Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: Publicamente e de casa em casa. Em Atos 20:20, o apóstolo Paulo destaca uma metodologia social eficaz para a vida da igreja, que consiste na alternância entre o “publicamente” e o “de casa em casa”. Para a nossa realidade sociocultural, uma forma de vivermos o “de casa em casa” é através da reunião da célula.
De forma complementar, precisamos experimentar algo único de Deus que ocorre por meio do “publicamente”, expresso pelo que chamamos “culto” em nossa cultura cristã, que consiste na reunião de todas as células, do grande grupo que compõe a igreja local a que pertencemos.
Deus se relaciona conosco de diferentes formas seja em nossa busca individual (devocional), pelo pequeno grupo (células) ou no grande grupo (cultos). Assim também Jesus se relacionou com seus discípulos, ora individualmente, ora no grupo dos 12, ora junto às multidões, cada qual com momentos únicos registrados nos evangelhos. Por isso, prezamos por realizar reuniões semanais de pequeno e grande grupo, fomentando ainda uma vida devocional diária a todos.
Assim como a reunião da célula, as reuniões de celebração (cultos) carregam momentos únicos. Não deixe de viver uma experiência completa com o Senhor: a sós com Deus, de casa em casa e publicamente.
DINÂMICA: Sugestão de dinâmica na segunda página – Ouvir e Praticar.
Introdução: A definição de “alicerce” é aquilo que serve de base, fundamento ou sustentáculo a qualquer coisa. O alicerce é um investimento não aparente, que estrutura o que se quer construir. O conceito de alicerce/fundação ocorre em muitas áreas do nosso cotidiano, em casas, prédios, pontes, estradas, torres, mobiliários, entre outros.
Normalmente, o alicerce passa despercebido em dias comuns; contudo, nos vendavais, tempestades, enchentes ou terremotos, eles são um dos grandes diferenciais das estruturas que permanecem de pé. Da mesma forma, precisamos compreender que as nossas vidas precisam de um firme fundamento, um alicerce sólido que nos faça enfrentar os desafios da vida de forma inabalável.
Jesus nos ensina sobre isto, em como estabelecermos o alicerce para uma vida inabalável. Leia Lucas 6:46-49
Na célula de hoje, aprenderemos com a Palavra de Deus como este alicerce pode ser estabelecido em nossa realidade:
1. IR ATÉ JESUS
Lucas 6:47 (NVI): Eu mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
O primeiro componente que produz o alicerce para uma vida inabalável consiste na ação de ir até Jesus. Perceba que Jesus afirma que esta casa alicerçada é uma comparação com aquele que primeiramente “vai a Ele”; esta ação requer uma iniciativa, uma posição ativa de nossa parte em sair do nosso lugar em direção a buscar o Senhor.
PERGUNTA: Quais os principais obstáculos que tiram o nosso foco para perseverar em ir até Jesus?
Ir até Jesus requer abnegação e constância. Em dias normais, muitas vezes precisamos vencer o cansaço, o desânimo, oportunidades de lazer ou até mesmo de ganhar mais dinheiro, que nos bloqueiam uma rotina de buscar ao Senhor.
2. RECEBER A SUA PALAVRA
Lucas 6:47 (NVI): Eu mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
O segundo componente que produz alicerce para uma vida inabalável consiste em “ouvir” as palavras de Jesus. Nos tempos bíblicos, as Palavras de Jesus eram compartilhadas apenas por tradição oral. Hoje temos também recursos escritos, gráficos e audiovisuais que nos fazem receber a Palavra de Jesus de muitas formas produtivas.
O termo grego original desta palavra “ouve” no v.47 significa “prestar atenção, considerar o que está ou tem sido dito; entender, perceber o sentido do que é dito; compreender”. Assim, não basta meramente ouvir a Palavra, mas sim buscar conhecer o Senhor, buscar respostas para a vida, buscar princípios que transformem a realidade, buscar o poder de Deus.
PERGUNTA: Qual a maior dificuldade que você tem ou teve em compreender a Bíblia?
3. PRATICAR A SUA PALAVRA
Lucas 6:47 (NVI): Eu mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
O alicerce para uma vida inabalável só é completo se praticarmos a Palavra de Deus conforme revelada em Jesus. Logicamente quem não vai até Jesus e não recebe as suas Palavras não tem como alicerçar sua vida em Deus. Porém, perceba que em Lucas 6:49 Jesus dá a ênfase entre quem vai a Ele, ouve e pratica e quem vai a Ele, também ouve mas não pratica. A prática da Palavra depende totalmente de nossa disposição e prontidão em obedecer, mesmo que custe abnegação, mudanças ou arrependimento.
PERGUNTA: Em quais aspectos é mais difícil obedecer à Palavra de Deus? (líder: esteja sensível ao ambiente, podendo provocar assuntos mais delicados ou não neste momento)
CONCLUSÃO: As pessoas possuem diferentes alicerces em suas vidas. Dinheiro, beleza, amigos, status, família, trabalho, entre outros. Infelizmente, tudo isto é abalável. A palavra de Deus nos ensina que somente a perseverança em ir à Jesus, receber e praticar a Sua Palavra é o verdadeiro alicerce para uma vida inabalável. Receba hoje Jesus como o Seu alicerce.
DESAFIO: Alinhar um objetivo de constância em leitura bíblica, seja no plano anual ou propósito particular da célula.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
Dinâmica: Ouvir e praticar.
Materiais: uma venda e objetos para colocar como obstáculos no caminho (cadeira, sofá, ventilador, caixa – cuidado com objetos perigosos).
Preparação: Escolha no grupo dois voluntários para a dinâmica e posicione um em cada extremidade do local da reunião. Um dos participantes será o alvo de chegada e o outro terá que ser vendado para caminhar em direção ao alvo. Após o participante ser vendado, o grupo deve colocar obstáculos no caminho. Entre o grupo, escolha metade dos participantes para falarem o caminho correto e a outra metade para falarem caminhos divergentes e misture-os (pode por o participante vendado em outra sala enquanto orienta).
Prática: na primeira rodada, todos falem ao mesmo tempo o caminho a ser seguido (que terá orientações diferentes) e a pessoa vendada precisa tentar chegar ao alvo. Após não conseguir ou conseguir com muita dificuldade, faça a segunda rodada. Na segunda rodada, todos os participantes ficam em silêncio e somente um lidera a pessoa vendada por comandos de voz para o caminho correto (vá para a direita, levante a perna, vire para a esquerda, etc...).
Moral: Somente quando ouvimos com atenção e praticamos as palavras de Jesus para nos guiar, temos uma vida inabalável, apesar dos obstáculos do caminho.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.