Se estamos envolvidos na guerra espiritual isto significa simplesmente que a batalha não é física. Não é uma batalha para ser travada com mãos, pés e granadas. Devemos lutar com granadas e bombas espirituais. Embora nossa batalha seja de natureza espiritual, muitos continuam lutando suas batalhas fisicamente. Qualquer um que trava uma batalha espiritual com armas físicas está fadado a perder miseravelmente. A Bíblia explica claramente com quem estamos lutando: o diabo, principados, potestades, domínios, maldades espirituais, demônios. Estes não são seres físicos, mas seres espirituais e, como tal, devem ser combatidos espiritualmente. (LEIA II Co 10:3-5)

Embora nossas atividades diárias sejam físicas, a verdadeira batalha é espiritual. Se você está sempre falhando nos negócios, lide com isso no reino do espírito. Se você está sempre brigando em seu casamento, lide com isso no espírito. Se você não está vendo crescimento no ministério, lide com isso na esfera do espírito. Uma das coisas que você notará quando lutar fisicamente com as pessoas é que as coisas ainda dificultam e pioram. É por isso que você deve lidar com a influência por trás da pessoa. Se alguém se comporta mal contra você, ou o ataca, lide com a situação na dimensão do espírito, muito em breve a situação física será resolvida. Esta é uma chave espiritual dada a nós pelo próprio Deus. Nossa batalha é espiritual. Caminhamos fisicamente aqui na terra, mas a verdadeira batalha é espiritual. 

Quando Pedro foi preso e encarcerado, parecia uma batalha física. A igreja orou reconhecendo-a como uma batalha espiritual e para a glória de Deus, Pedro foi libertado da prisão por um anjo. Depois de tratado no espírito, não houve agitação física por ele ter sido libertado. (LEIA At 12:4-7) Lute suas batalhas espiritualmente. Essa é a fonte dos conflitos físicos, desacordos e problemas pelos quais você está passando. 

PERGUNTAS: Como você consegue perceber que algumas batalhas em sua vida são de origem espiritual? Porque o inimigo sempre nos persegue e quer nos derrotar? Ser cristão é sinônimo de ser guerreiro? A guerra lhe desanima? O que fazer?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você se percebe como um guerreiro ou um pacifista?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Muitas pessoas não tem percepção das coisas espirituais. Não entendem que o espiritual é superior ao natural. Querem resolver coisas espirituais pela força natural. Mas a Bíblia nos ensina que nossa luta não é carnal, mas espiritual. E nesta batalha todo cristão deve se envolver.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a verem a realidade de nossas batalhase entrarem em guerra contra o inimigo, uma vez que estamos assentados juntamente com Cristo acima de todo poder maligno.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula abra os olhos e veja que somos mais fortes que qualquer inimigo espiritual. Com esta verdade em mente, podemos entrar na batalha sem medo de sermo derrotados.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Como líder de sua célula, cuide para que os afazeres do dia a dia não tirem seu foco da célula. É muito fácil que as preocupações diárias acabem absorvendo nossa atenção e acabamos nos desconcentrando da célula e do compromisso de multiplicarmos. Coloque em seu dia a dia tarefas em relação a célula que devam ser realizadas, para poder sempre ter sua mente voltada em alcançar os objetivos propostos.

Corrigido por Pfta Eneida Wagner

22/02/2022

Veja Mais...