Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > ENFRENTANDO AS TEMPESTADES DA VIDA

Estudos da Célula

ENFRENTANDO AS TEMPESTADES DA VIDA
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: A importância do testemunho. Num processo judicial ou numa discussão entre duas partes, qual a importância de uma testemunha verdadeira e idônea? (aguarde participação). Veja o que Jesus nos outorga (Atos 1:8): “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.

O padrão bíblico é que o evangelho de Cristo seja conhecido através do testemunho daqueles que já o conheceram e assim difundido por toda a terra. Mesmo que a igreja crie estratégias inovadoras de comunicação, todos somos chamados a dar testemunho da verdade da Palavra de Deus e de sua obra em nossas vidas, pois somente desta forma as pessoas darão crédito à Palavra e ao poder de Deus.

Por outro lado, a Bíblia afirma que não devemos nos envergonhar de testemunhar do Senhor (2Tm 1:8), o que denota que temos a tendência de enfrentar esta vergonha como uma barreira que inibe que Jesus seja conhecido pelos que estão ao nosso redor. Com toda a certeza, você é uma testemunha muito importante do Reino de Deus e o Senhor conta contigo para avançar a sua Igreja.

QUEBRA-GELO: Quando criança, você tinha algum medo específico de que se lembre e possa compartilhar?

Introdução: O ser humano tem conseguido dominar muitas coisas nesta terra: recursos são utilizados, remédios extraídos, alimentos produzidos, entre outros benefícios extraordinários. Entretanto, não conseguimos controlar as intempéries da natureza.

Por mais que os meteorologistas trabalhem com a tecnologia disponível, a natureza continua sendo, muitas vezes, imprevisível. Assim são as tempestades: repentinas, imprevisíveis, poderosas; e não há como escapar. Então precisamos estar preparados para atravessá-las a qualquer momento da melhor forma possível.

Em todo este momento de instabilidade climática e efeitos devastadores no Rio Grande do Sul, vamos fazer hoje uma analogia às muitas tempestades que enfrentamos em nossas vidas, seja nos relacionamentos, nas finanças, nas emoções, na realidade espiritual, na saúde ou qualquer outra área turbulenta que você identifique. Leia Marcos 4:35-40.

1. IDENTIFICAR A CAUSA DA TEMPESTADE

Para enfrentar corretamente a tempestade e minimizar os seus efeitos, é importante compreendermos sua origem. As muitas tempestades da vida podem ser causadas por três grandes fontes espirituais: como consequência de nossa desobediência à Palavra de Deus (leia Jonas 1:1-4), pelo ambiente que estamos atravessando (Atos 27:14-15), ou como parte de nosso processo de crescimento em Deus, para fortalecer a nossa fé, como quando Jesus direcionou para que os discípulos, junto com ele, fossem posicionados justamente onde haveria a tempestade (Marcos 4:35,37).

PERGUNTA: O que podemos fazer para identificar a origem de uma tempestade espiritual? (dica ao líder: elimine as possibilidades: examinando sua conduta, verificando se os seus caminhos estão alinhados aos propósitos de Deus e por fim tendo convicção de que a tempestade é parte do caminho com Jesus).

PERGUNTA: Quais são as áreas mais suscetíveis a tempestades em nossas vidas?

2. ACORDAR JESUS EM NOSSA REALIDADE

Marcos 4:38 (NVI): Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

Nesta tempestade que os discípulos enfrentavam, Jesus estava presente porém não estava ativo na situação. Da mesma forma, é comum que ao passar por problemas repentinos, nos envolvamos tanto com a crise que deixamos de lado nossa vida com Deus. Jesus fica conosco, porém adormecido até que venhamos dar a ele a liderança sobre o que está acontecendo. (leia Efésios 5:14)

PERGUNTA: Reveja o clamor dos discípulos (v.38). Por que eles falaram com Jesus desta forma? O que isto revela?

3. REAGIR RAPIDAMENTE COM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL E FÉ

Tempestades causadas pela desobediência requerem oração de arrependimento (Jonas 2:1-2,9); tempestades causadas pelo ambiente precisam da direção de Deus se prosseguimos ou voltamos atrás (Atos 27:21-26); tempestades que são parte de claros propósitos de Deus, precisam de um clamor por milagres (Marcos 4:38-39).

PERGUNTA: Ao enfrentar uma tempestade natural, o que normalmente fazemos primeiro em casa?   

Marcos 4:40 (NVI): Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”

Assim como corremos para retirar as coisas da rua que podem ser danificadas e fechar a casa para que não haja efeitos dos ventos e das chuvas, em meio às tempestades espirituais não podemos permitir que o medo tenha lugar em nosso coração, inibindo a fé. Devemos reagir com fé a partir de identificarmos que tipo de tempestade estamos atravessando.

CONCLUSÃO: Tempestades sempre ocorrem e precisam ser enfrentadas. Em nossas vidas, precisamos identificar a causa, acordar espiritualmente e reagir apropriadamente. Lembre-se que Jesus tem poder para acalmar as tempestades (v.41).

DESAFIO: Nesta semana, testemunhe de Cristo para alguém ao seu redor que esteja precisando conhecer o evangelho.

 

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

03/06/2024

Veja Mais...

28/mai/2024

A PROVISÃO DE DEUS.