Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > VITÓRIAS ESPIRITUAIS

Estudos da Célula

VITÓRIAS ESPIRITUAIS
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O que é fé? A fé é um atributo tão importante que há um versículo bíblico dedicado para defini-la (veja na Tradução Brasileira - TB): “Ora, a fé é a substância das coisas esperadas, a prova das coisas não vistas” Hebreus 11:1 (TB). Em outras traduções bíblicas, temos que a fé é um firme fundamento, uma certeza e uma convicção. A Bíblia NVT também define de forma apropriada: “A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos” (NVT).

A fé produz uma nova realidade e gera uma nova convicção. Isto quer dizer que não podemos afirmar que a fé seja somente um pensamento, pois ela não é lógica, ou um sentimento, pois não vem da nossa alma, mas sim uma substância que vem de Deus ao nosso espírito, como diz Romanos 12:3, “segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Mesmo com pensamentos ruins batendo à porta, medo, dúvida e tristeza querendo se instaurar, busque a fé que vem de Deus e transforme seus pensamentos, sentimentos, palavras e especialmente atitudes (Tiago 2:26). A fé produz convicção de coisas que não vemos para atitudes que produzem o sobrenatural. Vivamos por fé!

Quebra-Gelo: Dinâmica na segunda página.

Introdução: Na vida cristã temos acesso a conhecer e interagir numa realidade espiritual que não teríamos sequer noção não fosse a revelação da Palavra de Deus. A Bíblia abre nosso entendimento para muitas situações que requerem vitórias espirituais como condição para que possamos experimentar a vida abundante de Deus em nossa realidade natural/visível.

Uma vez que buscamos a Deus e firmamos uma aliança para uma nova vida com Jesus, o Diabo age como nosso adversário, buscando oportunidade de nos devorar, causando danos e males nas mais diversas áreas da vida (1Pedro 5:8).

Em 2 Coríntios 10:3, nos é dito que “embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos”. Por isso, na célula de hoje aprenderemos um princípio fundamental para que tenhamos vitórias espirituais.

Tiago 4:7 (NVI): Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

1. SUBMETA-SE À DEUS

Por natureza, todos nós somos pecadores e por causa disto vivemos numa condição de afastamento da glória e do poder de Deus em nosso ser (Romanos 3:23). Jesus é o único caminho ao Pai (João 14:6) e legítimo mediador entre Deus e os homens (1Timóteo 2:5). Jesus não somente nos salva da natureza de pecado e destino de morte eterna como também nos dá acesso a Deus para uma vida completamente diferente nesta terra.

Tiago 4:7 (NVI): Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

Por isso, o primeiro passo para vivermos vitórias espirituais com constância consiste na decisão irrestrita de submissão a Deus. Esta decisão inicia-se por crer e receber Jesus como Senhor de nossas vidas e se desdobra na obediência à medida que conhecemos a aplicação prática de Sua Palavra em nosso viver. (leia 1João 2:3-6).

PERGUNTA 1: Na sociedade atual, em quais aspectos é mais difícil que as pessoas submetam-se a Deus? (dica ao líder caso não surjam boas respostas: sexualidade, finanças, ofensas, idolatria, educação dos filhos, papéis no casamento, etc.)

PERGUNTA 2: Como na prática podemos cultivar ações de submissão a Deus? (líder: leitura bíblica, oração, jejum, adoração, discipulado, não deixando de congregar, transparência, etc.)

2. RESISTA AO DIABO

Uma vez que temos uma aliança de submissão a Deus por meio da obra de Cristo na cruz e da obediência à Sua Palavra, precisamos compreender a realidade de enfrentamento espiritual. Somos constantemente rodeados pelo Diabo e seu sistema de trevas, que busca opor-se aos propósitos de Deus em nosso viver (1Pedro 5:8). A instrução bíblica para não sermos derrotados em nenhuma área de nossas vidas é de resistir ao Diabo, uma vez que fechamos as brechas por meio da submissão a Deus.

Tiago 4:7 (NVI): Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

PERGUNTA: Como na prática devemos resistir ao Diabo? (líder: discernindo ataques espirituais, resistindo tentações, afastando-se de ambientes prejudiciais, transformando a mente e vocabulário pela fé originada na Palavra de Deus, etc.).

3. VENÇA ESPIRITUALMENTE

Uma vez que vigiamos para cultivar uma vida submissa a Deus e vigiamos em discernir ataques das trevas, resistindo ao ao Diabo em nossa realidade, a vitória é certa, uma questão de perseverança e colheita sobrenatural:

Tiago 4:7 (NVI): Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

PERGUNTA: Você tem algum testemunho recente de uma situação natural que primeiro venceu espiritualmente?  

CONCLUSÃO: Em Cristo todos somos mais do que vencedores (Romanos 8:38). O que define se esta palavra se torna realidade é a nossa perseverança em submissão a Deus e resistir aos ataques das trevas. Há vitórias espirituais te esperando em todas as áreas da vida. Persevere na prática tanto em seu interior como nas obras correspondentes à fé.

DESAFIO: Estabeleça um alvo de oração de uma vitória espiritual necessária em sua realidade e compartilhe aqui conosco.

Reunião da Célula

 1. Encontro

 a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

Dinâmica: O Jardim da Submissão.

Objetivo: Ilustrar a importância da submissão a Deus na vida cristã, utilizando a metáfora de um jardim que precisa de cuidados e obediência às leis da semeadura para florescer.

Material Necessário: Vasos pequenos ou copos plásticos; Terra;  Sementes de flores ou plantas (até de feijão); Água; Etiquetas e canetas; Uma Bíblia.

Descrição: 1. Introdução: Comece explicando que nossa vida espiritual pode ser comparada a um jardim. Para que cresça e floresça, é necessário seguir certas regras e princípios. Assim também precisamos nos submeter à vontade de Deus para crescer espiritualmente.

2. Plantação: Distribua os vasos ou copos plásticos, terra e sementes para cada participante. Peça que cada um escreva em uma etiqueta algo que precisa submeter a Deus (por exemplo, “ansiedade”, “planos futuros”, “preocupações”, “família”, etc.) e cole essa etiqueta no vaso ou copo. Em seguida, oriente-os a plantar a semente na terra, representando o ato de entregar e submeter essa área da vida a Deus.

3. Regando com a Palavra: Depois que todos tiverem plantado suas sementes, explique que assim como as plantas precisam de água para crescer, nossa vida espiritual precisa da Palavra de Deus (João 4:14).

Leia Tiago 4:7 e João 12:24, explicando que a obediência é muitas vezes fazer morrer a nossa vontade. Incentive cada participante a regar sua semente em casa, simbolizando que eles estão alimentando sua submissão a Deus com a Palavra.

Reflexão: Dê alguns minutos para que os participantes compartilhem voluntariamente o que escreveram em suas etiquetas e como pretendem se submeter a Deus nessa área específica.

Oração: Termine a dinâmica com uma oração coletiva, pedindo a Deus que ajude cada participante a ser submisso à Sua vontade e que as sementes plantadas simbolizem uma nova fase de crescimento espiritual e confiança em Deus.

Conclusão: Assim como as sementes precisam de tempo para germinar e crescer, a submissão a Deus é um processo contínuo. Encoraje-os a cuidar de suas “plantas” e a buscar diariamente a vontade de Deus. | Essa dinâmica não só envolve os participantes de maneira prática, mas também cria uma lembrança visual e tangível da importância da submissão a Deus em suas vidas.

2. Exaltação

 a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

09/07/2024

Veja Mais...