Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: Trilha de Treinamentos. Como igrejas aliançadas à Rede Apostólica Cristã, temos uma Trilha de Treinamentos que é constantemente oferecida a todas as pessoas para que se capacitem em conhecer a Palavra de Deus e Seus principais propósitos para a vida de todos nós.
Entre cursos semanais e intensivos, temos uma trilha composta por Primeiros Passos, Fundamentos e Liderança (semanais apostilados) e Encontro com Deus, Libertação e Espírito Santo (intensivos).
Esteja atento em qual seja o seu próximo passo para avançar em capacitação e experiência com Deus por meio de nossa estrutura de treinamentos. Não perca a oportunidade de crescer na caminhada com Jesus!
Quebra-Gelo: Sugestão de dinâmica “Acerte o Alvo” na segunda página.
Introdução: O chamado de Deus para nossas vidas se desdobra em muitas ações práticas e objetivos de transformação que precisam se tornar alvos de vida. Desde restauração familiar, financeira, emocional, espiritual, profissional, física, entre outros, até desenvolvimento de propósitos e sonhos que o Senhor coloca em nosso coração (Filipenses 2:13), muitas são as situações que Deus quer nos fazer avançar. Contudo, os desafios e adversidades que se colocam diante de nós podem nos fazer estacionar e até mesmo retroceder se não estivermos convictos de para onde estamos caminhando.
Filipenses 3:13-14 (NVI): Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Na reunião de hoje, vamos juntos aprender na Palavra de Deus diretrizes que nos fazem prosseguir para o alvo.
1. NÃO PENSE QUE JÁ ALCANÇOU
O apóstolo Paulo escreve a carta aos Filipenses enquanto estava preso, encarcerado por pregar o Evangelho de Cristo (Filipenses 1:13). Após já ter vivido muitas conquistas e adversidades na vida, Paulo escreve esta carta à igreja ensinando que sempre há algo novo de Deus para nosso futuro.
Enquanto vivemos nesta terra, sempre há razão para prosseguir. Por isso, a primeira ação é “não pensar que já alcançou”. Não assuma que sua realidade está definida e que não há nada para avançar. Escolha viver novas coisas como resultado da vida com Jesus (leia 2Coríntios 5:17 – preferência pela NTLH).
PERGUNTA: Quais são coisas novas que você pode viver em Deus num futuro breve?
2. LIBERTE-SE DO PASSADO
Uma vez que estejamos conscientes de prosseguir, não pensando que já alcançamos, precisamos agir! Esta ação se desdobra em duas grandes premissas, a primeira delas é libertar-se do passado, lidando com o que pode afetar o presente.
Filipenses 3:13b (NVI): [...] mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás [...]
A melhor tradução para este texto talvez não seja “esquecer”, mas “desocupar a mente”, não permitindo que o que já passou, sejam conquistas ou dificuldades, esteja constantemente afligindo os pensamentos, angústias e preocupações do dia de hoje.
Infelizmente, é muito comum problemas conjugais, profissionais, físicos e emocionais serem causados por situações do passado que não estão resolvidas em nossa realidade presente.
PERGUNTA: Quais são as principais situações que ficaram para trás que tendem a afetar o seu presente? (líder: amplie o assunto para questões espirituais, relacionais, familiares, prejuízos, descuido com a saúde, ofensas, etc.)
3. AVANCE PARA O QUE ESTÁ ADIANTE
Por fim, o que nos faz prosseguir para o alvo é a ação de avançar para o que está adiante de nós, que ainda não vivemos:
Filipenses 3:13c-14a (NVI): [...] avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo [...].
Para prosseguir para o alvo, é preciso sair da inércia, movimentando-nos em direção aos propósitos de Deus. Tome muito cuidado, pois se avançarmos para alvos que não temos clareza de serem abençoados por Deus, podemos ter novas decepções ou perdermos tempo e recursos em situações desnecessárias. Por isso é muito importante buscar conhecer a vontade de Deus, que é carregada de planos que nos dão esperança, futuro e prosperidade (Jeremias 29:11).
PERGUNTA: Leia Mateus 16:21-23. O que podemos aprender com Jesus sobre prosseguir para o alvo? (Dicas ao líder: ter clareza de Deus para onde ir; viver propósitos mesmo que requeiram esforço; dizer não a propostas divergentes, ...)
CONCLUSÃO: Você está disposto a prosseguir para o alvo? Em Filipenses 3:14 lemos que o alvo sempre precisa estar relacionado ao chamado celestial que recebemos de Deus. Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33), podemos viver com convicção de que ainda não chegou o fim, de que o passado não nos limitará e de que temos capacidade dada por Deus para avançar para coisas novas que estão adiante.
Viva esta Palavra de Deus em todas as áreas de sua vida, saindo da inércia, vencendo o medo, ampliando possibilidades e alcançando novos alvos a cada nova estação.
DESAFIO: Estabeleça algo novo em sua rotina semanal que te leve a alcançar novos alvos com Deus. Cada participante compartilhe o que pode fazer de diferente a partir desta semana em direção a novos resultados. Orem juntos por isto.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
Dinâmica: Acerte o Alvo.
Objetivo: Refletir sobre objetivos pessoais e espirituais e como manter o foco, incentivando a ação para alcançá-los.
Material Necessário: Folhas/pedaços de papel, canetas, alvo desenhado em cartolina (ou impresso), fita adesiva, bolinhas de papel.
Passos: 1. Explique o objetivo refletir sobre os alvos (metas) que Deus tem para nossas vidas e como podemos prosseguir para alcançá-los. Leia Filipenses 3:13-14.
2. Distribua papel e canetas. Peça para cada participante escrever quais são seus principais alvos, de forma específica, que sabem que são da vontade de Deus (vida com Deus, saúde, família, trabalho, etc.). Dê alguns minutos para que cada um faça essa atividade em silêncio.
3. Peça para os participantes compartilharem um de seus alvos, ressaltando a maior dificuldade para alcança-los – cada um guarde consigo suas anotações.
4. Prática: Fixe o alvo desenhado na parede (a certa distância). Dê aos participantes uma bolinha de papel. Cada participante deve tentar lançar a bolinha no alvo. Após três rodadas, reflita: "O que dificultou atingir o alvo? O que poderíamos fazer para melhorar nossa precisão? Como isso se aplica às nossas metas na vida?"
5. Volte para o grupo relacione os desafios enfrentados na atividade com os desafios de manter o foco em nossos objetivos. Enfatize a importância da perseverança, da disciplina e da ajuda de Deus para alcançar os alvos.
Conclusão: Peça para cada participante escolher alvos que querem focar, orar regularmente por isso e agir. Finalize com uma oração coletiva pedindo a Deus que ajude todos a manterem o foco em seus alvos e a força para perseverar. Quem tiver acertado mais um alvo ganha um prêmio (um chocolate ou alguma lembrança preparada pelos líderes e/ou líderes em treinamento)
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.