Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O QUE VOCÊ TEM DEMONSTRADO?

Estudos da Célula

O QUE VOCÊ TEM DEMONSTRADO?
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O bom testemunho. Você já foi surpreendido por pessoas cristãs com mau testemunho? O que isto causa nas pessoas que ainda não conhecem a Deus? (aguarde participações). Leia Mateus 5:16. O testemunho na vida cristã é de extrema importância, pois é através dele que os outros podem ver e experimentar o amor, a transformação e a presença de Deus em ação. Mais do que palavras, o testemunho é a manifestação prática da fé, refletida nas atitudes, escolhas e comportamentos diários.

Quando vivemos de maneira íntegra e coerente com os ensinamentos de Cristo, nosso testemunho se torna uma poderosa ferramenta de evangelismo, inspirando outros a buscar a Deus e fortalecendo a fé da comunidade ao nosso redor. Um testemunho verdadeiro demonstra o poder da graça de Deus em nossas vidas e serve como luz em meio à escuridão do mundo. Quando oportuno, não hesite em falar do seu testemunho de mudança através de Cristo, mas não esqueça que também sem palavras você sempre está testemunhando algo por onde passa.

Quebra-Gelo: Diga duas práticas de vida que demonstram que alguém é cristão sem precisar dizer que é cristão.

Introdução: A nossa vida cristã é como uma carta aberta que todos podem ler. A maneira como vivemos, o que demonstramos a Deus e aos outros por meio de nossas ações, é um reflexo do que está em nossos corações.

O apóstolo Paulo, ao escrever para os tessalonicenses, reconhece três atitudes fundamentais que devem marcar a vida de cada cristão: fé, amor e esperança. Esses três pilares são expressos em trabalho, esforço e perseverança:

1Ts 1:3 (NVI): Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

Por isso, na palavra de hoje destacaremos a importância do exemplo que cada cristão deve ser para aqueles que o rodeiam, sempre refletindo os princípios do Reino de Deus (1Ts 1:7).

1. O TRABALHO QUE RESULTA DA FÉ

A verdadeira fé nos move à ação. Não se trata apenas de acreditar que algo seja verdade, mas de demonstrar a fé através de obras que refletem o que nós cremos (Tiago 2:17). Numa perspectiva bíblica, a fé na Palavra de Deus não está restrita à busca por milagres ou aos momentos de culto ao nosso Deus, mas a tudo o que vivemos (1Coríntios 10:31).

Obedecer e praticar a Palavra de Deus como verdade para todas as áreas da vida é o grande desafio de se viver por fé, diante de tantos padrões contrários aos conceitos bíblicos que constantemente nos rodeiam neste mundo (Romanos 12:2).

PERGUNTA: Quais áreas você percebe mais desafiadoras para demonstrar a fé bíblica por meio de nossos atos? (exemplos: família, sexualidade, vocabulário, finanças, mercado de trabalho, saúde, etc.)

2. O ESFORÇO MOTIVADO PELO AMOR

O amor genuíno vai além das palavras, ele se manifesta motivando dedicação, esforço e até mesmo sacrifícios, que nos movem para além de nosso conforto pessoal. Assim como Cristo demonstrou Seu amor por nós ao dar Sua vida, somos chamados a demonstrar esse amor com ações para com Seu Reino e Sua vontade (1 João 2:5), seja em nossa relação direta com Deus ou refletido em servir outras pessoas (Marcos 12:29-31).

PERGUNTA: Na prática de nossas vidas, exemplifique esforços que refletem o amor a Deus? Quais são mais desafiadores? (ex: disciplinas de leitura bíblica, oração, jejum, reunir-se como célula/igreja, praticar o perdão, ser generoso, servir, etc.)

3. A PERSEVERANÇA PROVENIENTE DA ESPERANÇA

Nossa esperança em Cristo nos dá força para continuar, mesmo quando as circunstâncias são difíceis. A perseverança é uma característica que demonstra confiança no futuro que Deus preparou para nós. Não desistimos facilmente, pois nossa esperança não está no que vemos, mas no que Deus prometeu (2 Coríntios 5:7).

Para que venhamos ter perseverança e não teimosia, precisamos embasar nossa esperança nas promessas e princípios de Deus para nós. Por exemplo: não há dúvidas que devemos perseverar na verdade, na honestidade, na fidelidade, na fé em Jesus e em realizar as obras que sabemos que vem Dele às nossas mãos (Efésios 2:10). Para algumas situações, precisamos buscar respostas em oração, leitura bíblica e discipulado, a fim de discernir se devemos perseverar ou causar uma mudança de ciclos em nossa vida.

Com relação à vida com Deus, perseverança também pode ser compreendida como constância. Uma das maiores armas das trevas é nos distrair e desanimar, causando esfriamento e enfraquecimento de nossa fé (1 Tessalonicenses 5:19).

PERGUNTA: Quais são as situações que mais levam ao desânimo e à inconstância no Reino de Deus? Como reagir a isto?

CONCLUSÃO: O que você tem demonstrado em sua vida cristã? A maneira como vivemos revela onde está nosso coração e no que acreditamos. Que possamos refletir sobre o nosso trabalho, nosso esforço e nossa perseverança, e pedir a Deus que nos ajude a continuar demonstrando uma fé ativa, um amor sacrificial e uma esperança inabalável.

DESAFIO: Durante esta semana, busque formas de demonstrar fé, amor e esperança em sua vida, seja em seu trabalho, em sua família ou em sua comunidade.

02/10/2024

Veja Mais...

20/set/2024

UMA RAZÃO PARA VIVER.

 
10/set/2024

A PERSPECTIVA DA FÉ.

 
26/ago/2024

O LUGAR DO MILAGRE.

 
20/ago/2024

OS INIBIDORES DA FÉ.

 
18/ago/2024

CRESÇA COMO JESUS.