Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: Adoração. O que significa adorar a Deus para você? (aguarde participação). Adorar é prestar culto ao Senhor, servir ao Senhor, render-se ao Senhor, reconhecer a sua divindade, grandeza e senhorio sobre nós.
Leia Salmos 100:2. Como vemos neste texto bíblico, um dos caminhos bíblicos para expressar adoração é por meio de cânticos. Por isso, toda vez que nos reunimos em célula ou cultos, buscamos praticar adoração por meio de canções a Deus.
Apesar de haverem inúmeros tipos de canções no segmento conhecido como “gospel”, selecionamos para nosso ambiente de adoração canções que exaltem Jesus como o Senhor de nossas vidas, que acessem ao Pai, que declarem princípios bíblicos e que nos façam cultivar um relacionamento de entrega, gratidão, honra, rendição e busca pela presença do Espírito Santo em nosso meio.
Para isso, através das canções oferecemos a Deus nossa adoração de forma verdadeira (de coração) e espiritual, por caminhos bíblicos e com fé na presença do Senhor em nosso meio. A Bíblia afirma em João 4:23:
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. O Senhor está em busca de adoradores. A adoração ativa o sobrenatural.
Quebra-Gelo: Deus possui muitos atributos que definem Seu caráter. Qual a característica de Deus mais clara para você?
Introdução: A vida com Deus é do princípio ao fim pela fé (Romanos 1:17); isto passa pela vitória a conflitos espirituais que nos tentam a parar de buscar o Senhor. Sejam por nossos impulsos pecaminosos ou por situações causadas por forças espirituais do mal, precisamos aprender a discernir o que pode nos afastar de Deus (2Coríntios 4:4).
Uma das coisas mais comuns neste sentido é a sensação de nossa fé sendo enfraquecida, de nosso ímpeto em buscar a Deus começar a esfriar. Isto acontece conosco assim como aconteceu com os discípulos que caminharam lado a lado com Jesus.
Quando os discípulos fraquejavam naquilo que era esperado de sua fé, em várias ocasiões Jesus os corrigia, afirmando que naquele momento estavam sendo “homens de pequena fé”, com fé insuficiente para o momento que passavam. Por isso, hoje aprenderemos sobre os inibidores da fé: situações comuns que tendem a inibir o efeito da fé em nosso viver.
1. MEDO
Mateus 8:25-26 (NVI): Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” 26 Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
O primeiro inibidor da fé é o medo. O medo age em nossa alma, em nossas emoções, desestabilizando a fé que vem de Deus sobre nosso ser. O medo é como uma distração emocional que tira o foco da presença de Deus e nos faz sentir incapacidade, insegurança e ameaçados pelo mal. Como no exemplo bíblico, vencemos o medo acordando Jesus em nós.
PERGUNTA: O que podemos fazer na prática para acordar Jesus em nossa realidade?
2. DÚVIDA
Mateus 14:31 (NVI): Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: Homem de pequena fé, por que você duvidou?
Quando Pedro andou sob as águas, após alguns instantes começou a duvidar em razão de prestar atenção nos problemas do ambiente, o que gerou medo e dúvida em sua crença na palavra de Jesus (Mateus 14:29-31). A dúvida se vence pela convicção da Palavra de Deus sobre nós. Cuidado para não agir por fé sem discernir a vontade de Deus (1João 5:14).
PERGUNTA: A dúvida é uma escolha. O que você diria para alguém que está com dúvida em sua fé? (leia João 20:27)
3. ESCASSEZ
Mateus 16:8 (NVI): Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?
Em outra ocasião, os discípulos começaram a discutir entre si por pensarem que Jesus estaria cobrando que tivessem pão para todos, quando tinham apenas um pão no barco (Marcos 8:14).
Jesus repreende mais uma vez a pequenez da sua fé, pois estavam perdendo o seu ensino para eles, pensando somente em sua falta de recursos. A escassez inibe a fé, com a tendência de tirar nossa atenção das promessas de Deus e gerar “certeza que não dará certo” por calcularmos os recursos.
PERGUNTA: Quem pode compartilhar algum testemunho de provisão sobrenatural de recursos após um passo de fé?
4. CULPA
Marcos 11:26 (NVI): Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados.
Por fim, a culpa inibe a fé porque nos afasta completamente de Deus. Seja pela falta de arrependimento para com Deus com relação às nossas falhas ou pela falta de perdão a quem tenha nos ofendido, machucado ou causado problemas. De nada vale crermos numa vida pela fé se não praticarmos a fé para liberar perdão aos outros e pedir perdão a Deus.
CONCLUSÃO: Quatro grandes inibidores da fé são o medo, a dúvida, a escassez e a culpa. De formas diferentes, cada um destes inibidores atua de forma a impedir que nossa fé produza frutos. Precisamos reagir para ter uma fé pura e bíblica, que seja capaz de mover montanhas pelo poder da Palavra de Jesus ativada em nossa realidade.
DESAFIO: Qual destes quatro inibidores mais tem ameaçado a sua fé? Escolha um para orarmos por você neste aspecto.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.