Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: O propósito do jejum. O jejum bíblico consiste na abstinência intencional de alimentos visando a propósitos espirituais. Jejuar nos ajuda a focar menos nas necessidades físicas e mais na comunhão com o Senhor, permitindo que nossa alma seja mais sensível à Sua voz e direção e que sejamos fortalecidos espiritualmente.
É um ato de humilhação, rendição e consagração, no qual renunciamos alimentos para intensificar nossa busca por Deus, receber orientação, buscar arrependimento ou fortalecer nossa fé.
O jejum nos ensina dependência total de Deus e revela áreas da nossa vida que precisam ser transformadas pela Sua graça, aumentando nossa percepção espiritual e liberando recompensas espirituais da parte de Deus por nossa busca (Mateus 6:17-18).
O jejum nos fortalece para vencer tentações, amadurecer espiritualmente e estarmos preparados para suportar novos níveis do que Deus tem preparado para nós.
Quebra-Gelo: Você foi fã de alguém ou de algum personagem na infância/adolescência? De quem?
Introdução: O texto bíblico de hoje nos apresenta um dos convites mais importantes de Jesus: o chamado para segui-lo. Este não é um convite exclusivo para alguns, mas é um convite para todos. Jesus não faz acepção de pessoas (Romanos 2:11), Ele convida qualquer um que deseje segui-lo, independentemente de sua origem, condição ou passado.
Mas, junto com o convite, há também uma responsabilidade: negar a si mesmo, tomar a cruz diariamente e seguir Jesus. Hoje vamos explorar o que isso significa e como esse convite pode transformar nossas vidas.
Lucas 9:23 (NVI): Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
1. UM CONVITE ABERTO
Jesus começa dizendo: “Se alguém quiser...”. Isso significa que o convite é universal. Não importa quem você é, o que você fez ou onde você está agora, todos são convidados a segui-lo. Contudo, apesar do evangelho acolher a todos, exige ao mesmo tempo uma resposta pessoal de compromisso com Jesus.
REFLEXÃO: “Você já parou para pensar que Jesus está te convidando, independentemente das suas falhas ou limitações?”
2. NEGAR A SI MESMO: O DESAFIO DO DISCIPULADO
A segunda parte do convite de Jesus fala sobre negar a si mesmo. Isso significa colocar Deus em primeiro lugar, acima dos nossos próprios desejos e vontades. É um chamado ao sacrifício pessoal de nossas vontades e prioridades.
PERGUNTA: Na sua opinião, o que significa “negar a si mesmo” na prática da vida com Deus?
Negar-se a si mesmo pode significar renunciar orgulho, egoísmo ou hábitos que nos afastam de Deus. É um processo contínuo de transformação interior. Por outro lado, é negar nossas vontades e prioridades para buscar o aval do Senhor.
Talvez negar a si mesmo seja perdoar alguém que te machucou, ou escolher a humildade em situações em que o orgulho poderia prevalecer. Isso mostra nossa disposição de obedecer a Cristo acima de nossos impulsos naturais.
3. TOMAR A SUA CRUZ DIARIAMENTE: COMPROMISSO CONSTANTE
Jesus nos convida a tomar a nossa cruz diariamente. A cruz, no contexto de Jesus, era símbolo de expor suas fraquezas e enfrentar a morte. Por isso, “tomar sua cruz” significa estar disposto a suportar desafios por amor a Cristo e encarar a morte da velha vida, de hábitos, comportamentos e princípios que são contrários à Palavra de Deus (Colossenses 3:5).
PERGUNTA: Qual a maior fraqueza de seu temperamento? Este é um tipo de cruz que você deve lidar diariamente.
Para alguns, tomar a cruz pode ser enfrentar dificuldades financeiras com fé; para outros, pode ser resistir a tentações, manter a integridade em momentos de pressão, ou suportar críticas e perseguições por seguir a Jesus.
4. SEGUIR À JESUS: UMA JORNADA DE FÉ
O convite final é para seguirmos a Jesus. Seguir implica movimento, ação e uma jornada contínua. Não é uma decisão estática, mas um caminho de transformação, onde, dia após dia, buscamos nos parecer mais com Ele.
PERGUNTA: O que significa “seguir Jesus”, na prática de nossas vidas?
Seguir a Jesus é andar em seus passos, amar como Ele amou, servir como Ele serviu e confiar como Ele confiou no Pai. Não se trata de perfeição, mas de uma disposição sincera de aprender e crescer espiritualmente.
CONCLUSÃO: O convite de Jesus em Lucas 9:23 é um chamado para todos, mas não é um chamado sem custo. Seguir a Cristo exige negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e fazer isso diariamente. No entanto, o que recebemos em troca é incomparável: uma vida plena, paz com Deus e a esperança da vida eterna. É neste chamado que encontramos o verdadeiro significado e propósito das nossas vidas. Este é o lugar de comunhão diária com Deus.
DESAFIO: Reflita no convite de Jesus e dê sua resposta na prática: negar a si mesmo, tomar sua cruz e segui-lo.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.