Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > JESUS QUER TE ABENÇOAR

Estudos da Célula

JESUS QUER TE ABENÇOAR
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: Por que podemos viver milagres na célula? A célula é a porção da igreja reunida em pequenos grupos, nos quais Jesus promete manifestar Sua presença (Mateus 18:20). Quando Jesus está presente, devemos ter a expectativa da manifestação do poder de Deus, de muitas formas diferentes, causando em nós tanto uma vida completa como também sendo nosso socorro presente nas adversidades (Salmos 46:1).

Por isso, é muito importante termos na célula um ambiente de confiança em que podemos compartilhar nossos desafios, interceder uns pelos outros e testemunhar dos milagres do Senhor. Quanto antes cada um de nós removermos barreiras como a vergonha, a dureza de coração e a incredulidade, mais rápido todos viveremos milagres extraordinários. Neste lugar o poder de Deus é liberado.

Quebra-Gelo: Você já recebeu algum milagre de Deus? Se sim, escolha um para testemunhar ao grupo.

Introdução: Jesus é a resposta para tudo o que nos falta. Ele é a imagem do Deus invisível e tudo o que é impossível aos homens é possível para Deus (Lucas 18:27). Além disto, é importante compreendermos que Jesus quer nos abençoar, Ele deseja fazer parte de nossa realidade, ativando o poder de Deus nas mais diversas situações do nosso viver.

Contudo, ao receber a Palavra de Deus como verdade, aprendemos que Jesus só terá acesso à nossa realidade para liberar as suas bênçãos se andarmos de acordo com Sua Palavra.

Dentre tantos atributos em que a Palavra de Deus nos ensina a melhor maneira de vivermos nossa vida nesta terra e com Deus, hoje aprenderemos 3 princípios fundamentais que liberam o querer de Jesus em nossa realidade. Veja o texto bíblico:

Mateus 8:2-3 (NVI): Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!” 3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Imediatamente ele foi purificado da lepra.

1. APROXIME-SE DE JESUS

O homem leproso, contra o que a sociedade dizia ser o que ele deveria fazer, tomou a iniciativa de aproximar-se de Jesus. Este é o primeiro aspecto para a liberação de bênçãos de Deus sobre cada um de Deus. Mesmo que outros critiquem ou que pessoas ao nosso redor achem desnecessário, precisamos ser ativos em nos aproximarmos de Jesus.

PERGUNTA: Quais as maiores críticas de nossa sociedade àqueles que começam a se aproximar de Cristo?

São três formas fundamentais que podemos nos aproximar de Jesus: individualmente (em nossa relação pessoal com Deus), num pequeno grupo (célula) ou junto a um grande grupo (cultos/eventos). Leia Isaías 55:6.

2. ADORE JESUS

Uma vez próximo de Jesus, o homem leproso prostrou-se e adorou-o de joelhos. A segunda prática que nos faz ativar bênçãos de Cristo sobre nós são os nossos atos de adoração. Perceba que não temos aqui um registro de qualquer canção envolvida para caracterizar adoração, mas sim a atitude de rendição e reconhecimento de Jesus como Senhor.

Isto significa que apenas cantarmos canções não significa adoração, mas sim como é a postura do nosso coração enquanto cantamos. Deus deseja receber adoração em forma de música (Salmos 69:30), mas o coração importa mais.

PERGUNTA: Qual música atualmente é a sua preferida de cantar para Deus?

3. ORE COM FÉ E SUBMISSÃO À VONTADE DE JESUS

Perceba que aquele homem, em sua condição de sofrimento físico, emocional e social, causados pela lepra em sua época, ora submissão à vontade de Jesus, dizendo “se queres”, mas ao mesmo tempo com fé, dizendo “podes purificar-me”. Logicamente, ele ainda não conhecia Jesus como nós conhecemos hoje.

Se já sabemos em sua palavra que Ele quer nos purificar, podemos determinar com fé e o poder de Deus será liberado. Contudo, para situações da vida que a Bíblia não deixa clara a vontade de Deus, precisamos em oração também externar esta sujeição ao querer do Senhor.

1 João 5:14 (NVI): Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.

Assim, a terceira prática que nos faz ativar bênçãos de Jesus sobre nós é a oração.

PERGUNTA: Dê exemplo de situações na vida em que precisamos orar com fé mas também buscando a vontade de Deus? (exemplos: 2Sm 5:19,23 – mudanças na vida, escolhas, momento certo de fazer algo ou esperar, etc.)

CONCLUSÃO: Jesus quer te abençoar imediatamente (leia novamente Mateus 8:3). Aquele homem leproso se aproximou, adorou e orou sem ter a certeza de que seria abençoado, revelando um coração extraordinário.

Hoje, com o mesmo coração temos algo a mais: sabemos que a Palavra de Deus afirma que Cristo quer abençoar. Na reunião de nossa célula, todos precisamos estar desejosos em vir neste lugar para nos aproximarmos de Jesus, adorarmos a Ele e orarmos intensamente.

Conhecemos sua vontade mediante a ministração da Palavra e trocas de experiências em discipulado e certamente sairemos daqui muito abençoados, pois Jesus quer te abençoar! Leia Efésios 1:3.

DESAFIO: Verifique se há pessoas com dores/enfermidades na célula e ore pela cura com fé e no poder do nome de Jesus.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

24/06/2024

Veja Mais...

28/mai/2024

A PROVISÃO DE DEUS.