Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > CRESÇA COMO JESUS

Estudos da Célula

CRESÇA COMO JESUS
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O Evangelismo como uma Gestação. O desenvolvimento natural da vida humana possui muitas correlações com o desenvolvimento espiritual. Assim como o batismo representa o novo nascimento (João 3:3), o processo de evangelização pode ser comparado a uma “gestação”.

Em 1Coríntios 4:15 o apóstolo Paulo afirma: “em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho”. A palavra “gerar” possui a mesma conotação de uma gestação humana. Isto nos amplia o entendimento dos processos de evangelismo por meio da célula.

Através de nossas orações e do anúncio do evangelho aos que não conheçam a Cristo, estamos gerando nova vida, o que pode levar meses para se consolidar.

São raras pessoas que dizem sim na primeira oportunidade de crer em Jesus. A maioria de nós também passou por esta gestação, num longo processo de assimilação e desenvolvimento das sementes da palavra de Deus em nosso interior.

Por isso, não desista de orar e convidar novas pessoas para receberem o evangelho por meio da célula. Até o novo nascimento (batismo), há um processo de gestação em que Deus conta conosco para cuidar e nutrir novas vidas até sua plena decisão por Cristo.

Lance as sementes da Palavra de Deus e regue com oração e demonstração do amor de Deus através de você.

Quebra-Gelo: Você tinha algum preconceito com a igreja ou com a célula? Se sim, qual? Como isto mudou?

Introdução: O crescimento é um princípio fundamental da chegada do Reino de Deus em qualquer ambiente. Quando se trata de nossas vidas, a Palavra de Deus descreve uma diretriz muito importante em Efésios 4:15: “seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Em outras palavras, Deus tem uma expectativa de que todos nós sejamos pessoas que cresçam constantemente através de Cristo, em todas as áreas da vida.

Nesta correlação, há um texto bíblico que evidencia o crescimento de Jesus, durante a preparação necessária para viver a plenitude de seu ministério terreno. É nisto que vamos nos inspirar hoje, tendo fé para crescer como Jesus:

Lucas 2:52 (NVI): Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Perceba, na leitura deste texto bíblico, que Jesus cresceu diante de Deus e diante dos homens. Assim, em cada um dos aspectos a seguir, precisamos entender como aplicar este crescimento em nossa relação com Deus e com as pessoas.

1. CRESÇA EM SABEDORIA

O primeiro aspecto para crescer como Jesus é buscarmos crescer em sabedoria. Biblicamente, sabedoria é uma mistura entre conhecimento, experiência e discernimento, que nos levam a interpretar as situações e tomar decisões.

Quanto mais tivermos conhecimento, acumularmos experiências e discernimos corretamente as situações, mais sábios seremos. Contudo, a sabedoria também é sobrenatural. Por isso, é muito importante buscá-la por meio de nossa vida com Deus:

Salmos 111:10 (NVI): O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. [...]

PERGUNTA: Como podemos forjar nosso crescimento em sabedoria diante de Deus e diante dos homens? (líder: buscar crescimento intelectual (conhecimentos novos), relacional (discipulado), espiritual (vida com Deus)). Leia Tiago 1:5.

2. CRESÇA EM ESTATURA

O segundo aspecto para crescer como Jesus é em “estatura”. Entretanto, esta estatura bíblica não trata unicamente de um aspecto físico, mas especialmente de maturidade, de crescer em autoridade e influência por meio da experiência.

Neste âmbito, precisamos trabalhar para aproveitar ao máximo cada oportunidade, aceitar novos desafios e avançar em maturidade, para que sejamos pessoas “maiores” em visão de mundo, domínio próprio e influência social e espiritual.

PERGUNTA: Quais foram os momentos de sua vida em que mais avançou em maturidade? O que causou isto?

Leia Efésios 4:11-13. Temos aqui a ação da Igreja em promover maturidade às pessoas. Isto ocorre por dois grandes aspectos: sermos aperfeiçoados por homens e mulheres de Deus que possuem maior maturidade e nos disponibilizarmos ao serviço nas áreas em que Deus têm nos chamado a amadurecer – família, ministério, finanças, estudos, profissão, etc.

3. CRESÇA EM GRAÇA

Por fim, para crescer como Jesus, precisamos crescer em graça. Em João 1:16, a Palavra de Deus afirma que recebemos “graça sobre graça”. Isto significa que podemos ativar maior graça (favor) de Deus conforme nosso crescimento (2Pedro 1:2).

Como com Jesus, isto também é possível com relação às pessoas. Não podemos restringir receber graça a somente quando estamos em necessidade. Deve ser comum vivermos agraciados por Deus e pelas pessoas em qualquer dia.

PERGUNTA: A tendência é dar os melhores presentes a quem amamos e conhecemos mais. Então, crescer graça não depende de mérito, mas sim de intimidade. Assim, o que podemos fazer para crescer em graça com Deus e com pessoas?

CONCLUSÃO: Para cumprir o propósito de Deus nesta terra, Jesus cresceu em sabedoria, estatura (maturidade) e graça diante de Deus e diante dos homens. Da mesma forma, quando crescemos como Jesus viveremos cada vez mais abundantemente os propósitos que Deus tem preparado para nossas vidas.

DESAFIO: Revise a lista de oração de novas pessoas sendo geradas por meio da célula e interceda fervorosamente com o grupo; estimule o convite pessoal para presença na próxima reunião!

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

18/08/2024

Veja Mais...

04/ago/2024

PROSSIGA PARA O ALVO.

 
31/jul/2024

ATIVANDO O AGIR DE DEUS.

 
24/jul/2024

OS PLANOS DE DEUS - 2024.

 
09/jul/2024

VITÓRIAS ESPIRITUAIS.