Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > ATIVANDO O AGIR DE DEUS

Estudos da Célula

ATIVANDO O AGIR DE DEUS
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: A Bíblia na ponta da língua. Você carrega algum texto bíblico na ponta da língua, sabendo dizer o conteúdo e onde está localizado na Bíblia? Sem abrir a Bíblia, vamos ouvir aqui alguns (após cada um dizer, verifique se é um texto realmente bíblico).

Com o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais despreocupados em memorizar as coisas, pois temos constantemente acesso a equipamentos que nos fornecem informações. Contudo, para que vivamos uma vida abundante com Jesus, a Sua Palavra precisa estar gravada em nosso coração (leia Hebreus 10:16).

Quando Jesus foi tentado no deserto, para todas as situações ele respondeu com a Palavra de Deus que estava gravada em sua mente e coração (veja Mateus 4:4,7,10). Da mesma forma, preocupe-se em gradualmente conhecer melhor a Bíblia e memorizar textos importantes, que contenham promessas e princípios, pois isto causará em você que a Palavra não seja apenas um livro, mas esteja em você. Assim como Jesus praticou, a Palavra é nossa maior arma espiritual (Efésios 6:17).

Quebra-Gelo: Qual foi o momento mais marcante dos últimos 7 dias em sua vida? (líder: se for algo bom, estimule louvor a Deus; se for algo ruim, estimule orar sobre isto no momento final da célula)

Introdução: Você sabia que a maioria das promessas da Bíblia são condicionais? Em outras palavras, Deus expressa Sua vontade para nós em Sua Palavra, mas na maioria dos casos esta vontade só se realizará se de nossa parte algumas condições forem também cumpridas, pois Deus nos deu liberdade, inclusive a de escolher viver ou não em Seus caminhos.

Quando pensamos sobre as formas de Deus agir, é importante compreender que Deus tem poder para agir como, quando, onde e com quem quiser. Contudo, a forma que a Bíblia revela ser o caminho mais normal da ação de Deus é por meio daquilo que recebemos de Sua Palavra, cremos e correspondemos. A Bíblia não somente nos revela a verdade, mas especialmente revela quais os caminhos para vivermos esta verdade. Sobre isto, há um texto de Salmos muito direto:

Salmos 37:5 (NVI): Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá.

PERGUNTA: Segundo este texto, quais as duas grandes condições para ativar o agir de Deus?

1. ENTREGUE O SEU CAMINHO

Salmos 37:5 (NVI): Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá.

A primeira condição bíblica para ativarmos o agir de Deus em nossas vidas é a decisão de entrega de nosso caminho ao Senhor. No contexto cultural bíblico da escrita de salmos, a ação de “entregar” corresponde a “soltar”, como um peso que se está carregando, e deixar rolar para o domínio de outra pessoa, neste caso, o Senhor.

Quanto ao “caminho” referido neste salmo, podemos compreender como nosso estilo de vida, decisões, projetos de futuro e comportamentos que caracterizam os nossos dias e contextos em que vivemos: emocional, familiar, social, financeiro, etc.

PERGUNTA: Quais são as áreas/situações da vida que você tem ou teve maior dificuldade de entregar ao Senhor?

“Entregar o seu caminho” significa dar a Deus autoridade para direcionar tudo o que vivemos. Leia Provérbios 16:3 e Romanos 8:14. PERGUNTA: Na prática, quais ações podemos ter para entregar nosso caminho ao Senhor?

2. CONFIE NO SENHOR

Salmos 37:5 (NVI): Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá.

Quando “soltamos” aquilo que estávamos prendendo em nosso controle e impedindo nisto o agir de Deus, um segundo passo é requerido: confiar plenamente em nosso Senhor. A confiança bíblica é mais do que apenas acreditar que alguém seja uma boa pessoa, mas sim estar convicto de que é alguém realmente confiável, que não decepcionará.

Por isso, em nosso dia a dia, precisamos saber discernir diferentes níveis de confiança a diferentes pessoas, para que não venhamos causar problemas por dar acesso ou autoridade a quem ainda não esteja maduro para fazer parte de determinada situação. Confiar no Senhor consiste em ficar “despreocupado” se Ele terá capacidade de resolver ou se fará da melhor forma e no menor tempo possível.

Quando confiamos em Deus, precisamos entender que o nosso Deus é a maior fonte de confiança, capacidade, credibilidade e sabedoria que poderíamos ter nesta vida. A confiança é a prática da fé.

PERGUNTA: Quem pode compartilhar um testemunho de algo que decidiu confiar, esperou e viveu a vontade de Deus?

3. CONTEMPLE O AGIR DE DEUS

Quando entregamos nosso caminho ao Senhor e confiamos Nele de todo o coração, é só questão de tempo para o agir de Deus acontecer. Nem sempre Deus agirá da forma ou pelos meios que estamos premeditando, mas a Palavra de Deus nos garante que ele trabalha constantemente (João 5:17), como nosso Pai celestial sempre nos dará as melhores condições para vivermos a vida (Mateus 7:11) e nos deu esta prova ao entregar Seu Filho para nos salvar (Romanos 8:32).

CONCLUSÃO: Deus quer agir em sua vida todos os dias, contudo Ele sempre respeitará a sua liberdade e a sua decisão de crer em Sua Palavra, entregar seu caminho e confiar nele ou não. Mais uma vez hoje o Senhor te convida: “entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”.

DESAFIO: Há algo que ainda esteja difícil de entregar ou confiar no Senhor? Compartilhe para que estejamos orando.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

31/07/2024

Veja Mais...

24/jul/2024

OS PLANOS DE DEUS - 2024.

 
09/jul/2024

VITÓRIAS ESPIRITUAIS.