Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PODER DA RESSURREIÇÃO

Estudos da Célula

O PODER DA RESSURREIÇÃO
 

O Poder da Ressurreição (L. Henrique Schmitt, pr.)

Você já parou para pensar nestas duas perguntas: Qual a verdadeira esperança de um cristão? E o que devemos fazer enquanto esperamos?

Muitos podem achar que a esperança cristã está firmada em coisas materiais, sucesso e prosperidade! Outros vão afirmar que se a esperança cristã pode ser resumida em “ir morar no céu”!

Porém, a maioria das pessoas - inclusive muitos cristãos – não tem idéia de qual seja a verdadeira esperança cristã. Logo se não sabemos a fonte, a razão na nossa esperança, não saberemos o que fazer enquanto esperamos, não é mesmo?

I Pe 1:21 – Nossa fé e esperança estão em Deus.” 

Mas a Palavra de Deus nos deixa isso muito claro: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pe 1:3).

Se a cruz (a morte do Senhor) nos salvou e nos lavou dos pecados, a Sua ressurreição nos regenera (nos faz passar por uma transformação, fazendo que experimentemos um outro estilo de vida – a vida do Reino – onde procuramos nos moldar à vontade de Deus, pela Sua Palavra), para um propósito, ou seja, para que tenhamos uma “esperança viva”, e a isso podemos chamar do “Poder da Ressurreição”.

Veja o que o apóstolo Paulo diz para os Filipenses: Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição... (Fp 3:10 NTLH). Assim como Paulo afirma neste capitulo, nós fomos conquistados por Cristo para conquistar e estabelecer o Reino de Deus na terra, por meio do poder da ressurreição.

Enquanto se encontrava preso, o apóstolo Paulo refletiu sobre como havia sofrido a perda de “todas as coisas”, inclusive de sua reputação, poder e liberdade (Fp 3:4-8). No entanto, ele continuava dizendo que considerava tudo o que havia perdido como nada comparado ao que havia ganhado em Cristo.

No versículo 10, Paulo diz: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição”. Aqui, Paulo está se referindo a conhecer a Cristo no poder da ressurreição ou através dele. Porque ele sabia que também iria ressuscitar dos mortos assim como o seu Senhor! Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. (Rm 6:8)

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” (Jo 11:25-26) Você crê nisso?

A ressurreição de Jesus não foi como a experiência de Lázaro, que voltou à vida (Jo 11:43-44). Lázaro ressuscitou da sepultura, mas acabou morrendo novamente. Jesus ressuscitou dos mortos e permaneceu vivo, com um corpo glorificado! Sua vitória sobre a morte e seu corpo glorificado dão-nos a certeza de que ele não apenas está conosco hoje, mas de que, a cada dia, as coisas estão sendo renovadas. Estaremos juntos com Ele, com corpos semelhantes!!

Podemos esperar uma nova criação e uma vida com Deus quando já não haverá mais dor, sofrimento ou lágrimas (Ap 21:1-4).

A ressurreição de Jesus dá-nos esperança. Ela nos lembra diariamente de que este mundo foi feito para algo melhor e será redimido de toda maldição e pecado: algo muito mais bonito, lindo! Essa visão deve nos inspirar para imaginarmos uma nova sociedade: uma sociedade mais harmoniosa, cuidadosa e compassiva, e claro também, para com as pessoas que mais necessitam (Mq 4:3; Is 2:4; Sl 22:27,28).

A realidade da ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição incentiva-nos em nosso trabalho de influência e transformação para mudarmos as coisas para melhor e assegura-nos de que o poder de Deus, presente no mundo, torna todas as coisas possíveis (Mt 19:26; Sl 115:16; Mt 5:5; Ap 5:10).

Essa esperança de renovação é um elemento fundamental das boas novas de Jesus que trazemos. Que ela nos dê a coragem para desafiarmos a injustiça e vivermos de forma diferente sendo protagonistas da restauração de todas coisas (At 3:21), no conhecimento e no poder da ressurreição de Cristo!

PERGUNTAS:

• Quais são as coisas “normais” em nosso mundo que precisam ser substituídas por algo novo e melhor? 

• Como você, sua família, a igreja e sua comunidade podem desempenhar um papel nisso? 

• Como podemos aprofundar nosso conhecimento e experiência pessoal do poder da ressurreição de Cristo? 

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual seu pensamento sobre o futuro?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. A Bíblia nos ensina que o cristianismo tem 3 fundamentos: fé, amor e esperança (I Co 13:13 – “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”) Enquanto o amor é a forma de relacionarmos com as outras pessoas, a fé é a forma de nos relacionarmos com Deus. Por outro lado, a esperança é a forma que nos relacionamos conosco mesmos. A esperança influencia e transforma-nos interiormente. Se não tivermos esperança vivemos no medo.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a terem uma esperança viva e real, para poderem superar toda e qualquer pressão ou dificuldade e continuarem avançando para a transformação e o estabelecimento do Reino de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula não tenha expectativas negativas a respeito do futuro, mas tenha uma viva esperança e através desta esperança enfrente as batalhas do dia a dia em sua vida sabendo que no final teremos a vitória.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Se uma pessoa tiver apenas um dia para participar de uma reunião, este dia deverá ser o dia de frequentar a célula (ao invés do que muita gente pensa que deveria ser a participação no culto). Por isto, certifique-se que sua reunião de célula venha a suprir as necessidades espirituais das pessoas que frequentam a célula. Ore pelos membros da célula. Ore por suas necessidades. Tire suas dúvidas. Os afirme que o amor de Deus estará com eles. Os ajude a manter comunhão com o Espírito Santo.

03/04/2022

Veja Mais...

22/Mar/2022

A NOVA CRIATURA.

 
01/Mar/2022

OS PENSAMENTOS DO HOMEM .

 
22/Fev/2022

A VERDADEIRA BATALHA.