Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A PERSPECTIVA DA FÉ

Estudos da Célula

A PERSPECTIVA DA FÉ
 

A Perspectiva da Fé
Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: O Reino de Deus. Você já parou para pensar o que é o Reino de Deus? Poderia dar exemplos práticos de algo que represente o Reino de Deus para você? (aguarde participações).

Do inglês, a palavra reino é “kingdom”, que é oriunda da junção de duas palavras “king (rei) + domain (domínio)”, formando a ideia de “reino” como o “domínio do Rei”.

Esta é uma forma muito simples de entendermos o Reino de Deus, como sendo toda pessoa, grupo ou ambiente onde Deus domina, governa, é colocado como o Senhor.

Assim, para que o Reino de Deus (que é sinônimo na Bíblia de Reino dos Céus), se manifeste em nossa realidade, precisamos orar sobre isto (veja Mateus 6:10) e trabalhar intencionalmente para causarmos a vontade de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Que venha o Reino de Deus em pensamentos, linguagem, ações, relacionamentos, família, trabalho, finanças e sociedade (Mateus 6:33). Quanto mais lugares e pessoas reconheçam Jesus como Senhor e pratiquem a Sua vontade, ali se estabelecerá o Reino de Deus.

Quebra-Gelo: O que você imagina diferente em sua vida daqui a 5 anos? Seja objetivo em um ou dois principais aspectos.

Introdução: A palavra de Deus declara que devemos viver por fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5:7). Isto significa que as circunstâncias que estão diante dos nossos olhos não devem balizar nossa forma de viver e sim nossas crenças oriundas de nossa aliança com Deus e de Sua Palavra como verdade sobre nossa realidade.

Neste sentido, a palavra de hoje abordará a perspectiva da fé, como a opção que temos de diariamente, nas mais diversas situações da vida (mas especialmente nos desafios), reagirmos às situações e tomarmos decisões com uma perspectiva que vem da fé em Deus.

Josué e Calebe entraram para a história do povo de Israel ao terem uma perspectiva de fé. Diante da terra prometida, Moisés enviou 12 homens (representantes de cada tribo) para espiarem a terra e trazerem um relatório ao povo.

Duas perspectivas foram apresentadas: o relatório negativo e o relatório de homens que creram na Palavra de Deus. Leia Números 13:17-20. (Líder: leia como preparação para esta ministração dois capítulos bíblicos: Números 13 e 14)

1. A PERSPECTIVA DA FÉ DETERMINA NOSSO FUTURO

Números 14:38 (NVI): De todos os que foram observar a terra, somente Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, sobreviveram.

A definição bíblica afirma que a fé é a certeza do que esperamos (Hebreus 11:1). Isto significa que pessoas de fé estão criando um futuro a partir de suas esperanças. A fé atua também como prova do que não é visível (Hebreus 11:1), que ainda não veio à existência, mas que pode ser gerada numa realidade espiritual: esta é a perspectiva da fé, baseada em esperanças e que produz uma realidade futura visível a partir de uma realidade presente que somente a fé enxerga.

PERGUNTA: Numa crise familiar, o que seriam perspectivas negativas versus de fé na Palavra de Deus sobre o futuro?

Josué e Calebe determinaram o seu futuro por terem tido uma perspectiva de fé quanto à promessa de Deus de entrar na terra prometida: foram os únicos entre os espias a a reagirem por fé: os únicos a herdarem a terra e a sobreviverem.

2. A PERSPECTIVA DA FÉ PRODUZ NOSSAS CONVICÇÕES

Números 13:30 (NVI): Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!”

Os colegas de Josué e Calebe preferiram depositar fé nas suas incapacidades e na aparência dos seus adversários (Números 13:28-29), enquanto Josué e Calebe concentraram seu olhar e esperança na Palavra de Deus, pois conquistar esta terra era uma conhecida promessa de Deus ao Seu povo (Gênesis 12:7).

Quando temos promessas de Deus diante de um desafio sempre teremos a escolha de ver a situação pela perspectiva da fé na Palavra de Deus ou pela perspectiva do tamanho do problema que temos pela frente. Josué e Calebe tinham certeza da vitória e os demais, da derrota.

PERGUNTA: Em seu perfil comportamental, quais as maiores dificuldades que você tem diante de novos desafios? (exemplos ao líder: medo, insegurança, incapacidade, inconstância, incredulidade, desconfiança, fazer tudo sozinho, etc.). Como pessoas de fé, transformamos os princípios e promessas de Deus em convicções expressas diante dos desafios!

3. A PERSPECTIVA DA FÉ MODELA NOSSO COMPORTAMENTO

Por fim, a perspectiva da fé precisa ir além de uma esfera invisível e de nossas palavras e entrar em nossas atitudes. As nossas crenças modelam nosso comportamento. Muitas pessoas preocupam-se se a igreja irá exigir tal comportamento como requisito para pertencer, quando o que a Palavra de Deus nos exige é que tenhamos fé em Deus.

Contudo, a fé bíblica também é prática e precisa produzir obras condizentes ao longo da caminhada com Deus. Veja em Números 14:24 como Deus reparou no comportamento de Calebe para depois cumprir Sua promessa.

PERGUNTA: Na sua opinião, o que significa seguir a Deus com integridade?

CONCLUSÃO: A perspectiva da fé é uma escolha em cada situação desafiadora. Pela fé temos certeza do que esperamos e prova do que nossos olhos não veem. Nosso futuro, nossas convicções e nosso comportamento resultam da nossa fé.

DESAFIO: Qual área de sua vida mais requer uma perspectiva de fé atualmente? Por quê? Como você pode mudar isto?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

10/09/2024

Veja Mais...

26/ago/2024

O LUGAR DO MILAGRE.

 
20/ago/2024

OS INIBIDORES DA FÉ.

 
18/ago/2024

CRESÇA COMO JESUS.

 
04/ago/2024

PROSSIGA PARA O ALVO.

 
31/jul/2024

ATIVANDO O AGIR DE DEUS.