Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > SERVIR 'A DEUS

Estudos da Célula

SERVIR 'A DEUS
 

Servir à Deus (Ricardo Wagner, ap.)

II Cr 25:1-2 – “1 Amazias tinha 25 anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém por 29 anos. ... 2 Amazias fez o que era certo aos olhos do SENHOR, mas não de todo o coração.

Neste relato percebemos que a avaliação que Deus fez de Amazias, Rei de Judá, serviu ao senhor, mas não de todo seu coração. Este é um triste relato da história de um Rei no fim de sua vida. O desejo de Deus é que o sirvamos de todo nosso coração!

Dt 10:12-13 – “12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?”

Servir a Deus é um privilégio! Servir é uma honra para nós. Deus nos deu o privilégio de podermos servi-lo! A palavra nos diz que servir a Deus é um presente que Ele nos dá. Números 18:7 diz: “Mas tu e teus filhos contigo atendereis ao vosso sacerdócio em tudo concernente ao altar, e ao que estiver para dentro do véu, isso é vosso serviço; Eu vos tenho entregue o vosso sacerdócio por ofício como presente; porém o estranho que se aproximar morrerá.” Em outra tradução: “Dou a vocês o serviço do sacerdócio como um presente.”

Por isto a Bíblia nos diz que quando servimos à Deus devemos fazer isto com alegria:

Sl 100:2 – “Servi ao Senhor com alegria.”

Na Bíblia temos vários homens que o próprio Deus chama de seu servo. Este é o maior reconhecimento que um homem pode receber de seu Deus.

a. Abraão – Gn 26:24 – “Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.”

b. Moisés – Nm 12:7 – “Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.”

c. Calebe – Nm 14:24 – “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”

d. Davi – II Sm 3:18 – “Fazei-o, pois, agora, porque o SENHOR falou a Davi, dizendo: Por intermédio de Davi, meu servo, livrarei o meu povo das mãos dos filisteus e das mãos de todos os seus inimigos.”

e. Jó – Jó 1:8 – “Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.”

f. Isaías – Is 20:3 – “Então, disse o SENHOR: Assim como Isaías, meu servo, andou três anos despido e descalço, por sinal e prodígio contra o Egito e contra a Etiópia.”

PERGUNTAS: De que forma podemos servir a Deus? O que significa servir a Deus de todo coração? Será que podemos ser chamados servos de Deus?

Deus nos ensina a fazermos a obra d’Ele com excelência. O desleixo, preguiça, descaso, displicência, indolência, moleza ou qualquer outra forma de relaxamento é tido por Deus como afronta e falta de amor para com Ele.

Ec 9:10 –O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.”

Jr 48:10 – “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente.”

Deus escolheu os levitas para o servirem no Tabernáculo e posteriormente no Templo. Eles começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor

Ex 32:26 – “Então ficou em pé, à entrada do acampamento, e disse: “Quem é pelo Senhor, junte-se a mim”. Todos os levitas se juntaram a ele.”

Posteriormente, dois sacerdotes levitas, Nadabe e Abiú, erraram ao apresentar fogo estranho, ou seja, usaram brasas que não eram do altar do holocausto para acender o incenso conforme era a prescrição do Senhor. Eles foram negligentes e não exerceram o ofício sacerdotal com excelência, como Deus havia ordenado, mas fizeram do seu jeito. Foram exterminados dentro do Santuário, mesmo sendo filhos de Arão, o sumo sacerdote (Lv 10:1-2).

PERGUNTAS: O que nos ensina a história de Nadabe e Abiú, filhos de Arão, o primeiro sacerdote? Como podemos trazer para nossa realidade esta história?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Fora de ser trabalho (emprego, escola,etc) que tipo de serviço você mais gosta de fazer?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada. c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. A igreja precisa urgente ser edificada, pois estamos num tempo de expansão extraordinária do Reino de Deus. Para isto precisamos o trabalho de todas as pessoas que estão na igreja. Ninguém pode ficar de fora. Precisamos estimular para que todos trabalhem no serviço do Senhor com excelência.

b. Esta ministração tem como objetivo a levar os membros de nossa célula a ter consciência de que foram salvos para servir. Ninguém pode ficar de fora.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula encontrem seu serviço no Reino e trabalhem com excelência para que a igreja seja edificada e o Reino de Deus se expanda.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: OBJETIVO / META – Este conceito deve estar no coração do líder e de todas as pessoas da célula. Já vá analisando os resultados deste ano de sua célula com os seus membros e já comecem a pensar nos objetivos para o próximo ano. Já orem por isto.

23/11/2020

Veja Mais...

16/nov/2020

RESTA UM DESCANSO.

 
02/nov/2020

O PODER DE DEUS.