Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A URGÊNCIA DA COLHEITA

Estudos da Célula

A URGÊNCIA DA COLHEITA
 

Diego Cunha, me. 

QUEBRA-GELO: Quem foi a pessoa que te apresentou Jesus?

Qualquer projeto grande e relevante só acontece por meio de muitas pessoas envolvidas. Nenhuma lavoura, empresa, governo ou instituição de ensino é capaz de ser relevante com o trabalho de somente alguns.

De forma similar, Deus tem um grande projeto de salvação e restauração para este mundo (1 Timóteo 2:3-4). Cada um de nós somos como frutos de Deus que precisam ser colhidos para que cumpram seu propósito e não se percam.

Mateus 9:37 (NVI): Então disse aos seus discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.

PERGUNTA: Imagine uma enorme fazenda que produz frutos para uma cidade inteira. Qual seria o problema de ter poucos trabalhadores numa colheita manual? (líder: frutos vão se perder e o povo vai sofrer, pois o tempo da colheita é curto)

PERGUNTA: Neste mesmo sentido, qual o problema se o Reino de Deus tiver poucos trabalhadores?

Hoje vamos falar sobre a Urgência da Colheita do Reino de Deus, pois a célula é uma ferramenta poderosa de colheita.

1. A COLHEITA COMEÇA POR LEVAR JESUS À TODAS AS PESSOAS.

Mateus 9:35a (NVI): Jesus ia passando por todas as cidades e povoados [...].

Jesus iniciou a colheita indo a todos os lugares e povoados que pôde: é assim que a colheita do Reino de Deus começa, levando Jesus ao encontro de todos.

Cada pessoa alcançada por Deus se torna um fruto do propósito do Senhor de trazer salvação. Contudo, são muitas pessoas, muitos lugares e muitas famílias: é muito trabalho a ser feito.

PERGUNTA: O que te despertou à conhecer Jesus?

Da mesma forma, precisamos alcançar cada vez mais pessoas em prol de levar a Salvação que vem de Deus para todos através de Jesus. Veja um resumo dos planos de Deus para todos as pessoas em Jeremias 29:11-13.

2. A COLHEITA É PRODUZIDA PELAS AÇÕES DE JESUS NA VIDA DE QUEM O BUSCA

Mateus 9:35b (NVI): [...] ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. 

PERGUNTA: Com base neste texto, quais as três grandes atividades de Jesus envolvidas nesta colheita?

Ensinar nas sinagogas significa compartilhar mais da Palavra de Deus com aqueles que já tem se reunido para buscá-lo.

Pregar as boas-novas do Reino significa apresentar a nova vida com Deus por meio de Jesus Cristo para aqueles que ainda não O conhecem.

Curar todas as enfermidades e doenças significa causar o poder sobrenatural de Deus para suprir as necessidades das pessoas e assim revelar um Deus vivo, poderoso e misericordioso. Tudo isto deve ser vivido na célula.

3. A COLHEITA REQUER TRABALHO PERSEVERANTE

Mateus 9:36 (NVI): Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

Mesmo que Jesus já tinha ido a muitos lugares, algo o motivava a perseverar trabalhando em prol do Reino de Deus.

PERGUNTA: Com base neste versículo, qual deve ser a maior motivação para trabalharmos na colheita do Senhor?

Sem Jesus somos perdidos, afligidos e desamparados espiritualmente, refletindo em várias áreas da vida. Todos nós já estivemos nesta condição. Precisamos do amor de Deus pelos perdidos para perseverar. (leia Efésios 2:12-13)

4. A COLHEITA É GRANDE E URGENTE: PRECISA-SE DE MAIS TRABALHADORES!

Mateus 9:37-38 (NVI): Então disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita”.

Jesus ensinou os seus discípulos a importância de trabalhar não somente para que outros sejam salvos, mas também para que estes se tornem trabalhadores da colheita, multiplicando a capacidade da Igreja de cumprir a sua missão.

PERGUNTA: O que normalmente tenta nos impedir de trabalhar na colheita do Senhor?

A colheita do Reino de Deus é algo espiritual. Jesus nos ensina que devemos orar sobre isto de forma específica.

PERGUNTA: Por que a colheita é urgente? Leia João 3:17-18.

CONCLUSÃO: Mesmo que não tenhamos todo o conhecimento para ensinar tudo sobre Deus às pessoas, todos podemos contribuir para a colheita levando Jesus às pessoas a partir do que Ele já tem feito em nossas vidas; os demais atributos que nos faltam individualmente são supridos pelas reuniões da célula e pelos eventos que a igreja proporciona.

DESAFIO: Listar, orar e convidar o maior número de pessoas que não conhecem a Cristo para o culto Jesus é a Resposta.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula. 

17/06/2024

Veja Mais...

28/mai/2024

A PROVISÃO DE DEUS.