Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > UMA RAZÃO PARA VIVER

Estudos da Célula

UMA RAZÃO PARA VIVER
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: Amor ao próximo. Quando Jesus foi questionado sobre o maior mandamento de Deus, respondeu com duas afirmações distintas: Amar a Deus com todo o seu ser e ao próximo como a si mesmo (Marcos 12:28-31). Faz parte da fé cristã a preocupação com o bem-estar de pessoas que compõem nossas vidas. Por vezes, isto envolve cuidado, outras vezes envolve conselho, noutros momentos, perdão, e ainda em outras ocasiões nos resta orar pela intervenção de Deus.

Contudo, em dias de tantas tarefas e opções tecnológicas, facilmente nos fechamos em torno de nós mesmos. Lembre-se que as pessoas que estão ao seu redor carregam uma oportunidade única para que você compartilhe com elas o que tem recebido de Deus, que é a razão e a resposta para tudo (Romanos 11:36).

Quebra-Gelo: Diga uma ou duas características diferentes que você carrega: físicas, emocionais, manias ou hábitos.

Introdução: Todos já passamos por momentos em que questionamos o nosso propósito ou o porquê de nossa existência. Os desafios da vida por vezes trazem confusão e desânimo. Em meio a tantas formas de mal, podemos nos perguntar: “Por que estou aqui? Qual é o meu propósito?”.

A Bíblia nos mostra em várias ocasiões que Deus nos criou com desígnios. Somos obras de Suas mãos, e carregamos propósitos de Deus para todas as áreas das nossas vidas, revelados em Sua Palavra. Hoje, vamos falar sobre "Uma Razão para Viver" e como podemos encontrar esse sentido em Deus.

1. DEUS É O NOSSO CRIADOR

Salmos 139:13 (NVI): Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.

Muitas pessoas vivem acreditando que sua existência é mero fruto do acaso ou das circunstâncias. Mas o texto de Salmos 139 nos mostra algo diferente. Deus nos conhecia antes mesmo de nascermos. Essa verdade nos dá segurança. Não somos fruto do acaso, somos o resultado do amor criativo de Deus. Ao compreender isto, nossa vida ganha valor e significado.

PERGUNTA: Como a certeza de carregarmos propósitos de Deus impacta o conteúdo de nossas orações? Dê exemplos.

2. OS PLANOS DE DEUS NOS DÃO ESPERANÇA

Jeremias 29:11 (NVI): Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

Deus não apenas criou você, mas Ele também tem um plano para sua vida. A nossa verdadeira razão para viver não está em sucesso material ou realizações humanas, mas em descobrir e cumprir o propósito que Deus desenhou para nós.

PERGUNTA: Como encontrar e amadurecer os planos de Deus para nossas vidas?  (sugestão: Romanos 5:1-5, NTLH)

3. NOSSAS VIDAS IMPACTAM OUTRAS VIDAS

Mateus 5:16 (NVI): Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

Todos nós temos uma razão para viver que vai além de nós mesmos. Quando seguimos a vontade de Deus, nossa vida passa a ser uma fonte de inspiração e transformação para outros. Nosso propósito se completa quando participamos da missão de Deus, levando amor, esperança e salvação ao mundo.

PERGUNTA: Você já considerou como a sua vida pode impactar as pessoas ao seu redor? Como você pode servir outros?

4. EM JESUS REALIZAMOS NOSSA MISSÃO

Efésios 2:10 (NVI): Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

Somente por meio da fé em Jesus vivemos a plenitude de quem Deus nos criou para sermos. Cristo nos dá uma razão para viver que vai além de qualquer coisa que este mundo pode oferecer. Nele, encontramos perdão, propósito, eternidade e, especialmente, relacionamento real com Deus. A maior razão para vivermos está em Cristo: Ele morreu para que pudéssemos viver, não apenas uma vida natural, mas uma vida abundante e eterna.

2Coríntios 5:15 (NVI): E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

PERGUNTA: Quais ações podemos praticas para fazer Cristo estar no centro de nossas vidas?

CONCLUSÃO: Hoje, Deus te chama para viver uma vida com propósito. Você não está aqui por acaso, e a sua vida tem um significado profundo em Deus. Se você está procurando por uma razão para viver, saiba que essa razão está em Jesus Cristo, no plano que Ele tem para você, e no impacto que Ele quer que você tenha no mundo.

DESAFIO: Neste mês há campanhas de prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. Envie agora pelo WhatsApp o texto de Jeremias 29:11 para alguém que você sabe que está com dificuldades em sua de vida, falando do amor de Deus.
 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

20/09/2024

Veja Mais...

10/set/2024

A PERSPECTIVA DA FÉ.

 
26/ago/2024

O LUGAR DO MILAGRE.

 
20/ago/2024

OS INIBIDORES DA FÉ.

 
18/ago/2024

CRESÇA COMO JESUS.

 
04/ago/2024

PROSSIGA PARA O ALVO.