Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A ESPERANÇA QUE NÃO NOS DECEPCIONA

Estudos da Célula

A ESPERANÇA QUE NÃO NOS DECEPCIONA
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O que são obras da fé? (aguarde participações). Obras da fé correspondem a qualquer tipo de ação prática que demonstre a nossa fé, baseada na Palavra de Deus. A Bíblia afirma que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17). Por isso, quando temos uma situação de crise ou necessidade, ou algo que seja impossível diante de nós, há uma grande oportunidade para evidenciar a nossa fé pelas obras. A fé bíblica é concreta e prática e não simplesmente mental ou filosófica. Como cristãos, precisamos estar sempre prontos a viver pela fé, enxergar pela fé e agir pela fé. “Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?” (Tiago 2:15-16). 

QUEBRA-GELO: Resuma em uma palavra e/ou um sentimento o momento que estamos vivendo em nosso estado.

Introdução: Estamos em meio à maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul. O país e o mundo expressam solidariedade, altruísmo e compaixão para conosco. O povo gaúcho está assolado em 80% do território. São em dias assim que nossa fé é provada e nossas esperanças testadas. Por natureza, tendemos aos sentimentos de aflição, medo, angústia, desespero e injustiça. Por outro lado, a Palavra de Deus é uma rocha para todos aqueles que creem e confiam no Senhor Jesus; com ele, não seremos abalados (Salmos 62:1-2). Em meio a tribulações de tamanha magnitude, um princípio bíblico importante para estarmos firmes é mantermos viva a esperança que provém do Espírito Santo, que não decepciona.

PERGUNTA: Quais motivos você tem para agradecer ao Senhor em meio a esta calamidade?

1. TRAGA À MEMÓRIA O QUE TE TRAZ ESPERANÇA

Lamentações 3:21 (NAA): Quero trazer à memória o que pode me dar esperança.

Quando os nossos olhos naturais não contemplam uma realidade de vida e paz, são os olhos da fé que nos fazem seguros e resilientes em meio às adversidades. Contudo, a fé precisa de um combustível chamado esperança (Hebreus 11:1). Fé é a certeza do que esperamos e a prova do que não vemos. Assim, se perdemos a esperança, perdemos também a fé. Em dias de calamidade, dor e aflição, precisamos reagir como a Palavra de Deus nos ensina, trazendo à memória o que pode nos dar esperança. Perceber ao nosso redor o que pode nos dar esperança. Falar sobre coisas que nos trazem esperança.

PARTICIPAÇÃO: Compartilhe conosco aquilo nos dá esperança pela fé em Jesus em meio à calamidade.

2. CREIA, MESMO CONTRA A ESPERANÇA HUMANA

Romanos 4:18a (NVI): Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”.

A Palavra de Deus parece contraditória neste versículo: “contra toda esperança, em esperança creu”. Aqui entendemos a diferença entre a esperança humana e a esperança oriunda da confiança na Palavra de Deus. Por um lado, Abraão recebeu uma palavra de Deus afirmando que teria uma descendência incontável (Gênesis 12:2) – esperança em Deus; por outro lado, ele precisava lidar com sua idade avançada e o problema da esterilidade – desesperança humana. Assim, a questão é em que palavra cremos, em que realidade cremos, em que futuro cremos. Precisamos tomar uma decisão se vamos crer na desesperança humana que está diante de nós ou na esperança da Palavra de Deus que não falha (Salmos 33:4).

PERGUNTA: Você conhece promessas da Palavra de Deus que produzem uma nova realidade para este momento no Rio Grande do Sul? Quais? (líder: leve anotado versículos de promessas para que as pessoas leiam e compartilhem)

3. VENÇA A DECEPÇÃO ATRAVÉS DA ESPERANÇA

Romanos 5:5 (NVI): E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Uma vez que enchemos nossa mente com o que nos dá esperança e escolhemos depositar nossa fé com base na esperança que vem de Deus, há uma promessa: “esta esperança não nos decepciona”! Muitas vezes, em meio a uma calamidade, não conseguimos entender todos os porquês, os propósitos de Deus para nós ou o que será de nós no futuro. Pense se em meio à escravidão ou prisão injusta, José tivesse se decepcionado com Deus e abandonado a esperança de viver algo extraordinário no Egito (Gênesis 39:20-21). Precisamos perseverar em fé para que vivamos proezas com o nosso Deus.

COMPARTILHAR: (leia Fp 4:6-7 e Sl 46:1) Você tem estado angustiado nestes dias? Compartilhe para orarmos juntos.

CONCLUSÃO: Se hoje você chegou neste lugar desesperado, sem esperanças para a restauração, para o luto ou para a continuidade de seus sonhos, precisamos clamar para que o amor de Deus preencha todo medo, insegurança ou aflição e Seu Espírito seja derramado sobre todos nós, renovando nossa esperança, nossa fé e nos dando visão que mostra como podemos fazer para o início do grande milagre de restauração que estamos prestes a viver. A esperança não decepciona.

DESAFIO: Neste momento tão sensível de nossa história, leve o amor de Deus a alguém por obras de fé ao longo desta semana, anunciando a mensagem do Evangelho a quem estiver sofrendo, que é a esperança que não decepciona.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

06/05/2024

Veja Mais...

16/abr/2024

A FÉ QUE VEM DE DEUS.

 
29/fev/2024

EM BUSCA DO PERDIDO.