Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMO PERMANECER CHEIOS DE DEUS

Estudos da Célula

COMO PERMANECER CHEIOS DE DEUS
 

Como Permanecer Cheios de Deus (Ricardo Wagner, ap.)

Você já sentiu que as vezes parece que você está longe de Deus e o amor e a alegria que você já experimentou com Ele se desvaneceram? A maioria dos cristãos sente que as experiências que têm com Deus diminuem com o tempo e que precisam de outro toque. Mas não é isso que a Bíblia ensina. Como cristãos nascidos de novo, todos nós somos capazes de viver na plenitude de Deus todos os dias de nossas vidas. Deus está continuamente derramando Seu amor, alegria, paz, conhecimento, revelação e todas as outras bênçãos. Mas podemos chegar a um ponto em que não estamos recebendo e “sentimos” que Ele se afastou.

Rm 1:21 diz: “porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.”

Este versículo contém quatro elementos chaves, que podem nos conduzir e nos manter operando na plenitude de Deus. 

a. Glorificar a Deus. Em muitos lugares ao longo da Bíblia, a palavra magnificar e engrandecer é a mesma palavra traduzida como glorificar. Portanto, magnificar, engrandecer e glorificar podem ser usados de forma intercambiável. Magnificar e engrandecer significa “tornar maior”.

Você sabia que pode tornar Deus maior? Tecnicamente falando, Deus é quem Ele é, independentemente do que você pensa, mas em termos de sua percepção, Ele pode ser grande ou pequeno. Você tem o poder de torná-lo um ou outro em sua vida. A maioria de nós se tornou mestre em ampliar o problema e minimizar Deus e Sua Palavra. Há uma história de uma senhora que achava que estava grávida, mas descobriu que tinha câncer. Os médicos disseram que ela precisava de uma histerectomia imediatamente. Eles disseram que ela tinha apenas 50% de chance de viver, e ela não viveria mais de duas semanas sem cirurgia. Ela foi ao pastor chorando: “

Pastor, você ouviu o que eles disseram?” O Pastor começou a rir e declarou: “O câncer não é problema para Deus. As luzes no céu não se apagarão com o dreno de energia do Senhor para te curar! Não é mais difícil ser curado de um câncer do que ser curado de um resfriado.”

Quando ela entendeu que o seu Deus é maior que tudo foi curada, inclusive não fazendo nenhuma cirurgia.

b. Gratidão. Paulo listou a ingratidão como um dos sinais do fim dos tempos e a colocou no mesmo versículo a cobiça, orgulho, blasfêmia e impiedade (2 Tm 3:1-2). A segunda chave para permanecer cheio de Deus é um coração agradecido. Glorificar, magnificar e agradecer a Ele estão todos inter-relacionados, mas para glorificar a Deus, você deve ser grato. Ao agradecer a Ele, você está se lembrando do que Ele disse e fez, o que O magnifica. (Leia Sl 103:2)Ser grato envolve humildade e memória. Humildade é o entendimento de que você não realizou essas coisas por conta própria. Lembrar-se humildemente das coisas boas que Ele fez por você sempre traz gratidão. Portanto, é importante olhar para trás e lembrar de quem foi o poder que fez acontecer suas vitórias. (Leia Sl 100:4-5)Toda vez que você for tentado a reclamar de um problema, não o faça. Em vez disso, entre na presença de Deus e passe dez minutos agradecendo a Ele por Sua bondade. Se você fizer isso, descobrirá que o desejo natural de reclamar cessará e o problema diminuirá à medida que você começar a vê-lo na perspectiva correta, na perspectiva de Deus.

c. Imaginação. A imaginação é muito mais importante do que a maioria das pessoas pensa. A palavra hebraica que foi traduzida como “imaginação” no AT significa literalmente “concepção." A imaginação é como as novas ideias são concebidas. Sem ela, as pessoas se tornam espiritual e criativamente estéreis. Deixe a Palavra de Deus controlar sua imaginação enquanto você medita nas Escrituras, e você verá coisas nas Escrituras que você não pode ver com seus olhos físicos. Você vê por dentro... em sua imaginação. Quando a Bíblia diz que você está curado, você tem que meditar nessa verdade até se ver curado. A maioria das pessoas permite que sua imaginação (ou seus pensamentos) se torne vã e concorda com a imagem que os médicos pintaram, e não com a Palavra de Deus. Eles são informados do que vai acontecer, e eles imaginam isso como verdade.

d. Um bom coração. A Escritura deixa bem claro que a atitude do seu coração é muito mais importante do que suas ações. Jesus disse isto em Mt 23:25-26 (Leia estes versículos).O Senhor está mais preocupado com o seu coração do que com as suas ações. (Leia Mt 12:35, Mc 7:21-23 e Pv 23:7 tornam isso ainda mais claro). Nossos corações controlam o que dizemos e também controlam o que fazemos. Todos os itens acima são produtos de nossos corações, como também o amor, alegria, paz, paciência e o restante do fruto do Espírito. Então, o que a maioria das pessoas faz quando percebe que suas ações estão sendo controladas por seus corações e estão causando problemas para si e para os outros? Eles recorrem à modificação de comportamento. Eles tentam mudar suas ações sem mudar seus corações, e isso nunca funciona a longo prazo. Se as pessoas querem que seu comportamento mude, elas devem mudar seus corações. Eles devem certificar-se de que a Palavra de Deus é a influência dominante.

Se você colocar essas quatro chaves em prática em sua vida, você nunca mais será o mesmo. Isso mudará a maneira como você pensa sobre todos e tudo ao seu redor. Isso lhe dará a perspectiva de Deus sobre as circunstâncias da vida.

PERGUNTAS: Revise cada uma das 4 chaves e discuta como as pessoas estão aplicando isto em suas vidas.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Quando surge um problema em sua vida, qual sua primeira reação?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Deus está preparando um povo acima das circunstâncias. Os primeiros cristãos não viveram segundo as circunstâncias, mas de acordo com sua fé. Precisamos aprender a viver não pelo que vemos, mas pelo que cremos para enfrentar toda e qualquer circunstância que surge em nossa vida. 

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a viverem acima das circunstâncias.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula não duvide da presença de Deus em suas vidas. Não ande por sentimentos, mas por aquilo que a Palavra de Deus diz, caminhando com base nas 4 chaves para experimentar a permanente presença de Deus em suas vidas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Não deixe, em hipótese alguma, que sua célula seja infrutífera, não tendo novos visitantes. Faça alguma programação especial com o foco de trazer novas pessoas a célula. Reúna em oração com sua célula em um momento diferente para orar por novos membros. Motive a todos para convidarem novas pessoas. Mude o local da célula, se for necessário, para quebrar a monotonia. Faça algum momento especial com alguma atividade extra para atrair novas pessoas. Afinal, NÃO DEIXE NUNCA SUA CÉLULA SER IMPRODUTIVA

27/03/2022

Veja Mais...

22/mar/2022

A NOVA CRIATURA.

 
01/mar/2022

OS PENSAMENTOS DO HOMEM .

 
22/fev/2022

A VERDADEIRA BATALHA.