Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: O poder da oração. A oração é uma das ferramentas mais poderosas que Deus nos deu. Mais do que palavras, é uma conexão direta com o Senhor. Através da oração, temos acesso à sabedoria, à paz e à força que só podem vir de Deus. É por meio dela que depositamos nossas ansiedades, expressamos nossa gratidão e buscamos orientação para tomar decisões importantes.
O poder da oração está na fé que colocamos em Deus e na certeza de que Ele nos ouve e age conforme a Sua perfeita vontade. É um ato de fé que nos aproxima do Pai e nos transforma, moldando-nos à imagem de Cristo e fortalecendo nossa caminhada espiritual. Cultive uma vida de oração! Leia Jeremias 33:3.
Quebra-Gelo: O que você faria de diferente se soubesse que Jesus voltaria em um mês?
Introdução: Permanecer firmes em nossa vida com Deus, compromisso com a célula e a igreja, leitura bíblica e relacionamentos de discipulado não é uma tarefa fácil. Isto requer disciplina, abnegação, humildade, transparência e uma série de outros atributos que todos nós lidamos para cultivar uma vida cristã.
Contudo, a Palavra de Deus estabelece resultados, benefícios àqueles que permanecem firmes na Palavra. Por isso, devemos lutar contra nossas limitações e barreiras pessoais para que venhamos olhar para o propósito, para o fruto que é gerado a quem tem constância em Deus:
João 8:31-32 (NVI): Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
PERGUNTA: O que significa permanecer firme na Palavra? (líder: após respostas, fale sobre a constância em conhecer e praticar/obedecer a Palavra de Deus em tidas as áreas da vida)
Hoje aprenderemos três grandes desdobramentos, resultados, benefícios de quem permanece firme na Palavra.
1. SER UM DISCÍPULO VRDADEIRO DE CRISTO
O primeiro benefício da constância na Palavra de Deus é sermos verdadeiros discípulos de Cristo. Jesus diz que, se permanecermos em Sua Palavra, verdadeiramente seremos Seus discípulos. Ser um discípulo é mais do que apenas acreditar; é viver como Ele viveu, seguindo Seus ensinamentos e valores.
PERGUNTA: Na prática, o que significa ser um discípulo verdadeiro de Jesus?
1 João 2:6 (NVI): aquele que afirma que permanece nele deve andar como ele andou.
Para ser um discípulo de Cristo precisamos ter Jesus como um modelo a ser seguido. Por isso a importância de termos uma constante busca por conhecer a Sua Palavra. Os evangelhos retratam Jesus em forma humana, numa aplicação prática dos princípios de Deus que permeiam toda a Bíblia.
2. CONHECER A VERDADE
Jesus promete que, ao permanecer na Sua Palavra, conheceremos a verdade. Esta verdade não é apenas um conhecimento intelectual, mas uma revelação espiritual que transforma nossas vidas. Este é o segundo benefício de alguém constante na Palavra de Deus: ela se torna uma verdade sólida e que carrega respostas a todas as áreas da vida.
João 17:17 (NVI): Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
PERGUNTA: Como conhecer a verdade de Deus tem feito diferença na vida de vocês?
A verdade que Jesus oferece nos liberta de mentiras, medos e enganos que impedem de viver plenamente. Quanto mais conhecemos a verdade, mais confiamos em Deus e menos somos influenciados pelo medo e pelas mentiras do mundo.
3. VIVER A VERDADEIRA LIBERDADE
Jesus nos ensina que a verdade nos liberta. Essa liberdade não é apenas uma mudança externa, mas uma transformação interior que nos livra das cadeias do pecado, da culpa, do medo e das limitações impostas pelo mundo. Este é o terceiro benefício daqueles que decidem pela constância na Palavra de Deus.
João 8:36 (NVI): Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
A verdadeira liberdade em Cristo é viver sem as amarras que o pecado e a culpa colocam sobre nós. É viver de acordo com a identidade que Deus nos deu, sem se deixar levar pelas pressões e expectativas externas.
PERGUNTA: Existem situações em que você se sente preso espiritualmente, sem conseguir vencer?
CONCLUSÃO: Quando permanecemos na Palavra de Deus, colhemos os frutos de sermos discípulos verdadeiros, conhecemos a verdade eterna de Deus para nosso ser e encontramos a liberdade que só Ele pode dar, uma liberdade que nos permite viver em paz, alegria e propósito.
DESAFIO: Faça um compromisso de passar 20min por dia lendo a Bíblia e poste em nosso grupo suas dúvidas.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.