Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A CREDENCIAL DOS MILAGRES

Estudos da Célula

A CREDENCIAL DOS MILAGRES
 

A Credencial dos Milagres (Ricardo Wagner, ap.)

Quando Jesus veio a este mundo Ele andou por toda terra de Israel fazendo milagres por onde quer que se movia.

At 10:38 – “... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

Jesus fez 5 tipos de maravilhas sobrenaturais: curou enfermos, expulsou demônios, ressuscitou os mortos, multiplicou recursos e interferiu na natureza.

O objetivo final de todas estas manifestações sobrenaturais (obras) era que o Pai celestial fosse glorificado.

Mt 5:14-16 – “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

A Bíblia usa 3 palavras para estas manifestações sobrenaturais. Estas e palavras foram usadas tanto para explicar asmaravilhas que Jesus fez como para os atos sobrenaturais que seus discípulos fizeram.

At 2:22 RA - "Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis."Hb 2:4 RA - "dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade."

a. Milagres (dunamis em grego): poder, força, habilidades ou capacidades sobrenaturais.

b. Prodígios (teras no grego): portento, coisa ou fato extraordinário, maravilha.

c. Sinal (semeion no grego): símbolo, marca, uma ocorrência incomum que transcende o curso normal da natureza.

As manifestações sobrenaturais foram fundamentais no ministério de Jesus, a ponto de Ele dizer:

Jo 4:48 RA - "Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis."

O mesmo aconteceu com Paulo, ao afirmar:

I Co 2:4-5 – “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

Os milagres não tinham a intenção de ser o foco. Eles serviam para validar os ensinamentos que acompanhavam. As pessoas devem crer na Palavra e os milagres fazem justamente com que isto aconteça (Jo 4:48, Mc 16:20).

Jesus realizou milagres para validar o próprio Deus, a sua própria pessoa e a sua mensagem. Igualmente os apóstolos queforam chamados para proclamar a nova mensagem de Jesus, igualmente foram acreditados (validados) por Deus comsinais e milagres, assim como Jesus (At 2:22; 2:43; 5:12; 14:3). Paulo escreveu: "Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas." (II Co 12:12);

A pregação do evangelho do Reino era sua comissão, não a operação de curas e milagres. O livro de Hebreus nos diz queos sinais serviram para "confirmar" a palavra de Deus (Hb 2:3-4).

Hb 2:3-4 – “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmentepelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais,prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.”

Em poucas palavras: o propósito dos sinais, prodígios e milagres era a autenticação da veracidade. Jesus demonstrou eminúmeras vezes que ele era o Cristo, o Ungido de Deus, através da demonstração de sinais, prodígios e maravilhas.

At 2:22 RA - "Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis."

Na época existiam muitos que vinham reivindicando ser o Messias, mas somente Jesus demonstrou que ele eraverdadeiramente o Cristo através dos sinais e prodígios que apenas alguém vindo da parte de Deus poderia demonstrar.

Jo 10:37-38 RA - "Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis; mas, se faço, e não me credes, crede nas obras;para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai."

Igualmente na igreja primitiva haviam muitas vozes pregando heresias. Assim era crítico que os apóstolos demonstrassemsua autenticidade realizando milagres extraordinários, dando substância aos seus ministérios e fazendo com que a igrejafosse estabelecida com base segura e confiável (II Co 12:12).

PERGUNTAS: Como um milagre pode ajudar as pessoas a crerem na Palavra. É importante milagre hoje? Na igreja primitivaos milagres eram abundantes. Porque hoje temos dificuldade de confirmarmos a Palavra através dos milagres?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você já experimentou um milagre de Deus em sua vida? Compartilhe esta experiência!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Vivemos tempos onde a incredulidade é a marca das sociedades pós modernas. Para que o Evangelho penetre na sociedade, precisamos sair do trivial e levarmos um evangelho de poder para nossa sociedade para que nossa mensagem seja acreditada através dos sinais que manifestamos. 

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a entenderem o quanto é necessário a manifestação de milagres em nosso meio.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula comece a crer para experimentar e manifestar os milagres de Deus em sua vida e através de suas vidas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um dos maiores perigos de uma célula é que ela se feche. Isto acontece quando os interesses pessoais dos membros é maior que o objetivo da célula. Em uma célula fechada, pessoas novas não se sentem muito agradáveis, pois os interesses pessoais dos membros é maior que a importância das pessoas novas. Os membros falam sobre suas coisas e não dão espaço e atenção para as pessoas novas. Quando uma célula se fecha dificilmente ela consegue ter novos membros e praticamente fica impossível de multiplicar esta célula. SEMPRE o objetivo da célula de crescer e multiplicar está a frente de todos outros objetivos.

Corrigido por Pfta Eneida Wagner

08/03/2022

Veja Mais...

01/Mar/2022

OS PENSAMENTOS DO HOMEM .

 
22/Fev/2022

A VERDADEIRA BATALHA.