Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > OS PLANOS DE DEUS - 2024

Estudos da Célula

OS PLANOS DE DEUS - 2024
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: A benção de ser anfitrião da célula. Uma vez que a igreja em células tem por característica a reunião de pequenos grupos, é de extrema importância a escolha do local e da pessoa que proporcionará o ambiente destas reuniões, a qual chamamos de anfitrião.

Ser anfitrião de uma célula é um grande privilégio, pois significa abrir a casa para que o Reino de Deus cresça e seja estabelecido. Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade que envolve dedicação e zelo.

Há um relato na bíblia sobre a casa de Obede-Edom, que recebeu a arca da aliança (representando a presença de Deus) enquanto todos estavam com medo de recebê-la (1Crônicas 13:13). Em 1 Crônicas 13:14, a Bíblia afirma que “A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía.”

Há uma bênção extraordinária para aqueles que decidem fazer de suas casas um canal para que o Reino de Deus cresça.  Enquanto muitos se prendem ao medo de receber uma célula em sua casa e se privam de viver essas bênçãos, aqueles que fazem como Obede-Edom, abrem suas casas para a célula e liberam bênção sobre suas famílias e tudo o que possuem.

Quebra-Gelo: Você já “entrou em uma fria” por causa do GPS? (ex.: ruas sem saída, endereço errado) Pode compartilhar?

Introdução: Em muitas situações difíceis que passamos na nossa vida, podemos pensar que Deus nos abandonou, que não se importa conosco ou que ele está querendo nos causar dano. Esses pensamentos podem nos fazer perder a esperança e perspectiva de futuro e distorcer as características de quem Deus é ou daquilo que ele sonhou para nós.

Por outro lado, a Bíblia revela as verdadeiras intenções de Deus para conosco, a fim de que O conheçamos e não sejamos enganados pelas circunstâncias da vida. Na célula de hoje, vamos aprender sobre importantes características dos planos/propósitos que Deus tem a nosso respeito:

Jeremias 29:11 (NVI): “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

Em geral, os planos de Deus a nosso respeito não são um “destino inescapável”, no sentido do Senhor controlar cada situação que ocorre conosco, embora muitas pessoas pensem equivocadamente desta forma.

Apesar de Deus ter poder e liberdade para interferir em nossa vida quando quiser, a normalidade de Sua ação é apresentar propósitos, intenções, princípios e projetos e nos convidar a vivê-los. Por isso, temos a escolha de nos envolvermos ou não dos planos de Deus.

1. OS PLANOS DE DEUS NOS FAZEM PROSPERAR

Em primeiro lugar, precisamos entender que Deus não está indiferente às nossas vidas e jamais deseja nos causar dano. Ele possui intenções e planos específicos para cada um de nós. A primeira ênfase do versículo que lemos é de que Deus tem planos de nos fazer prosperar.

A palavra utilizada aqui é shalom, que significa plenitude, inteireza, paz completa, prosperidade. Esse é o desejo de Deus: que vivamos plenamente. Jesus afirmou em João 10:10b: “eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente”.

PERGUNTA: O que significa ter uma vida em abundância ou viver plenamente mesmo em dias desafiadores?

2. OS PLANOS DE DEUS PRODUZEM ESPERANÇA

O segundo aspecto dos propósitos de Deus que extraímos deste texto (Jeremias 29:11) é de que os Seus planos produzem esperança. Esperança bíblica significa uma confiante expectativa do cumprimento das promessas de Deus. A esperança é a ignição da fé (Hebreus 11:1).

Não se trata de um pensamento positivo, mas de uma clara expectativa gerada por Deus dentro de nós de que coisas boas acontecerão a partir de Suas promessas e do que o Espírito Santo revela a nós em nosso relacionamento com o Senhor (1Coríntios 2:9-10). É a alegre convicção daquilo que esperamos.

PERGUNTA: Você já esteve ou está sem esperança sobre algum propósito de vida? Sobre o que você já precisou ou precisa hoje ter a esperança restaurada? (ex.: família, saúde, emoções, finanças, ministério, sonhos pessoais...)

3. OS PLANOS DE DEUS NOS DÃO UM FUTURO

Deus deseja gerar em nós uma expectativa em relação ao futuro, não meramente como um tempo que está por vir, mas como algo onde participaremos ativamente de sua construção. Os planos de Deus não têm o objetivo de meramente nos comunicar o futuro para observarmos e esperarmos de forma passiva.

Deus espera que cada um de nós reaja às Suas promessas, ativando e construindo juntamente com Ele este futuro. Enquanto o futuro não vem à existência, é somente esperança. Quem concretiza a esperança gerada interiormente em um futuro palpável que Deus planejou somos nós por meio do poder de Deus que nos impulsiona a realizar obras por meio da fé.

PERGUNTA: Quais cuidados práticos no presente devemos ter para construir um futuro abençoado?  

CONCLUSÃO: Apesar de qualquer adversidade, o Senhor não está indiferente ao que está acontecendo. Ele tem grandes planos, propósitos, desígnios e intenções para a sua vida. Ele deseja te fazer prosperar, te encher de esperança e todos os dias te convida a construir um futuro pleno e abundante com Ele, sem jamais te causar dano ou mal. 

DESAFIO: Compartilhe dois projetos de futuro que você quer trazer à existência em oração através da célula de qualquer área da vida: ministerial (célula), saúde, finanças, família, emoções, etc...

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

24/07/2024

Veja Mais...

09/jul/2024

VITÓRIAS ESPIRITUAIS.