Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > OS NÃVEIS DE ACESSO À JESUS

Estudos da Célula

OS NÃVEIS DE ACESSO À JESUS
 

Diego Cunha, me. 

QUEBRA-GELO: Imagine que você sairá de férias por 15 dias e precisa que alguém alimente seu cachorro/gato, regue as plantas e zele por sua casa neste período. Quais as características da pessoa a quem você entregaria as chaves de sua casa? Quais os riscos envolvidos? (gere um ambiente participativo em que a resposta é construída em grupo) 

Introdução: Na célula de hoje, falaremos sobre os níveis de acesso de Jesus em nossa realidade, sobre em qual medida temos de fato confiado no Senhor para entregar chaves que, ao mesmo tempo que promovem resposta às nossas necessidades, expõem nossa intimidade, nosso passado, nossa família, nossas finanças e todas as demais áreas da vida.

Na história do encontro de Zaqueu com Jesus, aprenderemos três grandes níveis de acesso de Jesus em nossa realidade:

Leia Lucas 19:1-10.

1. SUPERAR BARREIRAS SOCIAIS PARA ENCONTRAR JESUS

O primeiro nível de acesso que precisamos permitir a Jesus em nós está ligado à superação de barreiras sociais:

Lucas 19:1-4 (NVI): Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. 2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. 3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.

PERGUNTA: Com base neste texto bíblico, quais barreiras sociais Zaqueu precisou superar para encontrar Jesus?

Zaqueu nos ensina muitas coisas sobre a superação de barreiras para encontrar Jesus.

  1. Superar a passividade, ativo em ir até Jesus na oportunidade que teve ao invés de exigir que Jesus fosse até ele
  2. Superar o status social de ser rico e chefe sobre os cobradores de impostos e ainda assim precisar de Jesus
  3. Superar questões de sua aparência (sendo de pequena estatura precisou improvisar)
  4. Superar a vergonha, ao correr e subir numa árvore para ver Jesus.

2. RECEBER JESUS EM SUA CASA COM ALEGRIA

O segundo nível de acesso que precisamos permitir a Jesus está ligado à nossa casa. Após superarmos as barreiras sociais e termos um encontro com Jesus, ele deseja entrar na realidade de nossa intimidade familiar e pessoal:

Lucas 19:5-6 (NVI): Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. 6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.

PERGUNTA: Qual a diferença de encontrarmos Jesus num evento para o fato de ele entrar em nossa casa? Dê exemplos.

Quando Jesus entra em nossa casa, ele nos acessa completamente. Vê nossas fraquezas e emoções, compreende nossas necessidades e situação. Muitas vezes estamos nos relacionando com Jesus somente nas células e eventos da igreja, sem permitir o acesso à nossa intimidade, à nossa família, às nossas finanças, aos nossos relacionamentos, etc.

PERGUNTA: Quais são algumas evidências da presença de Jesus em uma casa? Dê exemplos. (líder: cuidado com quem não tenha autoridade total sobre a casa, como jovens por exemplo. Aconselhe-os a receber Jesus em sua esfera de ação)

3. MUDANÇAS DE ATITUDE EM RESPOSTA À SUA PALAVRA

O terceiro nível de acesso que precisamos permitir a Jesus está ligado à transformação, a mudanças de atitude em resposta à Sua Palavra e Sua presença em nós. Culturalmente, os cobradores de impostos (publicanos), como Zaqueu, tinham ganhos que empobreciam o povo e causavam um status de riqueza antiética, apesar de ser legalizada, pois eram encarregados de cobrar altos impostos romanos ao povo judeu, com acréscimos que os enriquecia pessoalmente.

Lucas 19:7-8 (NVI): Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um pecador”. 8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

PERGUNTA: Quais sinais de transformação você percebe em Zaqueu neste texto?

  1. Resolver problemas relacionais
  2. Resolver problemas profissionais/financeiros
  3. Generosidade

CONCLUSÃO: todos nós precisamos decidir qual nível de acesso damos a Jesus em nossas vidas, nas barreiras socioculturais, em entrar em nossa casa e em nos levar a mudanças reais.

DESAFIO: Escreva em seu bloco de notas três grandes mudanças que a Palavra e a Presença de Jesus merecem causar em sua vida como resposta de sua parte.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual a brincadeira que você mais gostava de brincar quando era criança?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. No mundo competitivo que vivemos, no meio de uma grande multidão de pessoas, olhamos para o lado e muitas vezes nos sentimos quase que insignificantes diante dos grandes desafios e frente a tantas pessoas “melhor qualificadas” que nós. Diante desta realidade, a palavra de Deus nos deixa ensinamentos valiosos para não nos desanimarmos e continuar nos desenvolvendo para alcançarmos a visão que Deus nos tem dado.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

 

24/04/2024

Veja Mais...

16/abr/2024

A FÉ QUE VEM DE DEUS.

 
29/fev/2024

EM BUSCA DO PERDIDO.

 
26/mar/2024

A PRÃTICA DO AMOR.